Estados Brasileiros
Você sabia que as estrelas contidas na bandeira representam todos os estados brasileiros? Conheça cada um deles e veja o que o nosso país reserva nos quatro cantos de seu território!
Acre (AC) Capital: Rio BrancoO Acre está localizado no sudoeste da região Norte e divide suas fronteiras com o Amazonas, Rondônia, Bolívia e Peru. Tem como principais rios: Tarauacá, Muru, Embirá, Xapuri, Juruá, Rio Purus, Rio Acre.
A maior parte do Acre é formada por matas ainda intocáveis e protegidas. Sua economia é baseada no extrativismo e o principal meio de transporte da região são os barcos. Possui 686.652 habitantes.
CopiarCompartilhar
Roraima (RR) Capital: Boa VistaÉ o menos populoso dos estados brasileiros. Roraima é também o estado mais setentrional da região norte, tendo como limites a Venezuela ao norte e noroeste, Guiana a leste, Pará a sudeste e Amazonas a sudeste e oeste. A economia do estado se baseia na agricultura, na pecuária e no extrativismo. Roraima possui o menor PIB do Brasil, o que de certa forma se deve à grande parte de sua área que constitui território indígena ou de preservação ambiental. População: 391.317 habitantes.
CopiarCompartilhar
Santa Catarina (SC) Capital: Florianópolis"Floripa" tem como limites o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. A economia se baseia na indústria, no extrativismo e na pecuária. O estado é o maior exportador de frango do Brasil. Santa Catarina tem também um grande potencial turístico, atraindo visitantes das mais variadas procedências, sobretudo de São Paulo e dos países do Prata. A principal atração para os turistas são as belas praias da ilha de Santa Catarina, assim como os balneários de Camboriú, Laguna, Porto Belo e Itajaí. Outra atração é a famosa Oktoberfest, a festa da cerveja. O clima do estado é subtropical úmido mesotérmico e as quatro estações do ano são bem definidas, ao contrário do que ocorre na maioria do território brasileiro. Sua população é de 5.866.568 habitantes.
CopiarCompartilhar
São Paulo (SP) Capital: São PauloSão Paulo é o estado mais rico e mais populoso do Brasil, possuindo o maior parque industrial e a maior produção econômica da América do Sul. Situa-se na região Sudeste e tem como limites Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. A população de São Paulo é bastante diversificada, com grande descendência de imigrantes italianos e portugueses, assim como de outras correntes migratórias. Considera-se São Paulo como o "motor econômico" do Brasil, responsável por mais de 31% do PIB do país. Está também entre os que possuem o mais alto IDH. A economia do estado é diversificada, abrangendo as indústrias (metal-mecânica, têxtil, automobilística etc), o setor de serviços e o cultivo de laranja, cana de açúcar e café. População: 41.055.734 habitantes.
CopiarCompartilhar
Sergipe (SE) Capital: AracajúÉ o menor estado brasileiro em área. Situa-se na região Nordeste, tendo como limites Alagoas a noroeste, Oceano Atlântico a leste e Bahia ao sul e oeste. Sua economia se baseia no extrativismo (petróleo e gás natural), na agricultura (laranja, cana-de-açúcar, coco) e na pecuária. O clima do estado é tropical. Embora o nome oficial do estado seja Sergipe, as normas ortográficas da língua portuguesa dizem que a grafia correta é Serjipe, pois é uma palavra de origem tupi. População: 1.967.791 habitantes.
CopiarCompartilhar
Tocantins (TO) Capital: PalmasEstá localizado na região Norte e tem como limites o Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Pará. O estado apresenta características climáticas e físicas tanto da zona central do Brasil quanto da Amazônia. Foi criado pela Constituição de 1988, que determinou a divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Sua economia é baseada no comércio, na agricultura, na pecuária e criações. A população é de 1.305.728 habitantes.
CopiarCompartilhar
Rio Grande do Sul (RS) Capital: Porto AlegreO Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do país, é o maior e o mais populoso estado da região Sul. Seus limites são divididos com Santa Catarina, Uruguai e Argentina. É o quarto estado mais rico do país. É também o quinto mais populoso e o terceiro em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria. Além disso, o Rio Grande do Sul possui diversas opções de turismo. As praias do litoral norte, como Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado. A cidades de Gramado e Canela também são muito visitadas na época natalina. População: 10.978.587 habitantes.
CopiarCompartilhar
Rondônia (RO) Capital: Porto VelhoRondônia está localizada na região Norte e tem como limites o Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Acre. A economia de Rondônia é baseada na agricultura e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. O clima do estado é equatorial. Em 1956, com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, seu território passou a se chamar Território Federal de Rondônia, em homenagem ao militar e sertanista Marechal Rondon. População: 1.562.417 habitantes.
CopiarCompartilhar
Alagoas (AL) Capital: MaceióAlagoas é composto por 102 municípios. Está localizado a leste da região Nordeste. Divide suas fronteiras com Pernambuco, Sergipe e Bahia. O turismo é a atividade que mais cresce a região. Maceió é uma das cidades mais visitadas do país. Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária, extrativismo e indústrias.
Por muito tempo a agropecuária foi a principal fonte da economia do estado. Porém, hoje representa apenas 10% do total. A população está em torno de 3.015. 912 habitantes.
CopiarCompartilhar
Amapá (AP) Capital: MacapáEstá a nordeste da região Norte e tem como limites a Guiana Francesa, o Oceano Atlântico, o Pará e o Suriname. É o estado mais bem preservado do país. Ele mantém intacta quase a totalidade da floresta Amazônica que cobre 90% do seu território. O urbanismo toma 89% de toda a sua terra. A economia se concentra na extração da castanha-do-pará, da madeira e na mineração de manganês. Sua população chega a 615.715 habitantes.
CopiarCompartilhar
Ceará (CE) Capital: FortalezaO Ceará está localizado na região Nordeste e divide suas fronteiras com o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Possui grande movimento turístico e em sua economia destaca-se a atividade pecuária. Neste estado está localizado o Distrito Industrial de Maracanaú que é um importante complexo industrial. Outro grande ponto forte do Ceará é a mineração, o município de Santa Quitéria possui a maior reserva de urânio do Brasil.
CopiarCompartilhar
Distrito Federal (DF) Capital: BrasíliaO Estado que reúne os três poderes e a capital do Brasil: Brasília. O Distrito Federal é o menor território autônomo do Brasil. O estado não apresenta qualquer tipo de subordinação em relação ao seu vizinho, Goiás. É em Brasília que está localizado o Palácio do Planalto, casa da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O Distrito Federal possui 2.333.108 habitantes.
CopiarCompartilhar
Espírito Santo (ES) Capital: VitóriaO Espírito Santo possui 3.464.285 habitantes. Os nativos deste estado são conhecidos como Capixabas pelo resto do país. Faz divisa com a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente, Vitória é um importante porto de exportação de minério de ferro. Suas festas são conhecidas em todo o país como a Vital (carnaval fora de época, em novembro), a Festa da Polenta e o Festival de Arte e Música de Alegre. Houve um tempo, conhecido por poucos, em que o Espírito Santo foi anexado à Bahia, tendo portanto Salvador como capital.
CopiarCompartilhar
Goiás (GO) Capital: GoiâniaÉ o mais populoso da região centro-oeste (43% da população) e o mais central dos estados brasileiros. Goiás faz parte do planalto Central, sendo constituído por terras planas cuja altitude varia entre 200 e 1200 metros. A vegetação predominante é o cerrado.
A economia de Goiás se baseia na indústria (de mineração, alimentícia, farmacêutica, de vestuário, mobiliária, metalúrgica, madeireira), no comércio, na pecuária e na agricultura. É um dos maiores produtores de soja e milho do país. Sua população chega a 5.619.917 habitantes.
CopiarCompartilhar
Amazonas (AM) Capital: ManausSendo a unidade federativa mais extensa do Brasil, tem como limites a Venezuela, Roraima, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Peru e Colômbia. Um quarto do total de índios brasileiros vivem lá. A economia é baseada na indústria, no extrativismo, mineração e pesca. O extrativismo impulsionou o desenvolvimento na época da colonização com a colheita de látex, material abundante nas árvores da região. O Amazonas é o único estado brasileiro que possui a indústria como o foco da economia. Em 1967 foi criada a Zona Franca Manaus, para estimular o desenvolvimento da indústria por meio de incentivos fiscais. Tem 3.332.330 milhões de habitantes.
CopiarCompartilhar
Bahia (BA) Capital: SalvadorÉ o estado mais populoso da região Nordeste e faz divisa com mais oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Por isso, é o estado que mais faz divisa com outras unidades de federação. Possui também a maior indústria petroquímica do Brasil e a maior faixa litorânea do país. Possui grandes influências africanas em sua cultura e uma alta concentração de negros e mulatos. Na economia, a Bahia é o sexto estado brasileiro em riqueza, realizando mais da metade das exportações do Nordeste. Tem 8.097.276 de habitantes.
CopiarCompartilhar
Maranhão (MA) Capital: São LuísPossui 6.184.538 habitantes. Maranhão divide suas fronteiras com Piauí, Tocantins e Pará. É o único estado da região com parte de sua área coberta pela floresta Amazônica, apresentando importantes áreas de proteção ambiental. Em 1997, a capital São Luis foi declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco. Sua economia baseia-se na indústria, serviços, extrativismo e agropecuária. Existem várias teorias para a origem do nome do estado. Porém, a mais aceita é que Maranhão era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da região antes dos navegantes europeus chegarem. O turismo destaca-se nas áreas ecológicas, culturais e religiosas. Possui o segundo maior litoral brasileiro.
CopiarCompartilhar
Mato Grosso (MT) Capital: CuiabáÉ o terceiro maior estado do país em área. Situa-se a oeste da região Centro-Oeste. A maior parte de seu território é ocupado pela Amazônia Legal. Tem como limites Amazonas e Pará a norte; Tocantins e Goiás a leste; Mato Grosso do Sul ao sul; Rondônia e Bolívia a oeste.
Mato Grosso tem um fuso horário de -4 horas em relação da hora mundial GMT. Sua economia se baseia na agricultura, na pecuária, na mineração e na indústria. Mato Grosso é um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil. Sua população chega a 2.803.274 habitantes.
CopiarCompartilhar
Mato Grosso do Sul (MS) Capital: Campo GrandeUma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amazônia legal, cuja área se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação. A economia do estado é baseada na agricultura, pecuária, mineração e indústria. A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos. É conhecido também pela bebida mais popular: o tererê (um tipo de chimarrão, mas gelado). Possui 2.297.981 habitantes.
CopiarCompartilhar
Minas Gerais (MG) Capital: Belo HorizonteÉ o segundo estado mais populoso do Brasil. Somente a capital, Belo Horizonte, possui em torno de cinco milhões de habitantes em sua região metropolitana. Faz divisas com São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Minas Gerais é o terceiro estado mais rico do Brasil. Sua economia pode ser baseada em agricultura, produção de café, cana-de-açúcar e pecuária. Possui o terceiro maior parque industrial do país como as indústrias de mineração, metalúrgica, alimentícia, etc. População: 20.595.499 habitantes.
CopiarCompartilhar
Pará (PA) Capital: BelémÉ o segundo maior estado do Brasil, ficando atrás apenas do Amazonas. Situa-se no centro da região Norte, tendo como limites o Suriname e o Amapá a norte, o Oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul e Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste. A economia é baseada na mineração e na agroindústria, tendo como principais produtos de exportação o alumínio e o minério de ferro. O estado também lidera a extração de madeira e palmito no país. Além disso, com a recente expansão da demanda pela cultura da soja por todo o território nacional, a região sudoeste do Pará tornou-se uma nova área para a proliferação desta atividade.
CopiarCompartilhar
Paraná (PR) Capital: CuritibaO Paraná está localizado na região Sul e faz divisas com São Paulo, Santa Catarina, Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul. Mesmo sendo pouco, ainda abriga o que restou da Mata das Araucárias. Seu clima é o subtropical úmido. Sua economia é baseada na agropecuária na qual é bastante diversificada e produtiva na região. O estado é o maior produtor de milho e o segundo maior em cana de açúcar e soja. Os rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná drenam quase a totalidade do estado. A população do Paraná chega a 10.261.856 habitantes.
CopiarCompartilhar
Pernambuco (PE) Capital: RecifePernambuco situa-se na região Nordeste e tem como limites a Paraíba, o Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. É um dos menores estados brasileiros, mas um dos maiores centros turísticos do país. Sua economia destaca-se na indústria, agropecuária e criações. Aos poucos o estado vem deixando de lado a agricultura e passando a ser um estado de serviços, destacando-se o comércio e o turismo. As temperaturas altas predominam a região, mas o clima é bem diversificado e possui algumas da mais belas praias do Brasil. População: 8.413.593 habitantes.
CopiarCompartilhar
Paraíba (PB) Capital: João PessoaSitua-se a leste da região Nordeste, tendo como limites o Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste.
Em relação ao nome do estado, existem algumas teorias sobre sua origem. Alguns dizem ser um nome em tupi-guarani que teve origem em para (rio) e aiba (ruim). Outros acreditam que provém do nome indígena Simabura versicolor, árvore abundante na região. Outra versão diz que significa "Rio que é braço de mar" (pará-ibá).
A economia do estado é baseada na agricultura (cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca etc), na indústria (alimentícia, têxtil, sucroalcooleira), na pecuária e no turismo. Possui 3.623.266 habitantes.
CopiarCompartilhar
Rio de Janeiro (RJ) Capital: Rio de JaneiroApesar da grande economia, é o menor estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país. Tem como vizinhos Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Os nativos do Estado do Rio de Janeiro são denominados fluminenses. Um das principais fontes de renda do estado é o turismo. O Carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do mundo, época em que o estado atrai mais turistas. A economia é baseada na prestação de serviços e um pouco da agropecuária. O Rio de Janeiro possui a segunda maior economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, e a quarta da América do Sul. População: 15. 383.407 habitantes.
CopiarCompartilhar
Piauí (PI) Capital: TeresinaPiauí possui como limites o Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Maranhão. A região começou a ser povoada no século XVII. Seu ecossistema é semelhante ao da Amazônia. Possui um grande número de ilhas, lagoas, igarapés, etc. Sua economia baseia-se em serviços, indústrias (química, têxtil e bebidas) e agropecuária. O turismo por lá ganha destaque nos litorais, nos municípios de Paranaíba e Luís Correia e em parques nacionais. Possui 3.026.290 habitantes.
CopiarCompartilhar
Rio Grande do Norte (RN) Capital: NatalRio Grande do Norte está localizado na região Nordeste e tem como limites a Paraíba e o Ceará. Quem nasce no estado é chamado de potiguar ou norte-rio-grandense. A economia do Rio Grande do Norte está em franca expansão, se baseando no comércio, na indústria têxtil, na agroindústria e no turismo, graças a um litoral de 410 km de praias. O estado tem a maior projeção para o Oceano Atlântico do país, pois se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do Brasil". O Rio Grande no Norte é o maior exportador de crustáceos do Brasil. Os destaques na economia são a fruticultura e a pecuária. Sua população chega a 3.003.087 habitantes.
CopiarCompartilhar