Orgulho de ser negro
No dia 20 de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra, mas o orgulho de ser negro corre na veia desse povo em todos os dias do ano. Inspire-se com mensagens e reflexões sobre a essência de ser negro, se reconhecer nessa cultura e ter orgulho de sua história.
O que é ser negro?Reconhecer a própria negritude pode ser um desafio para muitas pessoas. É motivo de orgulho reconhecer a própria negritude no cabelo crespo, na pele escura, no nariz largo, nos lábios carnudos. É reconhecer a necessidade de resistir no mundo e lutar pela própria existência.
Clique aqui para ler mais mensagens para o Dia da Consciência Negra!
CopiarCompartilhar
O que significa colorismo?A ideia de colorismo parte do pressuposto de que, em uma sociedade racista, as pessoas negras de pele clara seriam vistas de uma forma privilegiada em relação às pessoas de pele escura. No entanto, é preciso lembrar que independentemente do tom de pele, as pessoas negras são pessoas negras.
CopiarCompartilhar
O que significa ubuntu?O termo “ubuntu” é de origem africana e pode ser utilizado pela militância negra. É por meio dele que se reconhece a ideia de que “eu sou porque nós somos”. Como eu pessoa negra, eu sou, porque existe um povo ao meu lado, representando a nossa cultura e a nossa cor!
CopiarCompartilhar
Como se orgulhar da própria negritude?É a partir do reconhecimento da nossa importância no mundo e da nossa possibilidade de representar e expressar uma cultura que nos orgulhamos de quem somos. Da nossa cor, da nossa pele, da nossa raça. Somos negros!
CopiarCompartilhar
A resistência do povo negroTer orgulho de ser uma pessoa negra em um mundo racista é também uma forma de resistência. É preciso ter força e coragem para orgulhar-nos de quem somos, do que defendemos, de como vivemos e da cultura que representamos. O movimento negro é o que permite o desenvolvimento do senso de união e de luta do povo negro.
Leia também: Frases contra o racismo
CopiarCompartilhar
A luta do povo negroReconhecer-se como pessoa negra é também compreender a necessidade de lutar para ser reconhecida enquanto ser humano. É preciso lutar para estar no mundo com condições dignas de existência, para poder se expressar e ser quem somos. É preciso nos orgulhar de quem somos, sempre! Os movimentos feminista e mulherista são aliados importantes nessa trajetória para as mulheres!
CopiarCompartilhar
Orgulhar-se da cultura negraA cultura negra se expressa não só por meio da tradição, mas também por meio das pessoas que agem na atualidade. Orgulhar-se de ser uma pessoa negra é reconhecer o papel que temos na permanência e na disseminação da cultura negra.
CopiarCompartilhar
Reconhecer a ancestralidade africanaO orgulho de ser uma pessoa negra pode se desenvolver a partir do reconhecimento do valor da ancestralidade negra. As origens e as culturas que caracterizam as pessoas negras são extremamente valiosas e essenciais para a história da humanidade. É motivo de orgulho, sim!
CopiarCompartilhar
Encontrar a sua beleza enquanto pessoa negraOs padrões de beleza e a indústria realizam um trabalho insistente para negar a beleza das pessoas negras. Quando não fazem isso, insistem que a beleza negra deve ser sempre um fetiche. Ser uma pessoa negra e se orgulhar disso é reconhecer a própria beleza como parte de um ser, não como tudo que o define.
CopiarCompartilhar
Valorizar quem você éSer uma pessoa negra é reconhecer a posição que se ocupa na sociedade e combatê-la. É a necessidade de valorizar a sua essência, a sua personalidade, as suas características, o seu corpo e os seus pensamentos porque são esses fatores que transmitem a sua humanidade e a sua existência.
Clique aqui e conheça os negros mais influentes da história!
CopiarCompartilhar