Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Sonhos

Não existem muitas confirmações e respostas sobre o campo dos sonhos. Sendo uma manifestação do nosso subconsciente enquanto dormimos, é difícil investigar a sua origem e o que eles significam. Algumas pessoas acreditam que os sonhos são gerados a partir dos seus desejos ou medos internos e reprimidos. Outras já creem que sonhar com algo pode ser um aviso ou presságio. Além disso, existem pessoas que sonham em preto e branco, colorido, em terceira pessoa, em primeira pessoa ou nem ao menos estão no sonho. Existem tantos mistérios envolvendo o mundo dos sonhos que não podemos evitar querer saber mais sobre eles! Descubra os significados dos seus sonhos e as mensagens que eles carregam.

Sonhando acordado?

Sonâmbulos estão sonhando? Segundo a ciência, não. O sonambulismo, ou o famoso "andar enquanto dorme", nada mais é do que um distúrbio do sono. Ocorre geralmente no início da noite, antes do sono mais profundo, quando realmente sonhamos. Na fase do sonambulismo, não há sonho algum. O sonâmbulo desperta parcialmente e pratica ações que costuma fazer enquanto está acordado, como andar, abrir portas ou até mesmo comer.


Copiar
Compartilhar
Sonhos lúcidos

Os sonhos lúcidos são aqueles nos quais o sonhador tem consciência de que está sonhando e é capaz até de controlar o que lhe acontece. A maioria das pessoas acorda assim que se dá conta de que está sonhando, mas algumas pessoas têm maior controle sobre sua mente adormecida. Cientistas afirmam que certas técnicas podem estimular a ocorrência de sonhos lúcidos. Elas são:

1) Questionar a realidade quando se está acordado. Ou seja, perguntar-se: "Estou dormindo?" ao longo do dia. Criando esse hábito, você consegue repetir a pergunta nos sonhos e nota os elementos fora do normal que eles têm.

2) Criar uma frase para repetir ao se deitar, algo como: "Vou lembrar que estou sonhando", para que seu cérebro adormecido lembre-se disso ao sonhar.

3) Colocar um alarme para acordar antes do seu horário normal, quando você está na fase REM do sono (aquela na qual os sonhos ocorrem), e voltar a dormir, tendo em mente que quer estar consciente no próximo sonho.



Seguindo essas técnicas com regularidade, logo você vai poder controlar o que vive nos seus sonhos!


Copiar
Compartilhar
Como evitar pesadelos

Ter sonhos ruins é algo comum, mas é bom ficar de olho. Pesadelos podem ser sinal de estresse, ansiedade ou problemas mais severos, como depressão e transtorno de estresse pós-traumático, ou ainda certos distúrbios de sono. Se seus pesadelos são frequentes a ponto de atrapalharem sua rotina de sono, você pode procurar um médico para considerar a possibilidade de um tratamento. Mas você também pode seguir algumas técnicas que ajudam a diminuir os sonhos ruins. Por exemplo, comer antes de dormir acelera o metabolismo e pode deixar o cérebro mais ativo, o que pode causar pesadelos. Antes de ir para cama, você pode tentar técnicas de relaxamento, como fazer yoga, ler, tomar um chá ou um banho morno. Transformar seu quarto num ambiente mais relaxante também ajuda! Ao se deitar, mentalize lugares calmos, situações agradáveis e projete sonhos que te fariam feliz.


Copiar
Compartilhar
Entender os sonhos Céu azul com nuvens rosas.

Não é de hoje que as pessoas sonham e buscam compreender o que isso significa. No Império Romano, sonhos considerados importantes eram submetidos à análise e também à interpretação do Senado. A preocupação com os sonhos vem de muitos anos atrás e ainda hoje não é possível provar com certeza a relação entre eles e a realidade. Seja como for, não há problema em interpretar um sonho; isso só não pode falar mais alto que sua razão.


Copiar
Compartilhar
Tempo sonhando Apanhador de sonhos.

Nós não sonhamos durante todo o tempo em que dormimos. Segundo o site norte-americano Dream Moods, uma pessoa sonha, em média, entre uma e duas horas por noite. Durante esse período, acontecem de quatro a sete sonhos e da maior parte deles não nos lembramos ou esquecemos pouco tempo após acordarmos. Muita coisa acontece enquanto dormimos e todas elas têm sua importância. Nunca deixe de ter uma boa noite de sono.


Copiar
Compartilhar
Repetição e pressentimentos em sonhos Mulher dormindo em uma cama

Apesar de muita gente sonhar apenas uma vez com alguma situação, há pessoas que conseguem repetir sonhos que já tiveram. Além disso, pesquisas relatam que é possível prever acontecimentos futuros por meio do sonho, mais conhecido como o famoso déjà vu. Cerca de 70% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que já tiveram essa sensação pelo menos uma vez na vida. As pessoas que acreditam nesse pressentimento variam de 63% a 98%.


Copiar
Compartilhar
Sonhos e a psicoterapia

Os sonhos têm um grande benefício na psicoterapia, sabe por quê? Algumas abordagens da psicologia analisam os sonhos de acordo com conteúdos inconscientes; outras analisam de uma forma mais concreta. Os sonhos representados pelos símbolos do inconsciente estão representados pelo conteúdo que a gente guarda e que só vem à tona por meio de sonhos e símbolos, que são analisados por abordagens psicanalíticas e suas vertentes. Os sonhos que são mais concretos, interpretados pela abordagem cognitivo-comportamental e até mesmo pelo estudo da neuropsicologia, analisam os sonhos de uma maneira mais voltada para o consciente e como estratégias de enfrentamento da realidade, mostrando como são as vivências da pessoa no mundo, as suas crenças e a sua realidade atual.


Copiar
Compartilhar
Formas de sonhar Imagem de uma pessoa apoiando as mãos em um vidro

Você sabia que a psicologia também explica as formas de sonhar? Cada abordagem teórica vai explicar como funciona um ser humano; algumas delas tem um foco no sonho. Lembrando sempre que o sonho é da pessoa que sonha e dos seus aspectos psíquicos. Mas os sonhos, para a psicologia analítica de Carl Gustav Jung, estão ligados ao inconsciente, aos símbolos e às formas psíquicas de demonstrar mais da sua personalidade e dos sentimentos que estão encobertos. Os sonhos podem ser muito benéficos para a psicoterapia.


Copiar
Compartilhar
Parte da vida dormindo

Nós passamos um terço de nossa vida dormindo. Por isso temos de prezar por uma boa noite de sono, porque é isso que nos prepara para encarar o dia. Distrair a mente e pensar em coisas boas antes de dormir ajuda a ter bons sonhos e, consequentemente, acordamos mais relaxados. Não leve as preocupações para a cama, elas podem causar pesadelos.


Copiar
Compartilhar
Os sonhos podem ser interpretados? Imagem de um menino flutuando dentro de uma caixa com balões

Cada pessoa tem a sua subjetividade e a sua forma de enxergar o mundo. E sim, os sonhos podem ter interpretações e significados de várias formas. Há quem acredite em sonhos premonitórios. A psicologia acredita que os sonhos vêm por meio de conteúdos inconscientes de forma simbólica para que possa ocorrer um equilíbrio e também tem a interpretação dos sonhos por meio das religiões e crenças.


Copiar
Compartilhar
Sonhos e relações

Muitas pessoas acreditam que sonhar com algum ex-parceiro romântico pode ser o indício de que ainda há algum sentimento a ser resolvido. A verdade é que esse sonho pode ser um indício de que focamos os nossos pensamentos muito no que já passou. A onirologia trata esse tipo de sonho como uma insistência em virar a página, em deixar o que passou para trás - mas isso não significa que o Universo esteja lhe mandando um sinal de que você deve voltar com o seu parceiro ou de que ainda existe algo para resolver, e sim de que você precisa viver no presente!


Copiar
Compartilhar
Animais e sonhos Foto de um macaco dormindo

Você sabia que os animais também sonham? Alguns estudos apontaram que, durante o sono, os bichinhos têm as mesmas ondas cerebrais que os seres humanos. Para tirarmos prova disso, basta observarmos o sono de um gato ou cachorro, por exemplo. Em algum momento, vamos perceber sua inquietude, como o ato de mexer as patas como se estivessem se movimentando ou, até mesmo, emitindo alguns tipos de sons.

Saiba como retribuir o amor pelo seu animalzinho com estas frases!
Copiar
Compartilhar
Permita-se sonhar Imagem de um casal dormindo na cama

Os sonhos são experiências com vários significados, sejam bons ou ruins. Muitas vezes despertam sentimentos de alegrias, de tristezas, de medos, de inseguranças, mas sonhos são sonhos e devemos buscar analisá-los de forma que não afete a nossa mente, tampouco o nosso estado de espírito. Teoricamente, os sonhos acabam servindo de espaço para que possamos expressar as nossas vontades que muitas vezes se encontram presas e desacordadas. Em alguns casos, os sonhos servem para despertar os nossos desejos mais reprimidos e ainda descobrir um outro lado de nós e da nossa consciência que ainda não conhecíamos. Permita-se sonhar e realizar suas vontades reprimidas. Experimente, porque essa sensação pode te fazer muito bem.


Copiar
Compartilhar
 
Sonhos esquecidos

Todas as pessoas sonham, ainda que não se lembrem ao acordar. Segundo o site norte americano “Dream Moods”, apenas cinco minutos depois do fim do sonho, metade do que sonhou é esquecido; e em dez minutos, cerca de 90% é perdido. Por isso é tão comum acordarmos e já não lembrarmos mais de quase nada. Muitas vezes sabemos que foi algo bom, porque acordamos com essa sensação, mas não sabemos os detalhes.


Copiar
Compartilhar
Reconexão com nossos entes queridos Foto de duas pessoas encostando as mãos

É por meio dos sonhos que podemos nos encontrar e, de certa forma, conectarmo-nos com o nosso eu interior e ainda recolorir nossa vida. É por meio dos sonhos que revivemos situações com pessoas especiais que partilharam bons momentos conosco e que hoje já não se fazem mais presentes aqui. É por meio dos sonhos que nos permitimos rever algumas dessas pessoas, sentirmos o toque de suas mãos e ainda o cheiro do perfume. Nesse sentido, podemos dizer que os sonhos podem ser caracterizados como uma forma de reconexão com os nossos entes queridos, representam um espaço no qual podemos encontrar maneiras de expressar os nossos sentimentos a eles. Reconforte-se! O sonho pode ser um dos caminhos que te levará às boas recordações.


Copiar
Compartilhar
Abertos às novas energias Mulher refletindo enquanto toma uma xícara de café

Os sonhos trazem à tona muitos símbolos, que podem representar algo positivo ou negativo. Precisamos estar atentos aos sinais que eles representam e podem nos trazer. Não devemos ter medo, precisamos apenas analisá-los com cautela e discernimento. Muitos de nossos sonhos nos ajudam a encontrar um senso de paz. Mas, para isso acontecer, é necessário mantermos a nossa mente calma, tranquila e, principalmente, receptiva. Devemos estar abertos às novas energias, saber recebê-las e também saber doá-las. Liberte-se e compartilhe coisas boas.


Copiar
Compartilhar
Realidade e liberdade Imagem de uma menina segurando balões coloridos

Faça dos seus sonhos bons a sua realidade e liberdade. Fique atento e compreenda as mensagens que eles trazem para você. Muitas delas podem ser importantes e, com certeza, podem mudar a sua vida. Analise cada um dos seus sonhos e reflita se esses sonhos se relacionam com o que você está passando ou como eles podem interferir nas suas escolhas e também no seu futuro. Esteja firme, perseverante e busque, por meio deles, um sabor diferente e um equilíbrio para a sua mente e sua vida. Vá ser feliz, independente dos que os seus sonhos querem me mostrar.


Copiar
Compartilhar
Desvendar o nosso subconsciente Imagem de um homem à beira de uma porta aberta

Muitos dos nossos sonhos nos trazem um simbolismo bem especial. Às vezes para interpretá-los precisamos apenas compreender o que está acontecendo ao nosso redor, buscar desvendar o nosso subconsciente e levar em consideração o que estamos passando em nossa vida real, pois só assim conseguiremos entender o que eles querem nos transmitir e conhecer o significado verdadeiro do que estamos sonhando. Sabemos que muitos de nós passamos por situações complicadas em nossa vida e que estamos sempre sendo desafiados, mas o que importa é que devemos seguir a nossa caminhada e não sermos pessimistas. Devemos sempre estar atentos ao nosso coração, seguir as nossas intuições, não estar diante de pessoas tóxicas, pois só assim teremos a direção para seguirmos adiante e alcançarmos os nossos objetivos.


Copiar
Compartilhar
O impossível é não sonhar Imagem de uma mulher olhando o horizonte

Sonhar e nunca desistir, sonhar e sempre buscar, pois quem sonha busca, busca sempre algo a mais para completar a sua vida. Não tenha medo da vida e dos desafios que ela te apresenta. O sonho está aí para isso, para que possamos nos fortalecer diante deles e conquistar algo que jamais imaginaríamos que conseguiríamos conquistar. Sejamos fortes, sejamos guerreiros, sejamos sonhadores. Sonhar nunca é impossível. O impossível é não sonhar. Sonhe e nunca tenha medo dos seus sonhos, pois algo de bom eles sempre nos trarão, e você com certeza se fortalecerá.


Copiar
Compartilhar
Visão junguiana Imagem do psicanalista Carl Jung

Para a psicologia junguiana, o sonho é uma manifestação criativa da mente (inconsciente e consciente) e pode, de forma simbólica, revelar muitos aspectos da personalidade. Diferentemente de Freud, que via os sonhos como a satisfação de desejos reprimidos, Carl Jung os entendia como um sistema psíquico de natureza coletiva e universal, comum a todos os indivíduos, caracterizado pelos arquétipos (imagens ou símbolos contidos na mente, transmitidos à humanidade como um todo), que podem ter um significado muito particular a quem sonha e exigem compreensão mais profunda, em processo analítico. Por isso é que interpretar um sonho nesta linha é um importante instrumento para o autoconhecimento.

Confira as frases de Carl Jung, Pai da Psicologia Analítica
Copiar
Compartilhar
A importância dos sonhos para Jung Imagem ilustrativa de um estetoscópio escutando um cérebro

Os sonhos são importantes indicadores de inter-relações emocionais e físicas, mesmo não sabidas ou que escapam à percepção ou não fiquem na memória, mas que causam impressões e que suscitam, ao longo das épocas, muita curiosidade e desejo de descoberta sobre o que representam, justamente porque são marcantes em nós. Segundo Jung, o que parece ilógico num primeiro momento, após uma análise mais apurada, pode revelar, inclusive, como está a sua saúde psíquica, que, na visão dele, está ligada à saúde física. Para ele, “a psique (mente consciente e inconsciente) e a matéria (corpo) são aspectos diferentes de um único todo.”


Copiar
Compartilhar
Criatividade Imagem de uma lâmpada, remetendo à criatividade

Os sonhos são incríveis, não acha? Podemos sair da realidade e sonhar com coisas maravilhosas, como aquilo que tanto desejamos ou até mesmo alguma solução para os problemas! É claro que isso não acontece com todos, mas, sim, é possível! Aproveite a experiência de cada sonho e faça da sua realidade uma realidade melhor. Se fizer isso, verá o quanto você pode ser criativo mesmo no mundo dos sonhos. Aproveite a experiência!

Descubra dicas incríveis para soltar o seu lado criativo!
Copiar
Compartilhar
Vídeo de boa noite

Para ter uma boa noite de sono recheado de bons sonhos, preparamos um vídeo relaxante com mensagens positivas para você ir para a cama tranquilo, tranquilo. Compartilhe para desejar essa sensação à todos!


Copiar
Compartilhar
Chuva forte Imagem de pingos de chuva caindo no chão

Você sabia que quanto mais você ler ou se envolver com algum tipo de arte, mais você conseguirá ter sonhos inimagináveis? Além do mais, cada elemento presente em seu sonho pode trazer um significado condizendo com a sua situação atual. Por exemplo: sonhar com uma chuva forte pode significar que você está deixando a negatividade para longe, lavando sua alma contra qualquer mal e que algo em sua vida mudará para melhor!

Aproveite a magia da chuva com estas mensagens
Copiar
Compartilhar
Sonhar é preciso

Sonhar é essencial! E não, essa não é uma frase com sentido abstrato. Não sonhar pode indicar alguma desordem no organismo ou ainda um distúrbio de personalidade. Quem faz uso de antidepressivos também pode ficar, por um período, sem sonhar, mas logo esse processo se estabiliza. Quando sonhamos, não só revisitamos cenas do nosso dia mescladas com ideias guardadas em nossa mente, mas também experimentamos diversas sensações, como medo, raiva e agonia.


Copiar
Compartilhar
Etimologia Imagem ilustrativa de óculos espelhando outra realidade

“Sonho” se origina da palavra latina “somnium”, cujo significado é “ilusão”. Em inglês, o termo é “dream”, proveniente de “dreme” (do inglês arcaico), que significa “alegria, prazer, delete, música, harmonia, êxtase”. Em espanhol, temos “sueño”. Mas uma curiosidade interessante é que essa palavra tem dois significados diferentes (ambos de origem latina). Quando se deriva de “somnus”, significa “sono”, o ato de dormir. Já quando provém de “somnium” (assim como em português), significa “sonho” propriamente (ou seja, a representação de imagens e acontecimentos na nossa mente enquanto dormimos).


Copiar
Compartilhar
Curiosidades sobre os sonhos Imagem ilustrativa de uma pessoa dormindo e borboletas em cima da cabeça, remetendo ao sonho

- Quando você está roncando, você não está sonhando.
- Crianças não sonham sobre si mesmas até por volta dos 3 anos e costumam ter mais pesadelos que os adultos até a idade de 7 ou 8 anos.
- Se você for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement), você fica mais propenso a lembrar o seu sonho de uma forma mais viva do que lembraria se tivesse acordado de uma noite de sono completa.


Copiar
Compartilhar
A sensação de cada sonho

É normal acordar de um pesadelo com medo ou sonhar com uma pessoa que já partiu e acordar com saudade dela. Esses episódios não representam nada além da sensação do que foi sonhado. Há sonhos que parecem reais e podem, sim, nos deixar um pouquinho abalados durante o dia - assim como alguns podem até promover uma certa dúvida em determinadas áreas da nossa vida desperta. Mas saiba que toda a potência sentimental que sentimos após um sonho logo passa!


Copiar
Compartilhar
Notívagos Foto de uma mulher com dificuldades de concentração

Estudos indicam que pessoas com hábitos invertidos são mais predispostas a ter mais pesadelos do que aquelas que dormem durante a noite. De acordo com o psiquiatra Tore Nielsen, da Universidade de Montreal (Canadá), notívagos geralmente são mais ansiosos, depressivos e têm “uma espécie de ‘jetlag’ social quando dormem em horários não usuais do ciclo circadiano” (declaração dada à revista ISTOÉ, em entrevista atualizada em 2016). O ciclo circadiano regula as atividades físicas, químicas, fisiológicas e psicológicas do nosso organismo. É o período de 24 horas no qual nosso corpo (e o de quase todos os outros seres vivos) se baseia para funcionar.


Copiar
Compartilhar
Voltando a sonhar Imagem de uma pessoa fumando um cigarro

Você sabia que o fumo pode interferir em seu modo de sonhar? Aqueles que desejam abdicar o hábito de fumar costumam ter sonhos mais longos e intensos ou, em certos casos, hiper-realistas.

Conheça os benefícios de parar de fumar
Copiar
Compartilhar
Funcionalidade do pesadelo Imagem de uma menina tendo pesadelo

Os pesadelos ajudam a esclarecer um pouco os nossos temores do cotidiano, já que somos tomados por um amontoado de emoções ao longo do dia. Essas emoções vão “dormir” com a gente, porque raramente conseguimos digeri-las enquanto estamos acordados. Segundo pesquisadores, é aí que entra o pesadelo: como uma espécie de processador de emoções, ajudando não só a interpretar esses sentimentos mais imprecisos como também nos distanciando desses medos vagos, fazendo com que nos tornemos mais fortes em relação a eles.


Copiar
Compartilhar
Não confunda Imagem de um homem no meio de uma crise noturna

É muito comum confundir pesadelo com terror noturno. O terror noturno é um distúrbio do sono mais parecido com o sonambulismo — e muito comum com crianças. A pessoa pode se sentar ou levantar, falar, chorar, mas não estará acordada ou muito consciente, e isso não tem a ver com o estado de ânimo nem com as preocupações do dia. Geralmente a pessoa nem sequer se lembra do que aconteceu. Mas é tão apavorante quanto um pesadelo, em especial para quem vê uma pessoa passando pelo terror noturno.


Copiar
Compartilhar
Neuropsicologia e os sonhos

Os sonhos, na neuropsicologia, são estudados de uma forma relacionada ao sistema cognitivo. Estão relacionados ao que já vivemos ou a algumas situações que hipoteticamente podemos viver. Então os nossos sonhos podem nos auxiliar com as nossas futuras vivências, para que possamos enfrentar certas situações de uma maneira diferente, pois utilizamos a memória para lembrar os nossos sonhos e as funções cognitivas, com o objetivo de elaborar estratégias de enfrentamento e adaptação de novas situações.


Copiar
Compartilhar
Playlist do sono

Leia nossas mensagens ouvindo músicas para ter uma boa noite.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Resolução de problemas Mulher com as mãos na cabeça e expressão preocupada

O mundo onírico costuma tornar evidente o que não conseguimos resolver na vida desperta. Os nossos sonhos geralmente são reflexos dos nossos pensamentos críticos. Por isso, quando temos algum problema na vida pessoal, é comum que sonhemos com o desenrolar dessa situação – e, no sonho, comumente não medimos as palavras. A psicóloga Deirdre Barrett afirma que sonhar pode ser uma forma de solucionar enigmas que nos incomodam durante os dias.

Reflita com estas belas mensagens para superar seus problemas!
Copiar
Compartilhar
No timing certo Imagem de uma menina se recordando de algo

Quando somos acordados após a fase mais profunda de nosso sono (chamada de sono REM), conseguimos recordar o sonho de forma muito mais clara.


Copiar
Compartilhar
O controle dos sonhos Imagem de uma menina jogando videogame

Se você deseja ter um sonho mais lúcido, saiba que é possível realizar esse desejo após jogar, por certo tempinho, um jogo de videogame. Segundo a psicóloga Jayne Gackenbach, da MacEwan University, embora os sonhos estejam presentes somente na nossa mente e os jogos fiquem em um mundo virtual, a prática de jogar pode ser um auxílio para que você tenha um certo controle sobre os seus sonhos. Jayne ainda afirma que o hábito de jogar pode ser uma ajuda para o sonhador/jogador tornar um pesadelo em um sonho supertranquilo.


Copiar
Compartilhar
Eles podem aliviar o estresse Imagem de um cachorro dormindo com um ursinho em uma cama

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Berkeley em 2011 revelou que não é somente uma boa noite de sono que pode nos proporcionar bem-estar. Segundo a pesquisa, os sonhos podem nos relaxar, reduzindo os níveis de estresse. De acordo com Matthew Walker, um dos professores da universidade, assim que acorda de um sonho, você tem a sensação de que pode enfrentar situações de estresse e resolver pendências e problemas.

Relaxe com estas 30 frases para aliviar o estresse
Copiar
Compartilhar
Desistentes tem sonhos mais vívidos Imagem de uma mulher negando um cigarro

Pessoas que fumaram por um longo tempo e pararam, relataram ter sonhos mais vívidos do que o normal. Além disso, de acordo com o Journal of Abnormal Psychology: "Entre os 293 fumantes em abstinência nas 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos, os fumantes sentiram fortes emoções negativas, como pânico e culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado da retirada do tabaco do organismo, sua ocorrência foi significativamente relacionado com a duração da abstinência. Suas experiencias foram classificados como mais vívidas do que os sonhos de costume e eram tão comuns como a maioria dos principais sintomas de abstinência do tabaco."


Copiar
Compartilhar
Alertas do corpo Imagem de uma mulher com as mãos na cabeça, deitada na cama

Sonhos violentos que causam reações físicas podem ser um alerta do corpo! Sabemos que pesadelos são experiências horríveis do mundo onírico, mas quando esses tipos de sonhos causam ações físicas como gritos, chutes ou qualquer tipo de movimento agressivo, podem ser indícios de algumas doenças como Parkinson ou desordens mentais. Um estudo publicado pela revista “Neurology” em 2010 afirma que alguns tipos de doenças neurológicas podem ter início muito tempo antes de um diagnóstico. Qualquer tipo de reação extrema constante durante o sono deve ser investigado!


Copiar
Compartilhar
Todos nós sonhamos! Imagem de um balão no céu

Alguma vez você disse ou sentiu que era uma pessoa estranha por nunca sonhar? É possível que você conheça várias pessoas que se lembram dos seus sonhos, mas isso nunca aconteceu com você ou aconteceu pouquíssimas vezes. Na verdade, todas as pessoas sonham, mas nem todas conseguem se lembrar das imagens que foram criadas pelo próprio cérebro, então elas acreditam que não sonharam, mas na verdade só se esqueceram. Para lembrar dos seus sonhos, tente ficar mais alguns minutos na cama depois de acordar, sem se levantar!


Copiar
Compartilhar
Nossos sonhos importam! Imagem de uma mulher e seu subconsciente

Nossos sonhos podem revelar muito sobre nós. De acordo com a psicanálise freudiana, os sonhos têm a função de realizar nossos desejos reprimidos ao longo da vida. Além disso, eles nos ajudam a lidar com traumas e medos. Por meio da repetição de determinadas cenas, eles nos auxiliam a lidar com a ansiedade e o temor de que alguma situação ocorra. Por exemplo, quem nunca sonhou que perdia um parente ou um amigo próximo? Nossos sonhos importam — e muito!

Entenda seus sonhos com estas mensagens do Dia Mundial do Sonho
Copiar
Compartilhar
Todo mundo sonha Imagem de várias pessoas andando na rua

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica) mas homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente com homens e mulheres. Além disso, se o sonho é de natureza sexual; homens costumam ter ereções e as mulheres aumentam o fluxo de sangue vaginal.


Copiar
Compartilhar
Atividade cerebral Imagem ilustrativa de um cérebro e suas funcionalidades

Você sabia? Nosso cérebro trabalha intensamente durante o sono e os sonhos. Diferentemente do que imaginamos, apenas nossa consciência descansa durante os sonhos, mas a atividade cerebral apresenta aumentos. Durante algumas fases do sono existem algumas regiões cerebrais que trabalham de um modo mais lento, mas durante a chamada fase REM acontece um verdadeiro estalo de atividade.


Copiar
Compartilhar
Anos sonhando Imagem de um bebê e um cachorro dormindo juntos

Nem sempre que dormimos sonhamos, mas essa é uma atividade frequente. Existem aquelas pessoas que imaginam não sonhar por não se lembrar dos sonhos durante a noite. As pesquisas indicam que as etapas de sono propriamente descritas aparecem em períodos de 5 a 20 minutos. Considerando esse dado, chega-se à estimativa do tempo que passamos sonhando durante toda a vida: cerca de 6 anos.


Copiar
Compartilhar
Você está paralisado enquanto dorme Homem dormindo em cama

Acredite ou não, seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono - com maior probabilidade de impedir que seu corpo venha a agir em aspectos dos seus sonhos. De acordo com o artigo da Wikipedia sobre sonhar, "glândulas começam a secretar um hormônio que ajuda a induzir o sono e neurônios enviam sinais para a medula espinhal, que causam o relaxamento do corpo e mais tarde torna-se praticamente paralisado."


Copiar
Compartilhar
Estímulos externos invadem nossos sonhos Pessoa dormindo com despertador ao lado

Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência que a maioria de nós tivemos onde um som do mundo real é ouvido em nosso sonho e incorporado de alguma maneira. Um exemplo similar que também acontece seria quando você está fisicamente com sede e sua mente incorpora esse sentimento no seu sonho. Minha própria experiência deste inclui repetidamente beber um grande copo de água no sonho que me satisfaça, esse ciclo se repete muitas vezes até eu acordar e ter uma verdadeira bebida.


Copiar
Compartilhar
Vários significados Mulher dormindo em sono profundo

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.


Copiar
Compartilhar
Sonho e Freud Imagem do psicanalista Sigmund Freud

Foi em 1900, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos, que Sigmund Freud (1856-1939) deu um caráter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho, geralmente como a “realização de um desejo”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

Veja as frases de Sigmund Freud, Pai da Psicanálise
Copiar
Compartilhar
Você esquece 90% dos seus sonhos Imagem de uma mulher acordando

Dentro de 5 minutos após acordar, metade do seu sonho já foi esquecido. Minutos depois, 90% já se foi. O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou uma manhã depois de ter tido um sonho fantástico, ele colocou a caneta no papel e começou a descrever sua "visão de um sonho" no que se tornou um dos poemas mais famosos do Inglês: Kubla Khan. Enquanto escrevia seu poema ele foi interrompido por uma " Pessoa de Porlock ". Coleridge ao voltar para seu poema não conseguiu mais lembrar do resto do sonho. O poema tem 54 linhas e nunca foi concluído.


Copiar
Compartilhar
Sonhos violentos Mulher dormindo e tendo um sonho ruim

Você sabia que sonhos violentos podem ser uma maneira de seu organismo avisar que algo não está certo? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010 pela revista Neurology, o costume que certas pessoas têm de gritar, de se debater e até de pular da cama durante a noite pode ser associado a certas doenças neurodegenerativas, como Parkinson. Caso seja uma reação recorrente em suas noites, procure um médico especialista do sono!


Copiar
Compartilhar
Sonhos Imagem de uma menina embaixo de coberta, segurando uma lanterna

Existem tipos diferentes de sonhos. As pessoas vem estudando-os, tentando entendê-los e dividindo-os em grupos.

Sonhos criativos: Pessoas que tem sonhos criativos representam seus sonhos através da pintura ou mesmo através de livros.

Sonhos lúcidos: A pessoa está sonhando, sabe que está sonhando e conseguem controlar o que está acontecendo como se estivessem direcionando um filme. Essas pessoas conseguem se encontrar com outras pessoas pelo seus sonhos e depois quando acordam, descobrem que a pessoa com quem sonharam tiveram o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas.

Pesadelos: Sonhar com monstros, fantasmas significa que você está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Se você sonhou que você está preso em algum lugar, isso significa que você está preso à uma situação na vida real.

Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está sonhando alega que certos eventos irá acontecer no futuro.

Sonhos repetitivos: Se você sonha com a mesma coisa mais de uma vez, isso quer dizer que alguma coisa está te preocupando na vida real.

Sonhos sensuais: Todos nós sonhamos sobre sexualidade, especialmente quando estamos passando pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer estágio de nossas vidas.

Existe diversos jeitos de entender os sonhos. A melhor maneira é seguir seu coração e sua intuição.


Copiar
Compartilhar
Sonhos interferem em seu desempenho psicológico Mulher irritada com as mãos na cabeça

Em um recente estudo, os estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda continuaram as suas 8 horas de sono, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando finalmente foi permitido seu sono REM o cérebro do estudante compensou o tempo perdido, aumentaram consideravelmente e o percentual de sono e passaram na fase REM.


Copiar
Compartilhar
Nós só sonhamos o que sabemos Imagem de um casal dormindo em uma cama

Nossos sonhos estão frequentemente cheios de estranhos - você sabia que sua mente não está inventando esses rostos - eles são rostos reais de pessoas reais que você viu durante sua vida, mas pode não saber ou lembrar ? O assassino do seu último sonho pode ser o cara que abasteceu o carro de seu pai quando era apenas uma criança. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.


Copiar
Compartilhar
Na melhor parte Imagem de uma mulher mau humorada se olhando no espelho

Você já ficou com aquela sensação de que acordou na melhor parte do seu sonho? Se você acordou com outra pessoa te chamando, com o despertador ou com qualquer barulho, não há tantos motivos para reclamar. Isso porque uma pessoa que tem o sonho interrompido é capaz de se lembrar dele com mais vivacidade, o que não acontece se você acordar espontaneamente. Se o sonho era bom, agradeça quem ou o quê te acordou, porque graças a isso você poderá se lembrar de mais detalhes!


Copiar
Compartilhar
Nem todas as pessoas sonham em cores Imagem em preto e branco de uma nuvem

Cerca de 12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. As pessoas também tendem a ter temas comuns em sonhos, que são situações relacionadas à escola, sendo perseguido, correndo devagar / no lugar, experiências sexuais, caindo, chegando tarde demais, uma pessoa que está viva morta, dentes caindo, voar, não passar em um teste, ou um acidente de carro. Desconhece-se se o impacto de um sonho relacionado à violência ou morte é mais emocionalmente para uma pessoa que sonha em cores do que para aquela que sonha em preto e branco.


Copiar
Compartilhar
Sempre há algo mais a se comparar Imagem da palavra 'compare' escrita em bloquinhos

Os sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente inconsciente tenta comparar seu sonho a algo mais, que é semelhante. Seu inconsciente pode escrever um poema dizendo que um grupo de formigas eram como máquinas que nunca param. Mas você nunca compara algo a ele mesmo, por exemplo: "Aquele belo pôr do sol era como um belo pôr do sol". Assim, qualquer símbolo de seu sonho que seu inconsciente pega, ele assemelha a outras coisas.


Copiar
Compartilhar
Como é o sonho de Cegos ? Imagem de uma pessoa cega caminhando com sua bengala

Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens em seus sonhos. As pessoas que nascem cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoção. É difícil para uma pessoa que vê imaginar, mas a necessidade do corpo para o sono é tão forte que é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.

Celebre a inclusão e o respeito com as mensagens especiais do Dia Nacional do Cego
Copiar
Compartilhar
fechar