Casamento homossexual pelo mundo 🏳🌈🌈
O amor é o único critério necessário para existir casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso não é um crime e nem um problema social! Cada um é livre para ser e amar o que quiser, e o respeito a essa união deve existir assim como a todas as outras. Veja as leis a respeito desse casamento no mundo!
CanadáEm 2005, uma lei que existia em nove entidades federais que permitia o casamento e adoção por pessoas do mesmo sexo foi estendida para todo o país.
Preconceito algum é maior que o amor! Aprenda aqui sobre o respeito da escolha de cada um
CopiarCompartilhar
HolandaEm 2001, a Holanda se tornou o primeiro país a legalizar o casamento homoafetivo e, inclusive, a adoção homoparental.
Casamento é sobre poder amar quem você quiser. Veja aqui mensagens sobre isso
CopiarCompartilhar
EspanhaEm 2005, foi aprovada uma lei que modificou o código civil para permitir tanto o casamento quanto a adoção por pessoas do mesmo sexo.
CopiarCompartilhar
África do SulEm 2002, foi permitida a adoção homoparental, mas, apenas em 2006, o casamento homoafetivo foi legalizado.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases de amor LGBTQIA+
Orgulho LGBTQIA+
Mensagens para quem se assumiu LGBTQIA+
Os cantores mais amados do mundo LGBTQIA+
Gírias do mundo LGBTQIA+
Islândia27 de junho de 2010 foi a data em que o casamento homoafetivo foi legalizado e a própria primeira-ministra do país, Johanna Sigurdardottir, se casou com sua companheira.
CopiarCompartilhar
ArgentinaFoi o primeiro país latino-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje papa Franscisco, se opôs veementemente à decisão.
CopiarCompartilhar
UruguaiTeve o Código Civil do país, datado de 1859, que dizia que a instituição do casamento consistia em um casal formado por um homem e uma mulher, alterado para a legalização do casamento por pessoas do mesmo sexo.
CopiarCompartilhar
Nova ZelândiaA lei passou a ser chamada de "Casamento", já que no país praticamente todos os direitos dos casais heterossexuais já eram aplicados também aos homossexuais.
CopiarCompartilhar
Reino UnidoA rainha Elisabeth II aprovou a lei sobre o casamento homoafetivo, vigente na Inglaterra e no País de Gales. O parlamento escocês também aprovou uma lei permitindo o casamento homossexual. Mas a Irlanda do Norte rejeitou uma proposta em 2013 e ainda não foi legalizado.
CopiarCompartilhar
LuxemburgoO parlamento do país aprovou a lei que permite o casamento e a adoção por pessoas homossexuais. Quatro meses após a lei entrar em vigor, o Primeiro-ministro, Xavier Bettel, que governa o país desde 2013, casou-se com seu companheiro, Gauthier Destenay.
CopiarCompartilhar
BelgicaEm 2003, foi aprovada a Lei do casamento homoafetivo, mas, apenas em 2006, foi permitida a adoção a esses casais.
CopiarCompartilhar
EslovêniaEmbora tenha sido legalizado o casamento por pessoas do mesmo sexo, desde 2015, eles ainda não aprovaram uma lei que os permite adotar filhos.
O que importa é o verdadeiro amor, por isso, seja livre para amar quem você quiser!
CopiarCompartilhar
BrasilNo Brasil, em 16 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução abrigando os funcionários dos cartórios a registrar o casamento homoafetivo. A decisão foi tomada baseada em um julgamento feito em 2011, na qual o Supremo Tribunal Federal considerou constitucional o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
CopiarCompartilhar
MéxicoOnze estados já haviam legalizado o casamento, em 2015, e uma decisão da Suprema Corte obrigou todos os juízes a aceitarem por todo território mexicano.
CopiarCompartilhar
Estados UnidosAté 2015, havia 14 estados que proibiam o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, então, por 5 votos a favor e 4 contra, a Suprema Corte declarou essas leis ilegais no país, obrigando a validação do casamento homoafetivo em todo seu território.
CopiarCompartilhar
ColômbiaO país confirmou a validade do casamento entre pessoas do mesmo sexo depois de um julgamento, pela Corte Constitucional, em 2016.
CopiarCompartilhar
União EuropéiaEm 2018, o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que casais do mesmo sexo têm o direito de morar juntos em qualquer país da União Europeia. Antes, os oito países que ainda não legalizaram o casamento homoafetivo não permitiam a estadia do cônjuge por mais de 90 dias.
CopiarCompartilhar
RomêniaIndo na contra-mão dos outros países, eles estão no processo (desde 2016) para mudar a Constituição e blindarem contra o casamento gay. A proposta já foi aprovada pelos deputados (placar de 232 a favor, 22 contra e 13 abstenções) e pelo Senado (placar de 107 a favor, 13 contra e 7 abstenções). Agora terá um referendo que será válido se participarem no mínimo 30% da população.
CopiarCompartilhar
Eslovênia e Ilhas das BermudasEles vivem situações semelhantes: um dia foi aprovado uma lei legalizando o casamento homoafetivo, mas um tempo depois essa decisão foi revogada.
CopiarCompartilhar
Demais paísesNoruega, Suécia, Portugal, Dinamarca e França também são países onde o casamento homoafetivo é legal.
CopiarCompartilhar
Onde é crime ser gayUm relatório criado pela Associação Internacional de Gays e Lésbicas, em 2016, diz que existem 72 países onde é crime ser homossexual. Em 13 deles, o crime pode ser punido com pena de morte. Esses 13 países são Sudão, Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Afeganistão, Paquistão, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iraque, parte da Síria, parte da Nigéria e parte da Somália.
Veja aqui frases contra a homofobia e saiba que o amor é permitido de todas as formas
CopiarCompartilhar