Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Poemas de Auta de Souza 8

Auta de Souza foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica. Começou escrever aos 16 anos e possui diversos poemas inspiradores. Conheça um pouco mais sobre a obra dessa poetisa incrível!

Quando eu Morrer Auta de Souza Ler livro

Poema escrito e dedicado a Julieta Mascare, Quando Eu Morrer cita vários elementos religiosos. Pode-se perceber ainda no poema a presença da morte, também comum na poesia de Auta de Souza, já que essa vivia assombrada pela tuberculose.


Copiar
Compartilhar
Regina Coeli Auta de Souza Ler livro

E novamente Auta de Souza intitula seu poema com um nome feminino, dedicado à Antonia de Araújo, ressaltando a meiguice e inocência de uma menina.


Copiar
Compartilhar
Regina Martyrum Auta de Souza Ler livro

Assim como em outros de seus poemas, no poema Regina Martyrum Auta de Souza faz uma alusão a Nossa Senhora da Aparecida, em uma oração em que suplica por seus pesares.


Copiar
Compartilhar
Renascimento Auta de Souza Ler livro

Poema dedicado a Olegária Siqueira. Como se pode inferir já pelo título, o Poema Recomeço fala da alegria da vontade de viver.


Copiar
Compartilhar
Rimas Auta de Souza Ler livro

No seu poema Rimas, Auta de Souza o dedica como ela mesma descreve : A uma menina que pedia para ler meus versos. Pode-se claramente ver a adoração mais uma vez pela inocência das crianças e também, a presença de sua tristeza e lamento na poesia.


Copiar
Compartilhar
Soledade Auta de Souza Ler livro

No poema Soledade, Auta de Souza mais uma vez cita a saudade da infância, a inocência e delicadeza, que dessa vez intitulado Soledade, onde ela faz uma menção ao termo espanhol, que se traduz solidão.


Copiar
Compartilhar
Sylvio Auta de Souza Ler livro

No poema Sylvio está constantemente presente a morbidez, sensação fúnebre, onde Auta de Souza relata a morte de um garotinho, Sylvio e a dor da perda de uma criatura tão doce e inocente.


Copiar
Compartilhar
 
Renato Auta de Souza Ler livro

Poema escrito em Angicos, datado de 1896, Renato retrata a doçura e particularidade de uma criança, característica marcante nos poemas de Auta de Souza.


Copiar
Compartilhar
Simples Auta de Souza Ler livro

No poema intitulado Simples, Auta de Souza fala sobre as suas lembranças, colocando em destaque a alegria, a nostalgia e a saudade da infância.


Copiar
Compartilhar
Súplica Auta de Souza Ler livro

No poema Súplica de Auta de Souza, pode-se ver claramente a dor, angústia e a prece a Deus implorando para acabar com sua infinda dor.


Copiar
Compartilhar
Teus Anos Auta de Souza Ler livro

Poema datado de 2 de maio de 1896, Teus anos é dedicado a Eugênia B. de Albuquerque Mell e ela o escreve a seu aniversário.


Copiar
Compartilhar
Trança Loura Auta de Souza Ler livro

O poema Trança Loura descreve a pureza, beleza, em uma metáfora em que ela descreve uma trança loura e exalta a doçura feminina.


Copiar
Compartilhar
Tudo Passa Auta de Souza Ler livro

Nesse poema Tudo Passa, Auta de Souza fala sobre a dor de perder um amor, ela que só teve um amor na vida e que teve que se afastar devido a seus problemas de saúde, descobrindo a morte de seu amado tempos depois.


Copiar
Compartilhar
Um Sonho Auta de Souza Ler livro

Compondo o quadro de poesias religiosas, Um sonho é mais um poema de Auta de Souza que cita Jesus Cristo.


Copiar
Compartilhar
Versos a Inah Auta de Souza Ler livro

Poema data de 1 de janeiro de 1898, A Inah, é mais de um dos poemas de Auta de Souza que tem nome de mulher e ressalta a beleza, inocência feminina.


Copiar
Compartilhar
fechar