Pegue leve
Aprender a lidar com falhas e imprevistos nos poupa de muitas dores de cabeça. Comece com uma boa reflexão, aceite as limitações e troque o nervosismo pela inteligência emocional. Pegue leve!
Pegue leve com você Cesar RomãoQuando as coisas não parecem bem, não pratique o autoflagelo, aumentando ainda mais a carga de problemas e colocando-se numa situação de vítima. Tenha orgulho de você mesmo quando as coisas não estiverem a seu favor. Nosso comportamento nas horas difíceis é que constrói os fatores que nos tornam notáveis ou esquecíveis.
Toda vítima tem uma ótima teoria sobre como as coisas e as pessoas deveriam ser. O Sucesso tem muitos pais e o fracasso é órfão, portanto sua habilidade de responder precisa estar a altura de seu desafio. Para fazer diferente, precisamos ver as coisas de maneira diferente.
CopiarCompartilhar
Cuide-se!Reserve para si períodos isentos de problemas, compromissos, horários ou deveres. Tenha seu momento de liberdade, fazendo exclusivamente o que lhe dá prazer, pois isso é essencial para sua saúde física e mental.
CopiarCompartilhar
Sorria! Roberta FariaHá tantos tipos de sorriso quanto de emoções. A gargalhada inesperada, que faz engasgar e sair o refrigerante pelo nariz (e depois gargalhar mais ainda pelo vexame). Risada de fazer lágrimas, queimar a barriga e torcer as pernas para não soltar a bexiga. Tem aquele risinho nervoso, de frio na barriga e vergonha, que dá em montanha-russa e nos segundos antes de subir no palco. Tem o riso histérico também, meio grito, meio louco, meio bruxa má do leste. E riso de escárnio, debochado, de quem queira mesmo era estar chutando a canela. Tem quem ria chorando, no fim de filmes felizes (ou quando, apesar da desgraça, ufa, ainda sobrou uma piada). E sorriso sedutor, dado com o melhor ângulo e lançado com as pestanas meio baixas. Tem acesso de riso, que começa de bobeira, pega um, pega outro, e de repente todo mundo está se contorcendo. Sorriso amarelo para as ocasiões sem graças. O apaixonado, que vem suspirando, Sorriso só lábios esticados para as coisas simpáticas. Tem que rir com os olhos, mesmo quando a vontade é de fazer bico? Tem risadinha de quem fez bobagem. Bom mesmo é riso aberto, largo, com todos os dentes, felicidade pura, um riso assim, de dentro pra fora. E tem sorriso assim, simples, desses que acompanham palavras (de oi, obrigada, tchau) ou despertam por uma música, uma paisagem, um bom gosto – nada de engraçado, a graça está é no jeito de a gente olhar. Mais variados do que os sorrisos, só os motivos para rir. Relaxe. Pegue leve. Sorria mais!
CopiarCompartilhar
Bem-estarProcure experiências positivas. Vá ao teatro, leia um livro, ouça música, assista a um bom filme, passeie por lugares calmos e agradáveis, desfrute a natureza, reencontre-se para resgatar o equilíbrio e bem-estar.
CopiarCompartilhar
Doçura e autoconfiançaSorria, sorria, sorria! Pegue leve! Guarde para você todas as certezas e deixe à sua volta um aroma de leveza, doçura, autoconfiança.
CopiarCompartilhar
Estado de serProcure a felicidade, sabendo que ela não está na geladeira nova, no carro zero, no vestido da vitrine ou no chocolate. Ela é um estado de ser. E todo ser humano nasce equipado com a capacidade de ser feliz.
CopiarCompartilhar
Seja complacente consigo mesmoPerdemos muito tempo tentando consertar as coisas. Chacoalhe o galho que a fruta cai, crie sua própria visão sensata de tudo. A vida só termina para quem não sabe recomeçar e todo dia pode ser um novo recomeço, mas sem autoculpa ou autopunição. Perdoe-se por seus erros e aprenda com eles.
A intensidade da busca determina o tamanho da fé que podemos ter na resolução de nossas dificuldades. Não se consegue melhorar aquilo que não se mede, é preciso medir o que você quer melhorar. Encontre as medidas de suas adversidades, encontre as medidas de sua capacidade de superação e vai perceber que é maior que o sofrimento que lhe é imposto.
CopiarCompartilhar
Dê um belo sorriso!Ou dê logo uma boa gargalhada. O ato libera hormônios do bem-estar, relaxa e descansa, além de fortalecer o sistema imunológico.
Faltam motivos para rir? Ligue para sua amiga piadista, assista a uma boa comédia, saia com pessoas de alto-astral.
CopiarCompartilhar
Cultive o bemCultive plantas: a natureza favorece o equilíbrio emocional. Ande no parque, mergulhe no mar, faça um jardim, tenha flores em sua mesa.
CopiarCompartilhar
Energia positivaO ato de sorrir deflagra o lançamento de endorfinas (hormônios associados ao bem-estar) na corrente sanguínea, o que nos dá a sensação de estarmos mais felizes e cheios de energia.
CopiarCompartilhar
AceitaçãoÉ difícil, a gente sabe, mas é preciso aprender a viver e ser feliz admitindo e compreendendo seus defeitos, falhas e limitações.
CopiarCompartilhar
A felicidade é uma vantagem!É possível alterar o estado interior mudando a expressão da face? A ciência moderna afirma que sim - e, nesse sentido, quem consegue relaxar o rosto e estampar um sorriso está sempre em vantagem.
CopiarCompartilhar
Tchau, clichês!Livre-se dos clichês: “A vida é assim mesmo”; “Eu não tenho jeito”; “Pobre tem que sofrer”; “Só tem ladrão neste país”; “A gente não pode querer tudo”.
CopiarCompartilhar
Mexa-se!As evidências mostram que, hoje em dia, só mantém a carranca no rosto (e, em consequência, o mau humor) quem quer. Afinal, são 50 músculos acionados para isso, enquanto o sorriso envolve apenas 17.
CopiarCompartilhar
Brinque!''Reaprenda a brincar. Jogue bola com os filhos, dance na sala de casa, convide os amigos para um torneio de mímica ou improvise um karaokê em família.
CopiarCompartilhar
MediteAlimente o espírito. Medite, ore, procure respostas dentro de si.
CopiarCompartilhar
DicaNão encha seu cérebro com notícias, palavras ou filmes agressivos. Tudo que você vê e ouve fica gravado na mente, contribuindo para que você reaja com agressividade.
CopiarCompartilhar
Motivos para sorrirAlgumas pessoas são naturalmente felizes, se não todos os dias, em quase todos. Para outras, algum estímulo pode cair bem.
E afinal, o que é felicidade? É banho de cachoeira, gargalhada de criança, a feijoada da mamãe – cada pessoa tem os seus motivos para sorrir. Faça os seus!
CopiarCompartilhar
Fique atentoEstude com seriedade, aguente firme, mas leia as mensagens que seu corpo envia. Pratique esportes para seu corpo reagir melhor, afinal você nunca foi e nunca será um robô.
CopiarCompartilhar
RespireA respiração curta e rápida é um grande indício de estresse.
Treine sua respiração dessa forma: comece sentindo o ritmo dela colocando a mão no abdome. Encha o peito de ar pelo nariz contando até 12 e solte o ar pela boca, bem devagar, contando até 14.
Repita esse exercício por, no mínimo, dez minutos diários. Dica: aproveite o trânsito ou a espera no médico!
CopiarCompartilhar
Viver de verdadeNão vou dizer “Não temos tempo para isso”, porque é basicamente o mesmo que dizer “Não temos tempo para viver”.
Fazer uma pausa para aproveitar as alegrias simples do cotidiano é o único jeito de viver de verdade.
CopiarCompartilhar