Tiradentes
Líder de umas das mais importantes revoltas da história brasileira, a Inconfidência Mineira, Tiradentes marcou a história do país! Celebrado em 21/04, dia em que foi executado, Joaquim José da Silva Xavier se tornou mártir e símbolo de luta e resistência! Embora tenha sido executado em 1792, foi apenas em 1992, duzentos anos depois, que Tiradentes foi oficialmente reconhecido como um dos heróis da pátria! Sua alcunha "Tiradentes" se deu em função de um de seus tantos ofícios: dentista! No entanto Tiradentes era também comerciante, minerador, tropeiro, militar e, claro, ativista político! Conheça sua história e influência política!
De onde vem o apelido “Tiradentes”?O líder da Inconfidência mineira teve diversas ocupações, mas sua profissão original foi de tropeiro. Além dela, também exerceu atividades como minerador, militar, comerciante, ativista político, médico prático e dentista. Ele ficou conhecido pelo seu domínio em arrancar e colocar dentes produzidos por ele próprio, e assim rendeu o apelido como Tiradentes.
CopiarCompartilhar
Origem de um heróiNascido na vila de São José Del Rei, nomeada anos mais tarde como Tiradentes, em sua homenagem, o líder e ótimo orador, Joaquim José da Silva Xavier, juntou-se aos integrantes aristocratas mineiros com objetivo de mudar o Brasil e libertar os povos que aqui habitavam naquela época.
Celebre também o Dia do Policial Civil e Militar
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarConheça todas as datas comemorativas do dia 21 de abril
Outros famosos que nasceram no dia 12 de novembro
Como a história não foi esquecida?Na época, como o Brasil não era um país livre e os portugueses massacravam qualquer tipo de rebelião, então somente os republicanos, em grupos pequenos e discretos, comemoravam esta data. Depois, somente quando a independência foi conquistada é que a data passou a ser comemorada nacionalmente.
CopiarCompartilhar
Em busca de liberdadeUm herói nacional que lutou pela independência do Brasil e morreu de forma trágica, em praça pública, enforcado pelas tropas portuguesas. Em busca de liberdade, Tiradentes teve seu fim, mas jamais foi esquecido pelo povo que, em 9 de dezembro de 1965, teve sua devida homenagem anos depois de sua morte, sendo proclamado como Patrono Cívico da Nação Brasileira e dedicando o dia 21 de abril – dia de sua morte -, um feriado nacional e deveras importante.
Aproveite, viva e usufrua da liberdade enquanto puder!
CopiarCompartilhar
Uma terra de extraçãoMinas Gerais era conhecida pelas suas belezas naturais, ouro e pedras preciosas. Por isso os portugueses não perderam tempo e, além da extração dessas belezas, ainda cobravam altos impostos por lá, o que gerou uma revolta e desejo de mudança, começando assim um movimento chamado de Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes.
CopiarCompartilhar
Crueldade sem tamanho!As partes do corpo de Tiradentes foram espalhadas pela cidade, como forma de humilhação, punição e aviso aos demais manifestantes, e sua cabeça foi erguida em um poste na Vila Rica – atual Ouro Preto.
Conheça mais sobre a cidade de Ouro Preto
CopiarCompartilhar
O escolhidoDentre os bravos que faziam parte da aristocracia mineira, haviam advogados e poetas, mas nenhum com tal poder de comunicação e liderança como Tirantes. Foi por esse motivo que o nomearam como o líder da Inconfidência mineira.
CopiarCompartilhar
Olho por olho e dente por denteTraído por Joaquim Silvério, companheiro que devia dinheiro ao rei, Tiradentes foi entregue com seu plano em troca do perdão de sua dívida. Sua atitude covarde fez com que 34 ativistas fossem presos, 11 condenados à morte e Tiradentes enforcado.
Acompanhe frases sobre traição
CopiarCompartilhar
A cidade de Ouro PretoEm busca de mudanças, Tiradentes caminhou para a morte, mas também consagrou sua honra perante Minas Gerais, que no ano de 1867 ergueu um monumento na cidade de Ouro Preto para homenageá-lo.
CopiarCompartilhar
Dia de derramaNaquela época os impostos eram chamados de derrama, e como Tiradentes e seus companheiros estavam saturados com a exploração sofrida no Brasil, tinham como plano fazer um protesto no dia da cobrança e prender o governador, que na ocasião era o Visconde de Barbacena.
Confira os maiores fatos históricos de abril
CopiarCompartilhar