Curiosidades sobre a Rússia
Você conhece bem o país sede da Copa de 2018? Se a resposta for "não", a partir de agora você vai ficar totalmente por dentro do que acontece por lá, dos hábitos, dos costumes e até da religiosidade que se faz presente. Aprender novas culturas é alimentar a alma.
Calçados na RússiaA população russa tem o costume de entrar descalça em casa, utilizando apenas o sapato específico, chamado de tapochki. Isso acontece por conta do inverno e da poluição no país. Dessa forma, contribuem para a limpeza da residência. Além de ser comum o uso de pantufas, inclusive as crianças utilizam até mesmo nas escolas.
CopiarCompartilhar
Culinária russaA culinária russa é bem variada! Alguns dos pratos mais famosos são: bórsch (sopa vermelha), blini (panquecas), pelmeni (massa com carne picada) e o conhecido strogonov.
CopiarCompartilhar
SuperstiçõesOs russos são supersticiosos, acreditam que o gato preto é sinal de azar e que quebrar um espelho traz sete anos de má sorte, costumam bater três vezes na madeira quando acham que algo de ruim vai acontecer e as mulheres não sentam na ponta da mesa, pois acreditam que não se casarão.
CopiarCompartilhar
Pontos turísticosOs pontos turísticos mais visitados do país são: Catedral de São Basílio, com mais de 450 anos, e Teatro Bolshoi, ambos em Moscou, Shopping Gum, Praça Vermelha, o Museu Hermitage que fica em São Petersburgo, a fortaleza de São Pedro e São Paulo, Summer Garden, Kremlin de Moscovo, o Lago Baikal na Sibéria e o Monte Elbrus na Cordilheira do Cáucaso.
CopiarCompartilhar
10 dias de feriadoOs russos consideram feriado nacional os 10 dias após o Ano Novo, sendo assim, ninguém trabalha nessa época do ano. É considerado o feriado mais importante do país e essa folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais dos trabalhadores.
CopiarCompartilhar
Natal em janeiroVocê sabia que o Natal na Rússia é comemorado no dia 7 de janeiro? Isso porque a população ainda segue o calendário dos tempos do Império Romano, o calendário juliano.
CopiarCompartilhar
Bebidas na RússiaAlém da vodca, café e cerveja, a população da Rússia consome muito chá. O chá preto puro é o mais famoso no país, além de ser comum consumir a bebida com leite.
CopiarCompartilhar
País mais extenso do mundoA Rússia é o país mais extenso do mundo e está presente em dois continentes: asiático e europeu. Por esse motivo, há onze fusos horários no território russo. Apesar do tamanho, possui a nona maior população do mundo.
CopiarCompartilhar
Costumes russosOs russos levam muito a sério a data de aniversário, não deseje adiantado, pois você estará desejando azar para a pessoa. As piadas ou brincadeiras sobre família não são bem vistas pela população. Evite demonstrar emoções excessivas e, principalmente, falar sobre política.
CopiarCompartilhar
Lago radioativoO lago Karachay, localizado na Rússia, é considerado o lago mais poluído do mundo, pois na época da União Soviética, ele era usado como local de despejo de lixo radioativo.
CopiarCompartilhar
Teatro BolshoiO teatro russo é um dos mais ricos do mundo! E um dos maiores símbolos é o Teatro Bolshoi, em Moscou, onde são apresentadas peças de teatro russas ou estrangeiras e até mesmo balé e ópera.
CopiarCompartilhar
Testemunhas de JeováAs atividades das Testemunhas de Jeová são consideradas crime no país. Se um fiel dessa religião for flagrado distribuindo algo, ele pode ser condenado em até 10 anos de prisão.
CopiarCompartilhar
Flores par ou ímparAo presentear alguém com flores, tenha atenção! De acordo com as tradições do país, um número par de flores deve ser levado apenas em velórios, funerais e cemitérios. Aniversários, casamentos ou encontros românticos devem ser com um número ímpar.
CopiarCompartilhar
ArtesanatoO artesanato russo é rico em detalhes, o objeto mais conhecido são as "matriochkas", bonecas camponesas em tamanhos crescentes, que se encaixam umas nas outras. São feitas de madeira, variando de 3 a 20 bonecas gordinhas.
CopiarCompartilhar
Aluguel de gatosHá agências especializadas em aluguel de gatos por alguns dias, isso porque o animal no país é visto como sinônimo de paz e tranquilidade. Sendo assim, os russos costumam alugar os animais, principalmente quando mudam para uma casa nova.
CopiarCompartilhar