Parques nacionais brasileiros
Todo mundo adora conhecer novos lugares. Viajar e encontrar pessoas diferentes, por exemplo, enriquece muito a nossa vida e a nossa cultura. Mas não é preciso ir muito longe para poder encontrar locais mágicos. Por isso, criamos uma lista com 12 parques nacionais que, com certeza, vão te encantar.
12 Parques nacionais brasileiros para conhecerPara quem busca passeios que envolvam contato com a natureza, os parques nacionais são uma excelente opção. Eles têm diversos atrativos que, sem dúvida, deixarão os visitantes fascinados. Por isso separamos 12 parques nacionais brasileiros que você precisa conhecer.
Pensando em fazer um mochilão? Confira uma lista de melhores lugares ao redor do mundo!
CopiarCompartilhar
1. Parque Nacional Aparados da SerraLocalizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com o extremo sul do estado de Santa Catarina, o Parque Nacional Aparados da Serra é uma excelente opção para passar o fim de semana com a família. Fazem parte do parque os biomas da Mata Atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho. O parque é aberto para visitação o ano todo, e sua entrada é gratuita. Entre as atividades que podem ser feitas no local estão caminhada, banho de rio, observação da fauna etc.
CopiarCompartilhar
2. Parque Nacional Lagoa do PeixeO Parque Nacional Lagoa do Peixe está localizado no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul e foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do estado. Sua paisagem é composta pela mata da restinga, banhados, campos de dunas e praias. A principal atração do parque é a observação de aves no percurso das quatro trilhas do parque, sem cobrança de ingresso.
Veja onde praticar esportes radicais no Brasil
CopiarCompartilhar
3. Parque Nacional da Serra da CanastraLocalizado no estado de Minas Gerais, o Parque Nacional da Serra da Canastra é formado por paredões rochosos e diversas quedas d’água. Dentro do parque está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco. O parque cobra ingresso para o público em geral, com descontos para brasileiros. Entre suas atrações estão as piscinas com água fresca e um mirante.
CopiarCompartilhar
4. Parque Nacional de AnavilhanasO Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no Amazonas e tem uma área de 350.237 hectares. Abrangendo aproximadamente 400 ilhas, o parque está situada no Rio Negro e é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Para acessá-lo não é cobrada taxa. Os visitantes podem realizar passeios de barco, fazer trilhas e ainda se banhar nas águas do rio.
Conheça os melhores lugares para ir acampar
CopiarCompartilhar
5. Parque Nacional da Serra da CapivaraLocalizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara conta com mais de 35.000 hectares, sendo possível visitá-lo em qualquer época do ano. De janeiro a junho, o clima costuma ser mais ameno, e a vegetação apresenta folhas e flores. Entre as atrações, os visitantes podem realizar caminhadas e observar as quedas d’águas. Para acessar o parque não é cobrada taxa.
CopiarCompartilhar
6. Floresta Nacional de BrasíliaA Floresta Nacional de Brasília foi criada em 1999 e protege uma área de cerrado de aproximadamente 9.000 hectares. Não há cobrança de ingresso. Os visitantes têm a sua disposição diversas atrações, como as trilhas Jatobá (6 km) e Pequi (12 km) e a Trilha União, que recebe esse nome por unir diversas unidades de conservação do Distrito Federal.
Descubra os destinos dos sonhos para você visitar na sua vida
CopiarCompartilhar
7. Floresta Nacional dos TapajósLocalizada no Pará, a Floresta Nacional dos Tapajós é uma unidade de conservação e tem aproximadamente 500.00 hectares. O turismo é uma atividade de destaque do local, porém seu acesso é controlado. Para grupos grandes, é necessário obter autorização de entrada. Os visitantes podem realizar atividades como caminhadas, banhos, passeios de barco etc.
CopiarCompartilhar
8. Parque Nacional do IguaçuO Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida, localizada no Paraná, e pode ser visitada diariamente. Para acessá-lo, é cobrada uma taxa. Entre seus atrativos estão as famosas Cataratas do Iguaçu e a Trilha das Bananeiras. Os visitantes podem realizar inúmeras atividades, como caminhada, rapel, rafting, arvorismo, passeio de barco e de caiaque etc.
O que o Brasil tem de melhor? Confira aqui!
CopiarCompartilhar
9. Parque Nacional da TijucaLocalizado no estado do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca tem uma rica e diversificada flora, e é nele que está situado o Cristo Redentor. Aberto diariamente, o parque oferece diversas atrações, como o Corcovado, o Mirante Dona Marta, Cascatinha, Circuito dos Picos etc. Os visitantes têm acesso a escaladas, banho de cachoeira, ciclismo, corrida, caminhada etc. Para acessá-lo é cobrada uma taxa, e crianças com até 12 anos de idade, se acompanhadas de adulto, estão isentas.
CopiarCompartilhar
10. Parque Nacional das EmasLocalizado no estado de Goiás, o Parque Nacional das Emas é umas das poucas unidades de conservação que têm várias formas de cerrado dentro do estado, como campos sujos, veredas e matas ciliares. Os visitantes podem realizar ciclismo, boia cross, passeio de bote e passeio no carro safári. Existe uma taxa para entrar no parque, sendo possível isenção de estudantes, maiores de 60 anos e menores de 12 anos.
Conheça os destinos para levar a família e as crianças
CopiarCompartilhar
11. Parque Nacional Histórico do Monte PascoalLocalizado no estado da Bahia, o Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal tem mais de 22.000 hectares e diversos atrativos, como caminhadas em trilhas e praias, contemplação da natureza, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, degustação da culinária indígena e compra de artesanato, entre outros. Não há cobrança de ingresso para acessar o parque.
CopiarCompartilhar
12. Parque Nacional da Chapada dos VeadeirosO Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no estado de Goiás, e abriga espécies e formações vegetais únicas, além de nascentes e de rochas com mais de um bilhão de anos. O parque pode ser visitado durante o ano todo, e não é cobrada taxa para acessá-lo. Entre as atividades que os visitantes podem realizar no local estão o banho de rio e cachoeira, escalada, canionismo, observação da flora e da fauna etc. Entre seus atrativos estão a Travessia das Sete Quedas e a Trilha da Seriema.
O mundo e seus mistérios: saiba mais sobre o que se esconde no globo
CopiarCompartilhar