Coisas que não nos ensinam sobre dinheiro
O dinheiro move o mundo e é responsável por adquirirmos desde nossas necessidades mais básicas até bens que tornam a vida mais confortável. Casa, carro, comida, escola, energia, água e até mesmo a internet dependem do nosso dinheiro, por isso é tão importante aprender a lidar da melhor forma com ele. Se ninguém te ensinou como cuidar da sua vida financeira, aqui estão dicas valiosas! Saiba mais sobre como gastar com segurança, escolher seu banco, lidar com os juros, as melhores formas de investir e muito mais! Desvende essas coisas que não nos ensinam sobre dinheiro e dê o primeiro passo rumo a uma vida financeira mais estável.
Organize seus gastos essenciaisGastos essenciais são os gastos previstos todos os meses, dos quais não podemos abrir mão: aluguel, parcela da casa, contas de água, energia e internet, parcelas de carro e custo médio com alimentação. Como esses gastos são fixos, é possível calcular o valor aproximado destinado a cada um deles por mês. A dica é reservar esse dinheiro comprometido e planejar seu orçamento apenas com o restante dos seus recebimentos livres.
CopiarCompartilhar
Construa um hábitoMuitas pessoas acreditam que para começar a poupar é preciso receber grandes quantidades de dinheiro, mas não é bem assim. Você pode começar a investir seu dinheiro desde já. Analise seu salário, suas necessidades básicas de gastos e suas prioridades. Ninguém começa do topo, crie esse hábito e aprenda a poupar com base na sua realidade.
10 importantes reflexões sobre o dinheiro: questione-se
CopiarCompartilhar
Cuidado com as parcelasParcelar grandes compras é um hábito da maior parte das pessoas e não existe problemas quando feito de maneira planejada. O truque é parcelar apenas o necessário e sempre se atentar às datas de vencimento das parcelas, já deixando o valor separado para esse fim. Nossa dica é sempre repassar seu orçamento mensal, lançando seus recebimentos e o valor já comprometido pelas parcelas do cartão.
CopiarCompartilhar
Fuja dos jurosOs juros podem aparecer de duas formas: na parcela de compras e como uma remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Seus valores são medidos em porcentagem, por isso, fique atento. Os números baixos podem causar uma falsa sensação de que pouco dinheiro será destinado aos juros, mas não é bem assim. Calcule sempre o valor do juros de suas compras e empréstimos. Colocando-os na ponta do lápis fica mais fácil avaliar o custo-benefício.
Saiba como ganhar dinheiro com a internet
CopiarCompartilhar
Escolha seu banco com sabedoriaEscolher um banco para abrir sua conta é uma decisão importante que precisa ser avaliada com calma. Leve em consideração o tipo de conta que pretende abrir, as taxas de serviço, tarifas e benefícios incluídos na abertura da conta. Depois compare cada banco com seu perfil financeiro e escolha qual possui mais vantagens para você.
CopiarCompartilhar
De olho na estabilidadePode não parecer, mas é comum contarmos com um dinheiro sem ter certeza de que ele realmente seja nosso. Se você trabalha em um serviço que não fornece garantias, como o seguro-desemprego, comprar com parcelamentos longos contando com uma renda fixa pode ser um problema. Quando realizar novas aquisições, avalie a estabilidade da sua vida financeira e pondere, essa simples ação pode evitar grandes problemas no futuro.
Descubra maneiras fáceis de guardar dinheiro
CopiarCompartilhar
Invista em educaçãoNossa vida financeira tem ligação direta com o quanto investimos em educação e formação. Quanto mais cursos e aprimoramentos você possui, maior deve ser o seu salário. Gastar com educação hoje é investir no seu futuro pessoal e financeiro. Por que não destinar parte da sua renda para esse investimento a longo prazo?
CopiarCompartilhar
Foco nos cuponsApesar de não serem tão comuns no Brasil, os cupons podem oferecer um custo-benefício e tanto na sua vida. Aplicativos de comida, serviços e até mesmo os sites com os quais já estamos acostumados possuem cupons de desconto. Procure nos sites especializados em cupons e invista nessa prática econômica.
Aprenda a usar o Instagram como fonte de renda
CopiarCompartilhar
Pesquise antes de comprarO primeiro passo para realizar uma compra é avaliar a necessidade de obter esse produto ou serviço. Após a decisão, vêm a etapa mais importante: pesquisa. Produtos e serviços normalmente não possuem um valor fixo, sendo assim, cada empresa pode fornecer o mesmo produto por diferentes valores. Antes de comprar, separe um tempo para buscar a fundo qual a maior vantagem para o seu bolso!
CopiarCompartilhar
Lista de comprasQuando vamos ao mercado é comum fazer listas com as principais necessidades para não perder o foco na hora de comprar. Porque não aderir a essa prática em todas as suas compras, independentemente do nicho? Faça uma lista de necessidades e prioridades todos os meses, assim você evita comprar coisas das quais não precisa, economizando seu dinheiro.
CopiarCompartilhar