Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

Dia 25 de março é celebrado O Dia Nacional do Orgulho Gay. Nessa data as pessoas LGBTQIA+ celebram a sua vida, a resistência e lutam pelos direitos dessa comunidade tão esquecida e negligenciada. Que tal conhecer alguns aspectos e curiosidades sobre essa data e essa comunidade? Conheça seus símbolos e significados, sua bandeira, suas datas importantes e a vida dos LGBTQIA+ no Brasil. Entenda a importância de usar esse dia como modo de conscientizar a população e celebrar a resistência dessas pessoas. Desvende cada uma das Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay e lute por essa comunidade, não só no dia 25 de março, mas em todos os dias do ano.

Dia Nacional do Orgulho Gay Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay 'Nesse dia 25 de março, trabalhe a conscientização e o respeito a essa comunidade que tanto sofre pelo simples fato de ser quem são. Amor é amor.' - Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

Dia 25 de março é celebrado anualmente o dia nacional do orgulho gay. A data é um símbolo de comemoração e resistência para a comunidade LGBTQIA+ e de reflexão e conscientização da população geral. No país que mais mata pessoas LGBTQIA+, datas como essa devem ser lembradas e celebradas. Nesse dia 25 de março, trabalhe a conscientização e o respeito a essa comunidade que tanto sofre pelo simples fato de ser quem são. Amor é amor.


Copiar
Compartilhar
Simbologia Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

A comunidade LGBTQIA+ tem seus símbolos de resistência e representatividade. Entre os mais conhecidos estão a letra grega Lambda que representa o orgulho de fazer parte da comunidade e o triângulo que também representa o orgulho e remete a sua utilização nos campos de concentração nazista. Durante a segunda guerra mundial prisioneiros que possuíam orientação sexual diferente da heterossexual eram marcados com broxes de triângulo para identificação nos campos.


Copiar
Compartilhar
Celebre o orgulho LGBTQI+ com esta playlist!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
LGBTQIA+ na política

No Brasil, cada vez mais ativistas da comunidade LGBTQIA+ tem se inserido na política visando lutar pelos direitos da sua comunidade. A presença dessas pessoas em todas as áreas da política demonstra a importância de ocupar todos os espaços e lutar pelos direitos LGBTQIA+ de forma ativa e responsável. Confira alguns desses nomes marcantes da política: Clodovil Hernandes, David Miranda, Duda Salabert, Isa Penna, Jean Wyllys, Léo Áquilla E Marielle Franco.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Frases de amor LGBTQIA+

Orgulho LGBTQIA+

Mensagens para quem se assumiu LGBTQIA+

Os cantores mais amados do mundo LGBTQIA+

Gírias do mundo LGBTQIA+

Parada Gay 'Essas paradas são um momento de reivindicação de direitos e celebração de mais um ano de resistência dentro da sociedade.' - Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

Você sabia que a primeira Parada Gay aconteceu nos anos 70, nos Estados Unidos? Desde a primeira vez esse evento tinha como objetivo reivindicar os direitos da comunidade LGBTQIA+. 27 anos depois, em 1997, acontecia a primeira Parada do orgulho LGBT de São Paulo na Avenida Paulista, que acontece anualmente até os dias de hoje. Essas paradas são um momento de reivindicação de direitos e celebração de mais um ano de resistência dentro da sociedade.

Confira algumas curiosidades sobre a parda gay!
Copiar
Compartilhar
Primeiro casamento gay

No Brasil e no mundo, o casamento entre pessoas do mesmo gênero é um tema que tem sofrido amplo debate. No dia 28 de junho de 2011, foi realizado o primeiro casamento civil entre dois homens do Brasil. A cerimônia que aconteceu na cidade de Jacareí, que se localiza no interior de São Paulo, celebrou o amor entre o comerciante Luiz André Rezende Moresi e o cabeleireiro José Sérgio Sousa. Esse foi um grande marco para as conquistas da comunidade LGBTQIA+ no Brasil e seus direitos.


Copiar
Compartilhar
 
Orgulho

Você sabe porque a palavra orgulho é tão usada pela comunidade LGBTQIA+? A palavra orgulho representa o contraste com a palavra vergonha, que por muitos anos foi associada a pessoas que tinham uma orientação sexual diferente da heterossexual. Se dissociar da palavra vergonha é importante para mostrar como se deve ter orgulho de amar, seja da forma que for. A palavra orgulho representa acima de tudo, a resistência pelo direito de não ter vergonha de ser quem se é.

Celebre o orgulho de amar acima de qualquer preconceito
Copiar
Compartilhar
Grande parcela da população 'Por que não aprender a conviver e respeitar essas diferenças? Em um país com tanta diversidade, não deixe espaço para o preconceito!' - Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

Você sabia? Estima-se que atualmente cerca de 10% da população se identifica com orientações sexuais abrangidas pela comunidade LGBTQIA+. Isso quer dizer que 1 em cada 10 pessoas se considera parte dessa comunidade, ocupando uma parcela significativa da população brasileira. Por que não aprender a conviver e respeitar essas diferenças? Em um país com tanta diversidade, não deixe espaço para o preconceito!


Copiar
Compartilhar
Arco-Íris

O arco-íris é um dos maiores símbolos da comunidade LGBTQIA+. Repleto de cores e alegria, ele representa a felicidade e liberdade de ser quem é. Cada cor da bandeira traz um significado: vida, cura, serenidade, harmonia... todos eles formam o significado poderoso dessa bandeira tão representativa. Abraçar cada um desses fatores constitui a essência dessa comunidade e representa seus desejos de uma vida segura e harmoniosa.

Conheça a história e o significado da bandeira LGBTQIA+ a fundo
Copiar
Compartilhar
Um país que mata Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay 'Ano após ano, o Brasil segue no topo da lista de países que mais matam pessoas pertencentes a comunidade LGBTQIA+...' - Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

Ano após ano, o Brasil segue no topo da lista de países que mais matam pessoas pertencentes a comunidade LGBTQIA+. No ano de 2018 foram registrados 153 mortes associadas a questões de sexualidade, sendo elas homicídios ou suicídios. Em um país com índices tão altos é importante relembrar datas como essa e ressaltar a necessidade de respeito a diversidade e a vida do próximo.


Copiar
Compartilhar
Outras datas marcantes Curiosidades sobre o Dia Nacional do Orgulho Gay

A comunidade LGBTQIA+ possui outras datas importantes para celebrar o orgulho, são elas: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans. 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. 23 de setembro, Dia Nacional da Visibilidade Bissexual. 17 de Maio, Dia de Combate a Homofobia. Todas essas datas merecem ser celebradas e usadas como forma de conscientizar a população sobre as dificuldades e direitos dessa comunidade.

Comemore o amor com os melhores filmes LGBTQIA+. Separe a pipoca e confira essa lista
Copiar
Compartilhar
fechar