Vidas negras importam
Todas as pessoas são diferentes umas das outras. Algumas são mais ricas, outras são mais pobres. Algumas são mulheres, outras são homens. Há as que são pretas, as que são brancas, as que são amarelas, as que são indígenas e tantas outras. Essas diferenças não deveriam importar na hora de respeitar os direitos humanos, mas não é difícil reparar que as pessoas pretas e pobres sempre são as primeiras a terem seus direitos limitados. Agressões e assassinatos estarão associados às pessoas pretas até quando? Vidas negras importam e precisam de atenção. Informe-se sobre a importância dessa luta e entenda o que está por trás desse movimento tão urgente.
Compartilhe o amor por todas as pessoas ao som dessa playlist!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Violência contra homens negrosA violência contra jovens negros é um dos principais problemas do racismo. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um homem negro é assassinado no Brasil a cada 23 minutos.
Mensagens para o Dia da Consciência Negra
CopiarCompartilhar
Jovens negros se matam cada vez maisA saúde mental de pessoas negras também está bem abalada por causa dos desdobramentos do racismo. A cada dez jovens que tiraram a própria vida, seis são afrodescendentes, de acordo com uma pesquisa encabeçada pelo Ministério da Saúde e da Universidade de Brasília.
CopiarCompartilhar
Feminicídio tem a maioria de vítimas negrasO feminicídio, crime praticado contra mulheres, tem um número de registro cada vez maior no país. 68,8% das mulheres que foram vítimas de feminicídio são negras, segundo um relatório do Ministério da Justiça. O levantamento também expõe que a maioria dos casos foi praticado por pessoas próximas às vítimas, como marido e pai.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Abolição para quem?A abolição da escravatura foi decretada no Brasil em 13 de maio de 1888. Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, que declara, na teoria, o fim da escravidão no país. Só que, na prática, as coisas não mudaram tanto e pessoas afrodescendentes ainda eram tratadas como mercadoria.
CopiarCompartilhar
Ensino superiorO sonho de entrar na universidade está presente na vida de muitos jovens, mas são poucos os que conseguem tirar o desejo do papel e colocá-lo em prática. De acordo com uma pesquisa do IBGE, realizada em 2015, entre jovens negros de 18 a 24 anos, somente 12,8% conseguiu entrar na universidade. Em relação ao levantamento de 2005, a porcentagem dobrou, já que na época apenas 5,5% desse grupo estava na universidade, entretanto ainda é um número bem baixo.
Reflita sobre as mensagens contra o racismo!
CopiarCompartilhar
Sexualização da mulher negra“Meu corpo, minhas regras”. Esta é uma das frases que encabeçam a ideologia do movimento feminista. Para as mulheres negras, o desafio é ainda maior, já que elas são as maiores vítimas de casos de estupro no Brasil. A vulnerabilidade física está presente na vida desse grupo desde o período da escravidão.
CopiarCompartilhar
Oportunidade de trabalhoDe acordo com um levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho, os profissionais negros estão mais expostos ao assédio moral no ambiente de trabalho. Um problema tão grave como esse é o fato de que afrodescendentes têm grandes dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, já que o racismo os impedem de ocupar esse tipo de espaço.
Conheça os negros mais influentes da história
CopiarCompartilhar
Falta de representatividade é exemplo de racismoO racismo nem sempre é escancarado. Prova disso é a falta de representatividade na mídia. O problema pode provocar distúrbios psicológicos em gerações de pessoas negras. Não se ver na novela, na capa da revista ou na bancada do jornal pode gerar baixa autoestima patológica.
Vamos lutar juntos contra o racismo! Confira as mensagens
CopiarCompartilhar
Racismo não é brincadeira, é crimeHá 29 anos, no Brasil, foi criada uma lei para punir praticas preconceituosas ligadas à raça, então o racismo se tornou crime. A medida judicial é uma maneira de informar que racismo é crime. Ou seja, insultar alguém por causa de sua etnia não é uma brincadeira ou expressão de opinião.
CopiarCompartilhar
Seja antirracistaMuitos já sofreram racismo, mas ninguém admite que é racista. A conta não fecha, não é? Mas tem uma opção que todo mundo pode ser e não ter medo nenhum de admitir: antirracista. Se você não sabe o que fazer, a dica é simples: tome atitudes para evitar o racismo ou diminuir a destruição que ele provoca. Vale contratar mais profissionais negros, consumir produtos de empresários negros, reconhecer seus privilégios, ouvir os problemas das pessoas oprimidas e por aí vai!
SOMOS UM: mensagens sobre igualdade racial!
CopiarCompartilhar
O que é o Movimento Vidas Negras Importam?O movimento Black Lives Matter (em português, Vidas Negras Importam) surgiu da necessidade de cessar a violência contra a juventude negra no mundo. A iniciativa tenta dialogar com sociedade, representantes públicos, Justiça, setor privado e movimentos sociais para encontrar soluções práticas para solucionar o problema.
CopiarCompartilhar