Porque homens ocupam melhores cargos de trabalho do que mulheres
Ainda que as mulheres tenham conquistado o direito de trabalhar há muito tempo, o mercado não as vê como profissionais tão competentes quanto os homens. Nas mensagens a seguir, dados e possíveis explicações sobre esse cenário vão te ajudar a entender o porquê disso!
Os números comprovamUm relatório divulgado pelo IBGE em 2017 mostrou que, embora as mulheres representem 43,8% de todos os trabalhadores brasileiros, somente 37% dos cargos de chefias (direção e gerência) são ocupados por elas. Em grandes empresas, a situação é ainda mais preocupante: 10% dos comitês executivos no Brasil são compostos por mulheres.
CopiarCompartilhar
Casos de assédioEm 2018, o Ministério Público do Trabalho divulgou que entre 2007 e 2017, 168.965 denúncias foram feitas por mulheres no ambiente de trabalho. Quase 26% dessas denúncias eram relacionadas a casos de discriminação e assédio. O preconceito racial e o machismo são questões que dificultam a ascensão de mulheres em empresas, visto que são tomadas por objetos ou como subservientes.
Listamos 15 atitudes que as mulheres não tomam com receio de assédio. Veja!
CopiarCompartilhar
Diferença salarialOutro fator que amplia a diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho é a diferença salarial entre ambos. Essa é uma evidência de que os cargos que as mulheres ocupam são menos especializados e também menos remunerados. Em cargos de baixa especialização, as mulheres recebem 76% dos salários dos homens. Em cargos de chefia, o valor cai para 68%.
CopiarCompartilhar
Desigualdade de gêneroA desigualdade de gênero começa quando as diferenças entre homens e mulheres passam a ser um fator determinante na forma como a sociedade irá tratar cada um dos gêneros. Homens e mulheres são diferentes uns dos outros, mas isso não deveria significar que os homens devem ser tratados de uma forma melhor do que as mulheres são tratadas.
Aprenda a perceber o comportamento machista. Veja nossas dicas!
CopiarCompartilhar
Estereótipos femininosA dificuldade de uma mulher atingir um cargo de chefia no mercado de trabalho se dá pela permanência de estereótipos sobre mulheres. Acredita-se que as mulheres são frágeis e emotivas. Imaginam que todas as mulheres querem ter filhos e que, tendo filhos, trarão prejuízos para a empresa. Essas mentiras impedem que os empregadores reconheçam o potencial das mulheres.
CopiarCompartilhar
Não basta estar nos espaçosUma mulher negra ou uma mulher branca, quando ocupam espaços de poder, como a chefia de uma empresa, causam estranhamento. É como se elas estivessem em um lugar que não lhes pertence. São assediadas, desrespeitadas, discriminadas. Ocupar uma posição de poder também não é um sinal de que a desigualdade de gênero acabou.
Veja aqui 12 filmes sobre o direito das mulheres. Prepare a pipoca!
CopiarCompartilhar
Não são mandonas, nem arrogantesAs mulheres que ocupam cargos de chefia, assim como os homens, muitas vezes assumem uma postura assertiva, centrada e direta. Como esse tipo de comportamento é esperado somente dos homens, a supressão da delicadeza e da fragilidade de uma mulher em um cargo de chefia automaticamente a colocam como uma pessoa mandona e arrogante. Na verdade, ela só está fazendo o seu trabalho.
CopiarCompartilhar
Diferenças de oportunidadesOs estereótipos sobre mulheres, e também sobre os homens (de que são competentes, capazes e bons líderes), provocam diferenças de oportunidades no trabalho para esses dois tipos de pessoas. Sem a chance de mostrar o bom trabalho que executam, as mulheres estão fadadas a perder os cargos que sequer conquistaram.
Somos Guerreiras: Veja frases de mulheres e profissões!
CopiarCompartilhar
Um problema estruturalO problema da desigualdade se estende entre a maioria das empresas porque o machismo e o racismo são problemas estruturais da sociedade. Isso significa que a sociedade se baseia em um regime que diminui e exclui mulheres negras e mulheres brancas, como se essa fosse a única regra a seguir.
CopiarCompartilhar
Programas de inclusãoUma forma de combater esse tipo de problema é pelo incentivo às cotas no mercado de trabalho. Seria obrigatório que uma porcentagem dos melhores cargos de uma empresa fosse ocupado por mulheres, de forma que elas tivessem ao menos a oportunidade de mostrar que são capazes de desenvolver qualquer tarefa, como qualquer homem.
Confira aqui frases sobre as mulheres da atualidade!
CopiarCompartilhar