Como regar plantas
Ter plantas em casa é fundamental para trazer positividade e alegria em todos os cômodos! Mas também requer alguns cuidados diferentes para cada uma delas devido às necessidades diferentes de luz, ambiente, nutrientes, umidade e não se esqueça do vaso que também é muito importante! Para isso é necessário sempre ficar atento à cada sinal para identificar algum problema: mudanças de cores nas folhas para ver se estão saudáveis, se o local está fazendo bem sem excesso de calor e iluminação. Veja algumas das mais importantes dicas que separamos para ajudar você a cultivar as mais lindas plantas dentro de casa!
Horários corretos para regar as plantasAs plantas devem ser regadas nas primeiras horas da manhã e após às 15h da tarde, atentando-se para não regá-las em dias muito quentes, por causa da rápida absorção ou à noite, pois as folhas demoram mais para secar.
CopiarCompartilhar
Horário proibidoNunca devemos regar as plantas à noite porque a sua absorção é mais lenta, podendo demorar a secar, e dessa forma, gerar fungos que causam o apodrecimento da raiz.
Confira frases sobre amar a natureza
CopiarCompartilhar
O segredo para regarO toque na superfície da terra para perceber se está úmida, encharcada ou seca. A quantidade necessária, de acordo com o tamanho do vaso e da planta, observando as raízes para não ficarem mergulhadas na água. A temperatura da água é fundamental, água muito fria causa stress na planta durante o inverno. Temperatura ambiente é a mais adequada.
CopiarCompartilhar
Cuidados com as plantasA água é fundamental para que as plantas se alimentem, e assim, realizem a fotossíntese. A perda de água da planta depende do clima, portanto deve-se observar a terra, mexendo com palito para ver como está sua superfície. Se estiverem secas, regá-las até ficarem úmidas.
Ouça os astros pelas plantas com o Horoscopo das flores
CopiarCompartilhar
Como regar as plantasA regra geral para regar as plantas é sempre evitar encharcar a terra, pois o excesso de água pode causar o aumento de fungos e doenças. O ideal é regar lentamente, observando se a água demora para entrar na terra ou escorre no fundo do vaso.
CopiarCompartilhar
As folhas das plantasNem todas as plantas podem ter as folhas molhadas, visto que algumas possuem folhas sensíveis e, de modo geral, as folhas não precisam ser molhadas. Folhas secas reduzem a chance de doenças e fungos.
Desabroche sua felicidade com frases de flores
CopiarCompartilhar
Vai viajar... e as plantas?Os preparativos para uma viagem exigem uma rotina mais agitada, porém não devemos nos esquecer dos cuidados com as plantas: o primeiro erro é regar em excesso, pois isso não garante que elas estarão protegidas. Uma dica: usar folhas de jornal úmidas por cima do vaso e ao redor das plantas para proteger e manter a terra úmida.
CopiarCompartilhar
Sinais das plantasAs plantas são seres vivos que “conversam” conosco e emitem sinais: se for velha, estava indo bem e de repente ficou mal, pode ser por causa de insetos e deficiência de nutrientes. Se for nova, pode ser má adaptação do local onde está.
Conheça Holambra, a cidade das flores
CopiarCompartilhar
Tripé das plantasAs plantas precisam de luz, água e nutrientes. Para saber se elas estão saudáveis, deve ser bom observador, principalmente das folhas para conseguir identificar eventuais problemas.
CopiarCompartilhar
Aparência das plantasAs folhas das plantas podem informar alguns problemas que estejam passando, como por exemplo, folhas murchas e pálidas (por falta de água, excesso de luz e calor); folhas amareladas (por falta de Nitrogênio); folhas arroxeadas (por falta de fósforo); folhas com bordas amareladas e esburacadas (por falta de Potássio); folhas roídas (infestação de insetos).
CopiarCompartilhar