Textos para Reflexão
Se você costuma pensar a respeito da vida, adotou um ótimo comportamento que leva a reconhecer sentimentos, crenças, valores e expectativas. Você pode identificar prioridades, acertos e falhas no caminho e se organizar. Consegue definir sonhos e objetivos e descobrir interesses, motivações, talentos e pessoas que são especiais para você e com as quais deseja compartilhar ideias, emoções e momentos. Além disso, aprende sobre si e seu propósito; não se permite ser vítima das circunstâncias e assume o controle sobre sua felicidade. Mas se você ainda não tem essa prática ou deseja exercitar mais, inspire-se nos textos para reflexão desta página. Amplie sua consciência e desenvolva novos olhares!
Aprendendo com a dorNinguém gosta de sentir dor, seja ela física ou emocional. A dor deixa as pessoas muito vulneráveis, e a sensação de estar em “perigo” não é mesmo muito querida. Apesar disso, é com as dores que mais aprendemos. Não é romantizando a dor ou a tristeza, apenas analisando o que essas coisas, tão complicadas e delicadas, podem trazer de positivo para a vida de cada um. É depois de sofrer por alguém que partiu o seu coração em mil pedaços que você entende que não precisa de ninguém para ser feliz, que você se basta. É depois de ter um relacionamento tóxico que você consegue entender o que quer para a sua vida, como gosta que te tratem e, mais do que isso, como merece esse tratamento. É depois de ser vítima de uma traição que você entende que o problema nunca foi você, mas sim aquele que traiu. É sempre depois de uma dor que a gente consegue entender como as coisas delicadas funcionam. Aprender com a dor não é um processo fácil, ele também dói, mexe em lugares sensíveis e traz à tona traumas escondidos, mas, ao final dele, você consegue se reconectar consigo mesmo.
CopiarCompartilhar
Aprendendo com as árvoresHoje em dia, os assuntos climáticos tomam conta dos noticiários, o mundo todo está atento ao desmatamento desenfreado. Com cada vez mais frequência, deparamo-nos com discussões profundas sobre a importância da flora e os perigos que nos aguardam no futuro devido à destruição de biomas. No entanto, pouco se fala sobre como podemos aprender com as árvores quando o assunto é o autoconhecimento e o equilíbrio para uma vida espiritualmente saudável. A raiz de uma árvore se espalha rapidamente, não apenas por questão de sobrevivência, mas para se integrar ao redor, para também ser parte de outro ser. Com nossas ações, no nosso dia a dia, podemos agir de modo semelhante. Manter a linha de diálogo e de aprendizagem sempre aberta com o outro, para que as vozes se misturem sem deixarem de ser únicas. Uma árvore é capaz de servir de abrigo para diversas espécies animais. Seus frutos e folhas também podem alimentar muitos outros bichos. Podemos ter uma vida com mais humildade e cooperação; muitos bens podem ser divididos, e, dessa forma, o bem-estar pode ser mais espalhado. Esses são modos de vida e de enxergar o mundo que reforçam a democracia.
CopiarCompartilhar
A vida é como um engarrafamentoQuem é que nunca ficou preso em algum engarrafamento? Isso é algo muito comum de acontecer com qualquer pessoa em praticamente qualquer região do planeta. Do nada, no nosso próprio carro ou dentro de um coletivo lotado, ficamos presos numa fila interminável, que depois vai se dissipando, voltando ao seu fluxo normal. Já parou pra pensar que a vida é exatamente desse jeito? De repente, surge um problema que parece estacionar todos os nossos planos, que parece colocar tudo a perder. Você pode passar a ver o mundo como um grande entrave, com o pessimismo tomando conta da sua personalidade. Mas não desista: como acontece no trânsito, na vida real o fluxo também muda. Os problemas vão embora, e todas as barreiras poderão sumir. Enxergar os problemas da vida como entraves passageiros faz com que cada um de nós tenha um peso a menos nas nossas próprias costas. Valorizar cada momento com sinceridade e respeito, inclusive os complicados, é uma ótima maneira de passar cada dia de uma vez com muita hombridade e força.
CopiarCompartilhar
Playlist feita especialmente para seu momento de reflexão!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Você nunca esteve sozinho Carol SussatelliOlho no espelho todos os dias, mas não sei exatamente por qual motivo, em alguns dias parece que o meu reflexo não retribui o meu olhar. Não sei explicar exatamente qual o ponto que faz com que a nossa chavinha mude para o modo “tem alguma coisa errada”, mas sei que com muita gente também é assim. Não é uma exclusividade minha, nem sua, nem de ninguém, mas, às vezes, parece que a gente se desencaixou do nosso espaço de sempre. (...) Mas o que eu tenho a falar para você, meu amigo, é que rotina engessada nunca foi boa para ninguém – muito menos quando o gesso está sob a personalidade das pessoas. Você pode se sentir um estranho no ninho, mas na verdade, estranhos são os outros que não ousam, que se contentam com o mesmo todos os dias, ainda que esse mesmo não esteja mais agradando. Não é e nunca foi fácil estar invisível aos olhos dos outros. Mas, assim como naquele filme, tem suas vantagens. E se o seu reflexo também não entender o porquê da sua mudança repentina, não se preocupe. A gente tá aí para deixar a nossa marca, para viver a vida que queremos viver, e querer ser mais do mesmo ou um outro exemplar é direito de cada um. Se você se sente de alguma forma fora do eixo em que as pessoas costumam viver, não esqueça que, no fundo, você nunca esteve sozinho.
CopiarCompartilhar
Adulto frustrado X adulto felizUm dia me disseram que ser adulto é não deixar a peteca cair. Isso quer dizer que responsabilidades precisam ser cumpridas, goste eu delas ou não. Isso me fez entender que nem tudo vai estar em minhas mãos e que há coisas que precisam ser diferentes dos meus achômetros para que deem certo. Ah, se déssemos valor à vida enquanto crianças… Temeríamos a velhice e a vontade de crescer… Claro que há benefícios em todas as fases da vida, mas a que menos dá para reclamar é a infância. Fugir da realidade não é uma opção, mas relembrar os velhos momentos nos fazem entender o verdadeiro valor da vida, que é simplesmente aproveitá-la da melhor maneira possível. Haverá altos e baixos, mas o olhar é o que muda tudo. Se o olhar for de peso, como se fosse algo ruim, certamente as coisas vão pender a isso. Já se o olhar for de leveza, de esperança e descontração, a vida ficará muito melhor. Ser adulto não é ruim, mas ser um adulto frustrado, sim.
CopiarCompartilhar
Aprendendo a ser calmariaA esperança é algo que vem sendo morta nos dias de hoje. Quando pensamos em algo, é sempre pensado primeiramente no ponto negativo para depois considerar o positivo. Levar a vida dessa maneira só trará dissabores e um jeito automático de se viver. A esperança nunca deve morrer, pois é ela que nos faz enxergar tudo melhor. Aliada à fé, é uma bela dupla para deixar a realidade mais leve. Dias felizes, somos nós quem fazemos, e por que não começar com um pensamento positivo ou uma palavra amiga? Há coisas que fazem falta no nosso cotidiano. Com pequenas atitudes, podemos mudar tudo. Alguns seres humanos realmente não têm dó de ninguém, mas ser a diferença em meio a esse caos faz muita coisa ser diferente. Por isso seja uma pena, não um peso na vida de alguém. As pessoas já andam problemáticas demais, portanto seja você a trazer a solução e a alegria de que muitos precisam para ter dias mais tranquilos. Seja calmaria em meio a esse mar turbulento.
CopiarCompartilhar
Altos e baixos da vida — Você sabe lidar?É muito fácil falar sobre os altos e baixos da vida; difícil mesmo é encará-los, não é mesmo? Estar no topo, feliz da vida, não nos faz ver que houve um processo para chegarmos até lá. A maioria das pessoas esquece do choro, da dor e das dificuldades passadas em tempos difíceis. É claro que ninguém quer lembrar esse tipo de coisa em momentos bons, mas é necessário para que possamos valorizar cada momento. É por esse motivo que as coisas com as quais sonhamos não vêm de bandeja. É necessário lutar, persistir e batalhar por aquilo em que acredita, porque só assim será possível desfrutar a tão sonhada felicidade, pois você terá entendido a dificuldade de cada degrau para chegar até o topo. Não desista se você está no chão, porque cair também faz parte do processo de evolução. Não se sinta confortável na alegria, pois ela pode apagar todos os passos que você deu para chegar na vitória e te pegar de surpresa um dia.
CopiarCompartilhar
Você não pode salvar todo mundo Daniel BovolentoVocê vai achar que consegue, que é algum super-herói e que dessa vez vai. Vai ver as marcas na pele e buscar algum remédio de-ses-pe-ra-da-men-te pra tentar curar alguma coisa ali dentro, mas os cortes são profundos, quase dá pra ver lá dentro, quase daria pra ver se o sangue não coagulasse, mas você não desiste. Você acorda de manhã cedo e traz o café na cama, um livro antigo de poesias e diz que o melhor presente é a companhia. Sorri e você nunca foi tão feliz assim, foi? Talvez esteja dando certo, talvez você esteja conseguindo. Você se empenha e tenta, tenta hoje, tenta amanhã, aos poucos consegue progresso. Uma vez eu também achei que poderia salvar e consertar e mexer lá dentro de alguém que era muito importante pra mim. Doía em mim quando ela chorava, doía em mim quando eu não podia fazer nada pra botar os demônios dela pra fora de casa e organizar o caos. Doía pra cacete porque não era algo que eu pudesse controlar. A gente sempre acha que pode controlar o destino do outro, a forma como as coisas vão ser, mas não pra mensurar o estrago que ele já sofreu. Só nos resta admitir que esse processo vai ser baseado na tentativa e no erro: 50% de chances de salvar tudo no fim do dia, 50% de chances de voltar pra casa desolado. (...) Uma vez minha mãe me disse que você não pode ganhar todas as batalhas da vida. Você tem que escolher quais batalhas deseja realmente lutar e quais batalhas está disposto a abrir mão. No amor não é muito diferente, o que muda aqui é que a ferida é mais profunda e vai além da dor física. Porque é frustrante, acredita em mim, frustra pra caramba perceber que não era você, que não era pra ser, que talvez nunca seja com aquela pessoa. Mesmo que a culpa não seja sua.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarEmocione-se com estas belas mensagens sobre a vida
Aprenda a ser grato com essas reflexões
Frases sobre vida nova
Eleve sua fé com esses versículos para refletir
Tenha tempo de qualidadeA internet é algo maravilhoso. Em poucos segundos, conseguimos nos conectar com pessoas do outro lado do mundo, além de saber de notícias de forma rápida e prática. Entretanto ela possui um lado ruim: faz você se desligar da realidade. Muitas pessoas se arrependem de não ter vivido intensamente certo momento, pois estavam ocupadas demais nas redes sociais. Você tem que entender que a única moeda que custa caro é o tempo, pois, uma vez utilizada, não há como voltar atrás. Repense aquilo que você está priorizando em sua vida, porque ainda dá tempo de mudar e viver belíssimos momentos. Quando somos jovens, pensamos que a vida passa devagar, mas depois que chegamos à fase adulta, entendemos o verdadeiro valor do tempo. Não há nada melhor do que criar memórias e passar tempo de qualidade com pessoas que gostamos. Quão antes você tiver essa percepção, melhor você poderá saborear os momentos da vida. Reflita!
CopiarCompartilhar
O que você precisa? Caio Fernando AbreuDizem que a gente tem o que precisa. Não o que a gente quer. Tudo bem. Eu não preciso de muito. Eu não quero muito. Eu quero mais. Mais paz. Mais saúde. Mais dinheiro. Mais poesia. Mais verdade. Mais harmonia. Mais noites bem dormidas. Mais noites em claro. Mais eu. Mais você. Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca. Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. Amarrados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa, o desejo que escorre pela boca e o minuto no segundo seguinte: nada é muito quando é demais.
Revele à pessoa amada que a vida é mais leve ao lado dela!
CopiarCompartilhar
Só quero encontrar alguma coisa que ainda nem sei Priscila NicolieloDescansar a cabeça doente em areias claras. Não sentir culpa ao mimar os olhos com as reverências das ondas. Pensar nele de vez em quando. Nos objetivos, sempre. E desejar a água de coco mais gelada. O silêncio acobertando inquietações. As conclusões erguendo-se abatidas. Uma esperança de que nada mude. Mas que graça teria se tudo permanecesse? Cansar-se do conforto produz estímulo. Temperar a vida buscando momentinhos felizes. Posso pensar mais um pouco? Enquanto observo o mar escurecer cheio de adeus. Posso? Posso saciar a mágoa com lágrimas? E posso protegê-las da exposição? Só quero encontrar alguma coisa que ainda nem sei. Mas venho sonhando, durante as tardes, que preciso. No momento, minhas boas intenções sofrem. Minhas mãos. As ideias. A segurança. E tudo pode parecer tão recente. O grito sem propósito. Eu não deveria ter passado a tinta por cima da angústia que me cerca. Mas que outro jeito conheço eu para escapar de discórdias? Quero continuar seguindo. De perto. Posso? Com algumas restrições. Revezo a atenção entre consequências e bisbilhotadas ao céu que se maquia de vermelho. E decido. Me interromper? Não posso.
CopiarCompartilhar
Amor é igualdade Clarissa CôrreaInteressante duas pessoas que resolvem unir suas vidas e suas diferenças. Olha, tá aqui a minha vida. Junta a tua com a minha, a minha com a tua, a gente faz um mix, sacode, remexe, bota um adoçante e bebe tudinho. Ui, que delícia, que gostoso, que genial. Isso é o amor. Amor é junção. É exercício de paciência. Paciência no sentido de entender que o outro é diferente, sente diferente, pensa diferente, reage diferente, é todo diferente e se você ama, tem que amar igual e não diferente. Porque o amor é igualdade. É ser igual nas diferenças: você aceita a minha, eu aceito a sua e a gente vai ser feliz.
Reconstrua conceitos de dignidade com mensagens de igualdade
CopiarCompartilhar
Sobre lágrimas Tati BernardiQuer saber? Choro por tudo isso e por nada disso. Choro pela minha bunda caída e pela fome do mundo. Choro pelo meu cabelo desajeitado e pelas crianças descalças pedindo esmolas. Choro porque chorei de emoção quando o Lula ganhou pela primeira vez e de raiva quando ganhou pela segunda. Choro de saudade do meu amor e de esperança de encontrar o próximo, certamente muito melhor. Choro pela minha intensidade do tamanho do mundo e pela minha superficialidade que quase não cabe em mim. Choro de medo de morrer e de alegria por estar viva. Choro de saudade da minha criança que não chorava tanto e, sobretudo, de curiosidade pela minha mulher que um dia vai conseguir ser mais feliz. Choro porque sou a pessoa mais sozinha do mundo e, ao mesmo tempo, só mais uma, em meio a tantos, que chora só porque é lindo começar tudo de novo.
Incentive a seguir adiante, ainda que começando de novo
CopiarCompartilhar
O mundo não está preparado para o amor Rodolpho RodrigoEssa não é uma história de amor impossível, platônico ou que acabou. Ninguém aguenta mais ler sobre isso. A verdade é que ninguém escreve sobre amores reais. A gente vive nesse mundo em que todo mundo está no fundo do poço. Todo mundo está sofrendo por alguém, chorando por alguém, esperando por alguém… Todo mundo está disponível e quem não está já se prepara pra quando ficar. Eu tenho uma lista de músicas pra ouvir quando meu namoro acabar. Dessas músicas que doem na alma da gente e que fazem a gente encostar a cabeça na janela do ônibus, ver a chuva caindo lá fora e se imaginar dentro de um clipe melancólico e sem final feliz. Eu tenho uma lista de autores pra ler quando eu ficar sozinho. Já tenho uma série de desculpas pra dar quando me convidarem pra sair, mas eu quiser ficar em casa, assistindo comédias românticas e comendo porcaria, porque eu fui largado, oras, e eu posso e devo e vou curtir minha fossa. (...) Felicidade não vende e não inspira. Todo mundo já ouviu em algum momento que nem sequer devemos gritar nossa felicidade por aí, pois atrai negatividade. Balela. As pessoas só não estão interessadas em saber que você está bem. Ninguém te manda uma mensagem às 3 da manhã dizendo “Oi, fiquei sabendo que sua vida está ótima! Que bom, fico feliz por você. Era só isso“, mas quantas vezes nós recebemos um “poxa, fiquei sabendo que deu tudo errado” ou “que você não conseguiu o emprego que queria” ou “que sua namorada te deixou”, “que você bateu o carro”, “que sua vida está de cabeça pra baixo”, “que sua avó faleceu”, “que você tem câncer. Vai dar tudo certo”. Isso acontece porque a felicidade é plural, mas tristeza é singular.
CopiarCompartilhar
Mudanças da vida Tati BernardiSó que aí eu acabei mudando. E foi mudança aos poucos, porque até hoje me dou conta de coisas minhas que já não estão mais lá e, quem roubou, eu jamais vou saber. O sorriso mudou e a vontade de sorrir pra qualquer pessoa também, graças a Deus. Foi por sorrir tanto de graça que eu paguei tão caro por todas as coisas que me aconteceram. Às vezes me pego olhando ao meu redor e vendo tanta menina parecida comigo. Tanto sentimento gritando de bocas caladas e escorrendo de peles secas. Tanta coisa acontece com a gente. Tanta gente passa pela gente, mas tão pouca gente realmente fica. E eu sei que, talvez, eu tivesse que ficar triste. Talvez eu tivesse que continuar secando lágrimas, abraçando o vento e rindo no vácuo, mas o fato é que eu não consigo. Eu não consigo mais ser triste só para mostrar que um dia eu fui - ou achei que tivesse sido - feliz. Aprendi com os meus próprios erros que sofrer não torna mais poético, chorar não deixa mais aliviado e implorar não traz ninguém de volta. Aprendi também que por mais que você queria muito alguém, ninguém vale tanto a pena a ponto de você deixar de se querer. Eu que gritei para tantas pessoas ficarem, hoje só quero mesmo é que elas sumam de uma vez por todas. E em silêncio, que é pra ninguém ter porque se lamentar.
CopiarCompartilhar
Maior tesouro Elisa BarlettiMuito melhor ser você mesmo, com todos os seus defeitos, suas manias, sua aparência, até mesmo suas doenças e desafetos do que ser algo que não seja real. A mentira nasce com a data de morte tatuada no peito. Já a verdade tem a força da sinceridade e o que você é nunca ninguém vai te tirar. É seu maior tesouro.
Aprenda a bela e essencial arte de ser você mesmo
CopiarCompartilhar
Eu preciso de você sim Léo LuzAnna, há algumas semanas eu escrevi que não precisava de você. Mas como a capacidade de admitir que cometeu um erro é a virtude dos sábios, e a modéstia passa longe, eu admito: eu estava errado. Eu preciso de você sim. Só perceba que precisar não significa ser dependente. Eu preciso comer legumes – o que eu solenemente não faço há trinta e cinco anos. Eu preciso beber mais água e comer menos fritura, tampouco faço nenhuma das duas coisas. A gente precisa do que nos faz bem, e eu preciso de você. Eu preciso de você pra me acalmar quando eu estiver agitado, e pra me agitar quando eu estiver calmo demais. Eu preciso ouvir a sua voz irritada com o mundo inteiro me falando, no telefone, “tô com saudade, quero te ver logo”, como se eu fosse um oásis no mar de problemas e chatices da sua vida. Eu preciso de você pra cuidar dos problemas que eu não tenho e invento, eu preciso ouvir que você quer que eu cuide de você, que eu não me afaste. Eu preciso da sua calma pra fazer ficar tudo bem um minuto depois de termos uma discussão. Eu preciso da sua mão no meu cabelo, mesmo sabendo que você está doida pra falar que meu cabelo tá uma merda. Eu preciso te ouvir dizer que gosta de mim, que me adora, porque eu sei o quanto significa pra você dizer isso. Eu preciso de você dizendo que quer dormir na minha casa só pra ganhar cafuné. Eu preciso muito de você dizendo que não quer fazer mais nada, só ficar comigo. Às vezes eu realmente preciso que nós não façamos nada e só fiquemos um com o outro. Eu preciso do seu carinho, do seu sorriso bobo quando você passa horas falando apaixonadamente sobre teatro e só percebe depois que eu estava o tempo todo sorrindo, te achando linda e admirando a sua paixão. Aí, nessa hora, eu preciso do seu sorriso abaixando a cabeça e olhando de soslaio pra baixo. (...) Eu não como verdura, não bebo água o suficiente, não levo agasalho quando tá frio. Não dirijo com cautela, não escovo os dentes cinco vezes por dia, não bebo menos refrigerante. Eu não ando de bicicleta, não faço exercícios e vejo TV de perto. Mas de você eu preciso de verdade. Mesmo tentando me obrigar a comer verdura, a dirigir com cuidado, a andar de bicicleta e a fazer exercícios.
CopiarCompartilhar
Para acabar o amor Tati BernardiAí eu tomo um banho bem quente, pra te espantar da minha pele. E canto bem alto, pra te espantar da minha alma. E escovo minha língua bem forte, pra separar seu gosto do meu. E quase vomito, pra parir você do meu fígado. E tento ser prática e parar de suspirar. E tento abrir a geladeira sem me perguntar o que eu poderia comprar pra te agradar. E tento me vestir sem carregar a esperança de esbarrar com você por aí. E tento ouvir uma música sem lembrar que você gosta de se esfregar de lado em mim. E tento colocar uma simples calcinha e não uma bala perdida pronta pra acertar você. E tento ser só eu, simplesmente eu, novamente, sem esse morador pentelho que resolveu acampar em mim. E nada disso adianta. E o esforço pra não fazer nada disso já é fazer tudo isso.
CopiarCompartilhar
Caras de Amor Marina MelzPalavras são ofícios. Por mais bonitas – e até rimadas, veja! – que sejam, sempre é possível que já tenham sido ditas em momentos de outros casais. Não há como exigir exclusividade de um apelido carinhoso, de um verso sobre aquele silêncio em frente ao mar. Mas as caras de amor são únicas. Ninguém tem aquela cicatriz ou aquele jeito charmoso de fechar mais um olho do que o outro. O mundo pode ter sete bilhões de pessoas, mas nenhuma delas faz aquela expressão com os lábios carnudos exigindo um grito de prazer. (...) Cartas de amor são escritas em papel de inspiração. Caras de amor são escritas na carne que não aguenta de prazer. Se contorce porque transborda. Não confie em cartas de amor. Qualquer um pode ter redigido aquelas palavras, mesmo que escritas a próprio punho. (...) As caras de amor são demonstrações espontâneas, carnais e muitas vezes incontroláveis. Não há rascunho nem razão. Já nas cartas, cada vírgula pode ter sido planejada para despertar uma dúvida ou certeza, as rimas para serem ricas ou pobres. As cartas podem ser rasgadas num momento de ódio, já as caras não serão esquecidas nem no desamor. Cartas de amor duram pra sempre, mas são passageiras. Caras de amor são eternas, mesmo que durem um segundo.
CopiarCompartilhar
Não era amor... Martha MedeirosSe não era amor, era da mesma família. Pois sobrou o que sobra dos corações abandonados. A carência. A saudade. A mágoa. Um quase desespero, uma espécie de avião em queda que a gente sabe que vai se estabilizar, só não se sabe se vai ser antes ou depois de se chocar contra o solo. Eu não amei aquele cara. Eu tenho certeza que não. Eu amei a mim mesma naquela verdade inventada.
Saiba como se superar para não guardar mágoas, mas sim amor
CopiarCompartilhar