Tecnologias Black Mirror que não estão tão distantes de acontecer
O seriado de ficção científica Black Mirror aborda histórias que se passam num futuro distante. Mas será que é realmente assim? Muitas tecnologias mostradas na série estão mais próximas de se tornar realidade do que acreditamos. Na verdade, já há protótipos e testes para muitas delas, e algumas já até foram usadas, de forma simplificada, na vida real. Descubra aqui quais são elas! Embora nem sempre tão amigáveis em Black Mirror, as tecnologias no mundo real estão sendo desenvolvidas para ajudar a vida dos humanos. Mas será que elas continuarão sempre assim? Só o tempo irá dizer... É, a realidade também pode ser muito Black Mirror.
Política como espetáculoNo episódio "The Waldo Moment", a série mostra um urso de desenho animado, como o nome de Waldo, que irá concorrer à presidência. O episódio revela a técnica de representar comportamentos humanos em um avatar, coisa que o Facebook, por exemplo, já trouxe para a realidade com os avatares de pessoas que usam a realidade virtual do Oculus Rift.
CopiarCompartilhar
Casa inteligenteTer uma casa que se adapte aos seus sentimentos parece algo bem distante, não é? De um jeito bem semelhante ao lar do episódio “Casa Inteligente”, cientistas do MIT deram vida a um projeto de inteligência artificial que promete deixar as casas na mesma sintonia do seu dono. Queremos pra ontem!
Veja lições para aprender com a série Black Mirror
CopiarCompartilhar
ChatbotNo episódio “Chatbot”, uma viúva usa um chatbot para tentar falar com o marido morto. A tecnologia funciona por meio de um banco de dados, estratégia usada na vida real pela engenheira Eugenia Kuyda. Ela criou um aplicativo chamado Luka, que usa as mensagens e posts das redes sociais da pessoa morta para formular possíveis diálogos com ela.
CopiarCompartilhar
Uma mente sem lembrançasVocê deletaria algo da sua mente? Bom, os personagens de Black Mirror passam por essas situações diversas vezes, mas sabia que na vida real o recurso já foi usado também? Cientistas pegaram ratos, como cobaias, para deletar determinadas memórias, manipulando um neurotransmissor do cérebro, chamado acetilcolina.
15 filmes que vão te fazer pensar. Assista e reflita!
CopiarCompartilhar
Robôs parecidos com seres humanosNo mesmo episódio do “Chatbot”, a personagem também compra um robô com aparência idêntica a de um humano. E adivinha? Fora das telinhas isso também é realidade. A atriz Scarlet Johansson, por exemplo, serviu de inspiração para uma robô que fala, possui expressões faciais, e ainda interage com outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Super soldadosAinda na linha de manipular memória, no episódio “Super soldados”, os militares passam por ações de engenharia emocional a fim de abandonarem seus traumas e medos. O laboratório do Pentágono traz essa possibilidade para a vida real por meio de aparelhos de estimulação magnética. Eles prometem instigar ou diminuir das pessoas que usarem os aparelhos.
Descubra 10 fatos sobre a série Stranger Things
CopiarCompartilhar
Lentes de contato de realidade aumentadaPresente em todas as temporadas da série, o implante cerebral que possibilita aumentar a realidade é no mínimo curioso. Agora pensar que isso pode existir no mundo de verdade choca, porém descobrimos que é verdade. Em 2016, a Samsung patenteou a produção de lentes com micro câmeras integradas, que devem ser controladas pelos celulares. Doideira!
CopiarCompartilhar
Upload de consciênciaNo episódio “Upload de consciência”, a série apresenta hipóteses bem doidas sobre troca de consciência humana e inteligência artificial. Mas para quem achou que era coisa de ficção, engana-se, viu? Dmitry Itskov, um bilionário russo, investiu boa parte da sua fortuna para tentar viabilizar upload de mentes.
Prepare a pipoca e confira as melhores séries para assistir na Netflix!
CopiarCompartilhar
Abelhas robôsNo episódio “Abelhas robôs", da 3ª temporada, a série mostrou um problema ecológico real e bem sério: o risco de extinção das abelhas. Assim como rolou em Black Mirror, um grupo de cientistas de Harvard criou uma abelha robô de 3 cm, a RoboBee, para ajudar na polinização, e impedir um desequilíbrio ambiental que evitaria um colapso mundial do ecossistema.
CopiarCompartilhar
Hackers filmando todo mundoO ataque virtual assolou os personagens do episódio “Hackers filmando todo mundo”. E, na vida real, um casal da Inglaterra passou por algo parecido quando um hacker resolver testar os limites da tecnologia de segurança das smart tvs, e acabou filmando toda intimidade do casal. Pesado, hein?
Saiba mais sobre a série American Horror Story
CopiarCompartilhar
Ranking de pessoasJá imaginou receber uma nota pelos serviços que você oferece ou consome? No episódio “Ranking de pessoas”, os personagens passam por essa situação. Achou estranho? Mas na vida real já existe algo parecido: empresas de análise de crédito levam em conta todas as informações sobre o cliente que elas puderem encontrar na internet, e dão nota sem medo para eles.
CopiarCompartilhar