O que são transgêneros?
Muitas pessoas ainda não sabem o que são transgêneros e muito menos respeitam quem se identifica assim. Para combater o preconceito e a ignorância temos informação ! Entenda o que são transgêneros e espalhe amor, compreensão e tolerância!
1 - SignificadoVocê já ouviu falar do termo “transgênero”? Pareceu estranho para você? Nós explicamos.
Transgênero é uma pessoa que se identifica com o gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo biológico. Às vezes, a pessoa nasceu com um pênis, mas ela não se identifica com o gênero masculino. E vice-versa. Os indivíduos que se identificam com o mesmo gênero do seu sexo biológico podem ser chamados de cisgêneros.
CopiarCompartilhar
2 - DiferençasPara entender mais a fundo o que significa o termo transgênero, é necessário saber distinguir sexo e gênero. Sexo consiste na existência de órgãos genitais, como a vagina (nas mulheres) e o pênis (nos homens). O gênero é uma construção social, relacionada a como cada indivíduo se percebe individualmente, e foi ensinado pela sociedade enxergarmos o que é “masculino” ou “feminino”.
Encontre mensagens de apoio e suporte para se assumir LGBT
CopiarCompartilhar
3 - GêneroO gênero não tem a ver com a orientação sexual e sexo biológico. A identidade de gênero pode ser construída de diversas formas, mas a sociedade costuma ensiná-la de maneira estereotipada. Por exemplo, quando uma criança aprende erroneamente que a cor rosa é para menina e a cor azul para menino. Assim, essa criança passa a ter uma expressão de gênero que entende que certos elementos e atitudes só podem existir para garotas e outros só para garotos.
Entenda por que não se usa mais a sigla GLS
CopiarCompartilhar
4 - AceitaçãoO processo de aceitação de um transgênero não é tão simples. O primeiro passo é ele descobrir que o seu corpo não condiz com os seus pensamentos, atitudes e vontades. É um processo doloroso e cheio de obstáculos. Nesse momento, é preciso muito apoio da família e amigos, que muitas vezes não entendem essa dor. Depois, com a aceitação desses fatos, é que se inicia a fase de transição.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases de amor LGBTQIA+
Orgulho LGBTQIA+
Mensagens para quem se assumiu LGBTQIA+
Os cantores mais amados do mundo LGBTQIA+
Gírias do mundo LGBTQIA+
5 - TransiçãoO primeiro passo da transição é o acompanhamento psicológico desse indivíduo, para que ele entenda e consiga lidar com todos os seus conflitos internos. Depois, é necessário que essa pessoa trans busque ajuda de profissionais, como endocrinologistas, por exemplo, que auxiliem no tratamento de hormônios e possíveis mudanças corporais.
Conheça o significado da bandeira LGBT
CopiarCompartilhar
6 - Nome socialPor não se identificar com seu corpo, é possível que a pessoa trans também não se identifique com seu nome. Por isso, alguns decidem mudar seu nome logo depois que passam pela transição, evitando constrangimentos e até mesmo preconceito. Em 2018, foi autorizado que maiores de 18 anos se matriculem nas instituições de ensino com seus respectivos nomes sociais. No caso de menores, a solicitação pode ser feita pelos representantes legais.
CopiarCompartilhar
7 - PreconceitoTransfobia é o termo designado ao preconceito e à discriminação em relação às pessoas trans, em razão da sua identidade de gênero. Apenas por escolher se aceitar e viver de uma forma diferente do padrão imposto pela sociedade, transgêneros, transexuais (aqueles que realizaram a cirurgia de redesignação sexual) e travestis estão sujeitos a sofrerem agressões físicas, psicológicas e verbais. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, o Brasil é o país que mais mata LGBT's no mundo. Só no ano de 2017 foram 445 mortes.
CopiarCompartilhar
8 - SuporteSe você acredita que as pessoas transgêneros têm direitos iguais a qualquer outro indivíduo, é possível colaborar com suporte emocional, apoio às suas lutas diárias e respeito. Se alguém da sua família ou amigo está passando por essa situação, seja paciente, atencioso e procure entender esse momento difícil. O preconceito não é a solução, e sim muito amor e compreensão.
Conheça os melhores filmes LGBT
CopiarCompartilhar