Coisas que somente os zeladores entendem
Zeladores são verdadeiros anjos da guarda em prédios, escolas e condomínios. Responsáveis pela supervisão e bom funcionamento do prédio, esses profissionais sabem de tudo o que se passa nesses espaços e estão sempre disponíveis para resolver qualquer problema que apareça. Eles têm muitas responsabilidades e são indispensáveis. A rotina deles não é nada fácil, mas você pode saber um pouco mais sobre ela! Conheça aqui uma série de coisas que todo zelador vive, e que só eles entendem. A importância do trabalho do zelador não pode ser esquecida: leia e lembre-se de agradecer o zelador do seu prédio por tudo!
MultitarefasTodo zelador é um pouco faz tudo. Como precisa estar por dentro de tudo o que todas as equipes trabalhando no prédio fazem, além de estar disponível para oferecer assistência aos moradores, o zelador acaba tendo noções básicas sobre tudo que acontece num condomínio. Ou seja, se alguém precisar de um quebra-galho, geralmente o zelador vai ser uma boa opção.
CopiarCompartilhar
Prevenção de problemasHá uma série de problemas que podem acontecer num condomínio, e os moradores nunca ficam sabendo, graças aos cuidados do zelador que sempre está supervisionando tudo. Questões hidráulicas e elétricas fariam um prédio inteiro parar, mas o zelador entra em ação na hora certa e encontra os profissionais certos para resolver os problemas antes mesmo que alguém saiba que ele aconteceu.
CopiarCompartilhar
Guardar nomes e rostosCada condômino espera do zelador um tratamento personalizado, já que é ele quem cuida do prédio e resolve questões relevantes a todos os moradores. Por isso, o zelador tem que ser bom de memória! Ele deve conhecer a todos por nome e rosto, senão alguém vai acabar se sentindo injustiçado, achando que o zelador não gosta dele...
Conheça as profissões do futuro
CopiarCompartilhar
Coordenar diferentes equipesA equipe da limpeza, os porteiros, os seguranças, equipes de manutenção, todos eles estão sob a supervisão do zelador. Isso significa que é o zelador que coordena horários, folgas, exigências. Tem sempre alguém no ouvido dele, perguntando ou explicando algo. Haja capacidade de organização!
CopiarCompartilhar
PonteO zelador é uma ponte entre os moradores, o síndico e a administradora do condomínio. Muitos moradores chegam a ele com críticas ou comentários que precisam chegar aos ouvidos do síndico. E, no caminho inverso, é o zelador que comunica respostas e resoluções aos condôminos. Zelador também tem seu lado de mediador.
CopiarCompartilhar
Assistente pessoal não!Tanto em edifícios residenciais quanto nos comerciais, o zelador pode ajudar os moradores e trabalhadores com várias pequenas tarefas. Só que nem todo mundo entende que isso não faz dele um assistente pessoal. Quem quer atenção exclusiva do zelador pode atrapalhar muito, pois tira a atenção dele de coisas importantes que acontecem em outros lugares no prédio.
Saiba como evitar hábitos irritantes no trabalho
CopiarCompartilhar
Bom dia ignoradoO zelador tem a obrigação de ser educado e cumprimentar todas as pessoas com quem lida num prédio. Porém, muitas vezes, por pressa ou desatenção (ou até falta de educação de certas pessoas), o bom dia do zelador é ignorado. Nessa hora é preciso manter o espírito positivo e não levar a questão para o lado pessoal. E cumprimentar a próxima pessoa que vem!
CopiarCompartilhar
Na escolaZeladores de escolas podem se estressar bastante com os estudantes, jovens cheios de energia que não conseguem ficar parados e volta e meia quebram uma regra ou outra. Mas eles também se divertem muito com a molecada que, apesar de aprontar, é muito esperta e sempre reconhece e agradece o trabalho do zelador.
CopiarCompartilhar
Resposta rápidaNo caso de qualquer emergência no prédio, o zelador é responsável por contatar a polícia ou os bombeiros. Nessa hora, ele não precisa apenas agir depressa, mas também deve acalmar funcionários ou moradores que estejam nervosos. Poucas pessoas são capazes de manter a calma durante uma crise tão bem quanto os zeladores.
Leia algumas dicas sobre o que não se deve falar no trabalho
CopiarCompartilhar
Manual de instruçõesA maioria das pessoas nunca lê o manual de instruções dos produtos que compra - mesmo que volta e meia acabe tendo dor de cabeça por causa disso. Mas com o zelador não tem essa: todo produto e equipamento utilizado no prédio passam pela supervisão dele, então ele precisa ler o manual, para entender o correto funcionamento, as recomendações de segurança e saber como funciona a manutenção. É uma tarefa monótona, mas crucial!
CopiarCompartilhar
Crianças bagunçando no elevadorNa hora da brincadeira, as crianças veem o zelador como chato. Afinal, é ele que não deixa elas subirem molhadas da piscina no elevador social, ou que dá bronca quando elas apertam todos os botões do elevador ou ficam segurando a porta aberta num andar para ficarem conversando com os amigos. Mas o zelador bem sabe que quando há problema nos elevadores, o prédio inteiro sofre. Chato não, responsável!
CopiarCompartilhar
Bagunça nas áreas comunsNão são só às crianças que precisam levar um puxão de orelha do zelador. Adultos às vezes também não respeitam as regras de ordem boa convivência do prédio. Os síndicos costumam passar recomendações e pedidos a todos os moradores, mas o zelador, quando vê algo acontecendo, precisa falar diretamente com a pessoa para tentar consertar a situação.
Compartilhe doze dicas de ideias para se encontrar na carreira
CopiarCompartilhar
Trabalho reconhecidoReceber o reconhecimento dos moradores por seu trabalho bem feito é uma alegria que todo zelador já sentiu. Eles nem sempre chegam a ele com problemas, muitas vezes um morador procura o zelador simplesmente para agradecer por tudo de bom que ele tem feito no prédio. Impossível ficar estressado depois de ouvir isso!
CopiarCompartilhar
DesvalorizaçãoO inverso do reconhecimento infelizmente também acontece. Há gente que pensa que o zelador não tem tanto trabalho assim, pois supervisionar é fácil. E lá vai o zelador ter que explicar que, sem a supervisão correta, nada funciona! Para gente assim, tenta passar uma semana num prédio sem zelador...
Aprenda a conciliar trabalho e estudo
CopiarCompartilhar
Missão cumpridaApesar de todo o trabalho e estresse, só o zelador entende como é bom ver o prédio funcionando plenamente. Quando tudo está organizado, os funcionários trabalham em sintonia e os moradores têm suas necessidades atendidas. Terminar o expediente com a sensação de missão cumprida é uma satisfação sem igual.
CopiarCompartilhar