Lugares que todo leitor deveria visitar
Se você é amante da boa literatura e não consegue sobreviver sem livros, vai planejar suas próximas férias com base nessa lista com 18 lugares mais fantásticos que um amante de literatura deveria visitar!
Museu do Sherlock HolmesSe você é fã de Sherlock Holmes, não pode deixar de visitar o número 221B da Baker Street, em Londres! O museu reproduz o apartamento que o detetive dividia com o doutor Watson. Cada conto e romance de Sherlock tem uma cena reproduzido no museu, onde também é possível comprar lembranças e livros.
CopiarCompartilhar
O CondadoNuma comunidade perto de Matamata, na Nova Zelândia, fica o idílico Condado, de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, do escritor inglês J.R.R. Tolkien. A fazenda, alugada como cenário dos filmes, tem visitação aberta ao público, que pode conhecer as tocas dos hobbits ou o famoso bar Pônei Saltitante.
CopiarCompartilhar
La ManchaO personagem mais famoso da literatura espanhola, Dom Quixote, vive a maor parte de suas aventuras na região de La Mancha, na Espanha. Em La Mancha, é possível visitar os famosos moinhos enfrentados por Dom Quixote, nas histórias escritas por Cervantes.
CopiarCompartilhar
Apartamento de Truman CapoteO apartamento do jornalista e escritor, pioneiro no gênero livro-reportagem, Truman Capote é aberto para visitações agendadas. A moradia, no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, foi onde Capote escreveu a maior parte de seu mais famoso livro "A Sangue Frio".
CopiarCompartilhar
Museu de Jane AustenA casa em que a escritora britânica Jane Austen, autor de "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sentimento", passou os últimos oito anos de sua vida é, hoje, um museu aberto à visitação. O museu ainda tem a mobília usada por Jane, além de suas joias, cartas e livros.
CopiarCompartilhar
ProvidenceNa cidade de Providence, no estado americano de Rhode Island, é um bom ponto turístico para quem se interessa pela vida do autor de histórias de terror H.P. Lovecraft. É possível visitar a distinta casa onde o autor morou a maior parte de sua vida e entender um pouco mais sobre sua história.
CopiarCompartilhar
Nietzsche HausA casa em que o filósofo Friedrich Nietzsche morou em 1881 e de 1883 a 1888, na Suíça, tornou-se uma espécie de museu e local de pesquisas, por abrigar uma das mais completas bibliotecas multi-idiomas do mundo sobre o filósofo alemão.
CopiarCompartilhar
Museu de Vladimir NabokovA casa onde morou o escritor russo Vladimir Nabokov, autor do famoso e impactante "Lolita", funciona hoje como um museu da vida de Nabokov. Há ainda uma imensa biblioteca pessoal do escritor e seus objetos pessoas e coleções, como uma de borboletas.
CopiarCompartilhar
Museu de Mark TwainO escritor Mark Twain, autor de "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn" também teve sua casa transformada em museu. O museu promove eventos literários para imortalizar a obra do autor, além de exibir objetos pessoais do falecido escritor.
CopiarCompartilhar
Stratford-upon-AvonA pequena cidade turística de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, recebe, anualmente, cerca de 3 milhões de visitantes do mundo todo. Tudo isso porque é a cidade natal do dramaturgo inglês William Shakespeare. Na cidade é possível visitar as casas em que Shakespeare nasceu e morou e a igreja em que foi batizado.
CopiarCompartilhar
Real Gabinete PortuguêsO Real Gabinete Português de Leitura, localizado no número 30 da rua Luís de Camões, no Rio de Janeiro, foi tombado como patrimônio cultural do Brasil e tem mais de 150 anos. A biblioteca tem mais de 350 mil volumes nacionais e estrangeiros em seu acervo, além de uma das primeiras edições de Os Lusíadas, de Camões e um manuscrito de "u, só tu, puro amor", de Machado de Assis.
CopiarCompartilhar
Biblioteca do CongressoA Biblioteca do Congresso (Library of Congress), em Washington, é a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros. O acervo é composto por mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio, mais de 5 milhões de mapas e 16 milhões de microformas em mais de 470 idiomas.
CopiarCompartilhar
Biblioteca Pública de CincinnatiA Biblioteca Pública de Cincinnati conta com mais de 9 milhões de volumes em seu acervo e alimenta, além da matriz, outras 41 bibliotecas regionais do estado de Ohio. A enorme coleção, aliada ao design das estantes e da biblioteca, fazem da Biblioteca Pública de Cincinnati um dos lugares mais fantásticos para amantes de livros.
CopiarCompartilhar
Les Deux MagotsO café parisiense Les Deux Magots é o ponto certo para quem quer tomar um cafezinho onde os mais ilustres pensador, escritores e artistas também tomaras. Entre os nomes que visitavam o café estão: o casal de filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, o escritor americano Ernest Hemingway e o algeriano Albert Camus, além do pintor espanhol Pablo Picasso.
CopiarCompartilhar
Liberia Acqua AltaA Libreria Acqua Alta não pode ser ignorada pelos turistas que vão à Veneza. A livraria, que pode ser acessada à pé ou pelo serviço de gôndolas, pois tem uma porta ligada diretamente aos canais venezianos, conta com uma infinidade de livros novos, usados, cartazes e cartões postais em diversas línguas!
CopiarCompartilhar
Fundação da PoesiaA Fundação da Poesia (Poetry Foundation), uma organização americana sem fins lucrativos que promove a poesia, construiu em 2011 um prédio para abrigar sua sede. Além disso, o prédio tem em seu interior uma biblioteca aberta ao público, cabines de leitura e organiza seminários e saraus em seu espaço.
CopiarCompartilhar
Museu de Karl MarxO museu do filósofo e intelectual Karl Marx é um prato cheio para os entusiastas das ideias do Comunismo. O museu, mesmo prédio onde Marx morou durante a maior parte de sua vida, ajuda os visitantes a conhecer um pouco mais sobre a vida, o trabalho, as ideias, os aliados e os adversário do alemão.
CopiarCompartilhar
Franz KafkaQuem é fã dos escritor do austro-húngaro Franz Kafka, não pode deixar de conhecer o túmulo do autor, ponto turístico da cidade de Praga, na República Tcheca. Quem quiser ir ainda mais a fundo, pode visitar também a casa onde o autor viveu a maior parte de sua vida, também em Praga, onde funciona, hoje, uma loja com artigos de Kafka.
CopiarCompartilhar