Preconceitos do cotidiano que precisam acabar
Quem é que disse que um homem é gay só por cuidar da aparência? Ou que a inteligência é exclusiva das pessoas que estudaram? Alguns preconceitos cotidianos precisam acabar para vivermos em harmonia.
Diminuir as pessoas que não falam o português corretamenteO fato de você não cometer erros ao falar ou escrever em português se deve, na maioria dos casos, ao fato de que teve melhores condições de estudo e não por ter uma capacidade intelectual superior à da maioria da humanidade. Se a pessoa em questão tivesse tido uma vida como a sua, ela muito provavelmente teria a mesma facilidade que você.
CopiarCompartilhar
Achar que mulher mais velha e solteira é lésbicaUm homem pode ser mais velho e solteiro sem carregar consigo o rótulo da homossexualidade, correto? Com a mulher deveria ser a mesma coisa. Mais uma vez, a pessoa faz o que ela quer — se uma mulher com mais idade é solteira, quer dizer que ela apenas não quer envolvimento amoroso com alguém (independentemente da opção sexual).
CopiarCompartilhar
Julgar a sexualidade de homens apenas por serem vaidososMais uma vez, a pessoa deve ser do jeito que ela quiser. Um homem que preza pela aparência ou que chora em filmes românticos não é menos homem do que o que não dá a mínima para aparência e assiste futebol todo domingo.
CopiarCompartilhar
Reprimir e julgar pessoas com um estilo diferenteSe você é feliz da forma que se veste, não impeça os outros de se sentirem satisfeitos com o estilo que têm.
CopiarCompartilhar
Criticar um casal com idades muito diferentesO mais velho é sempre o rico abastado e o mais novo quer se aproveitar disso para dar o "golpe do baú". Se consensual, consciente e verdadeiro, o amor não tem idade.
CopiarCompartilhar
Achar que a inteligência só é adquirida por meio dos estudosSer uma “enciclopédia ambulante” não é o que o torna, de fato, inteligente, mas sim conseguir se superar em situações adversas, aprender com os erros e pensar além — e para isso não existe cartilha nem diploma de reconhecimento.
CopiarCompartilhar
Achar que lugar de mulher é na cozinhaSim, lugar de mulher é na cozinha. Na cozinha, no hospital, na escola, no escritório, na fábrica, no corpo de bombeiros, na pista de corrida e na Lua. O lugar da mulher é onde ela quiser!
CopiarCompartilhar
Ter aversão a gays afeminadosEm primeiros lugar, desde que não interfira no bem-estar do outro, todos têm direito de ser quem são. Se você não compreendeu essa máxima, vamos apontar o fato de que é incoerente dizer que "gosta de gays, mas não dos afeminados". Todos têm a orientação sexual igual, e um gay "menos afeminado" não é menos gay do que aquele que usa maquiagem e salto.
CopiarCompartilhar
Se dizer contra o preconceito racial e fazer piadas racistasPessoas com esse tipo de atitude devem parar e rever seus conceitos. Fazer isso, mesmo que "de brincadeira", não as torna menos racistas do que aqueles que dizem que os negros estão propensos a viver da servidão.
CopiarCompartilhar
Dizer que a empregada doméstica é da família e ter atitudesObrigá-la a trabalhar continuamente, sem folga; não a ajudar quando necessita e esperar que ela faça tudo pela casa mostra claramente que a ideia de servidão integral (como era na época da escravidão) ainda está muito arraigada em muitas pessoas.
CopiarCompartilhar
Tratar mal pessoas menos abastadasUma pessoa com menos recursos financeiros que você não deixa de ser um indivíduo íntegro e de respeito. O que torna alguém digno é seu caráter e não sua condição financeira.
CopiarCompartilhar
Duvidar da capacidade de pessoas com deficiênciaSe acha que uma pessoa com algum tipo de deficiência é menos capaz do que uma considerada normal, está muito errado. Por comumente possuírem menos representatividade em diversos tipos de atividades, essas pessoas costumam ser ainda mais esforçadas e acabam conseguindo alcançar muitos objetivos.
CopiarCompartilhar
Não aceitar as diferenças culturais, sociais e econômicasA aceitação das diferenças deve ser mútua. Se te aceitam como é, você deve também respeitar as diversidades cultural, religiosa, econômica e social dos que fazem parte de seu meio. Você não é obrigado a concordar com opiniões diferentes à sua, mas é essencial que haja respeito.
CopiarCompartilhar
Criticar funk, rap e outros estilos musicais de minoriasO que é bom ou ruim, "música de verdade" ou não, é um conceito individual. Engana-se aqueles que pensam que cultura, no âmbito musical, é somente música clássica, Jazz, Bossa Nova etc. Cultura é tudo aquilo que representa um povo.
CopiarCompartilhar
Minimizar o que crianças falam só por terem pouca idadeApesar de estarem no início da vida, os mais novos também pensam e observam. Dar-lhes abertura para opinar sobre algum tema aparentemente complexo pode lhe fazer ver a situação com outro ponto de vista ou com mais clareza.
CopiarCompartilhar