Dia da Cruz
Toda pessoa, seja ela religiosa ou não, conhece a história de Jesus Cristo e sabe o quão corajoso ele foi ao se sacrificar por toda a humanidade. Mesmo na cruz, ele nunca perdeu a sua bondade e continuou inspirando todas as pessoas de bem. Por isso, esse acontecimento tão marcante possui uma data especial no calendário cristão: anualmente, em 14 de setembro, o Dia da Cruz é comemorado. Com o principal objetivo de homenagear Jesus, muitas pessoas realizam preces e orações especiais. Para te ajudar nesse momento tão especial, oferecemos algumas mensagens muito emocionantes para compartilhar nesse dia e, assim, espalhar a palavra de Deus!
Cruz roubadaNo Ocidente, a festa passou a ser celebrada a partir do século VII, em comemoração à recuperação da Cruz de Cristo, roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, quando conquistou a cidade Santa, e recuperada pelo imperador Heráclio, em 628.
CopiarCompartilhar
Ouça uma playlist para refletir sobre a Cruz
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Honra a Santa CruzO ano de 335 foi a primeira vez em que a festa em honra da Santa Cruz foi celebrada. O momento era dedicado a duas basílicas constantinianas de Jerusalém, chamadas Martyrium ou Ad Crucem, no Gólgota, e a outra, Anástasis, ou seja, da Ressurreição. Na época, a data era 13 de dezembro. Hoje, os festejos são em 14 de setembro.
Floresça como setembro com frases para esse mês
CopiarCompartilhar
Alguns nomes diferentesA celebração do Dia da Cruz tem nomes diferentes em algumas partes do mundo. Anglicanos e luteranos chamam como Santo Dia da Cruz, mas há menções que nomeiam como Festa da Exaltação da Santa Cruz ou ainda Festa da Cruz Gloriosa. A data da celebração é 14 de setembro.
Comemore o Dia de São Cosme e Damião!
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Conheça todas as datas comemorativas do dia 14 de setembro
Por nossos pecadosA glória de Cristo passa pelo seu suplício na cruz. Todo sofrimento até sua glorificação tem enorme significado para a história da Redenção. Jesus encarnado se submete à condição de escravo para nos salvar, já que a cruz era o tormento reservado para escravos. Dia 14 de setembro, celebramos o Dia da Cruz.
Confira mensagens sobre o amor que Jesus inspira!
CopiarCompartilhar
Símbolo da IgrejaA cruz é o símbolo da religião cristã. O Dia da Cruz, em 14 de setembro, é uma manifestação e reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo por nós. Seu flagelo, tortura e sacrifício deve ser lembrado por todos os cristãos.
CopiarCompartilhar
Todos tem sua CruzA evangelização dos apóstolos é uma apresentação de Cristo Crucificado. O cristão que aceita essa verdade, se vê também na cruz ao lado de Jesus. O dia em honra da cruz é celebrado em 14 de setembro.
Reforce seus laços fraternos com Jesus Cristo
CopiarCompartilhar
Lembre do sofrimento de CristoO Dia da Cruz é celebrado em 14 de setembro, com o objetivo de enfatizar o sofrimento de Jesus em sua crucificação. A data é considerada uma celebração cristã, onde o símbolo da cruz é lembrado como um instrumento de salvação.
CopiarCompartilhar
Todo o sofrimento de JesusCristo suportou injúrias e foi oprimido pelo peso do martírio. Em honra ao dia de sua crucificação e celebrando o símbolo do seu martírio, cultuamos o dia 14 de setembro, o Dia da Cruz.
Encha seu coração com a essência do amor de Cristo!
CopiarCompartilhar
Minha cruz, meus pecadosJesus, filho de Deus e aquele que se sacrificou por mim. Carrego também, diariamente, a minha própria cruz, suportando o sofrimento e caminhando em busca de redenção. Neste 14 de setembro, celebro o símbolo máximo da Igreja, o Dia da Cruz.
CopiarCompartilhar
A redenção dos fiéisTanta dor e sofrimento, enfrentados em uma cruz, reproduzem o corpo místico da Igreja e contribuem para a redenção dos homens para garantir seu espaço no céu. O Dia da Cruz é lembrado em 14 de setembro.
Em setembro, também comemore o Dia de São Firmino
CopiarCompartilhar
Mártires lembramHá menções do sofrimento de Cristo e a relação de mártires com a crucificação. Santo Inácio escreveu antes de seu próprio sacrifício, antes de sofrer martírio: “A minha paixão está crucificada, não existe mais em mim o fogo da carne. Agora começo a ser discípulo. Prefiro morrer em Cristo Jesus a reinar de uma extremidade à outra da Terra. Procuro-o, ele que morreu por nós; quero-o, ele que ressuscitou por nós. Concedei-me que eu seja imitador da paixão do meu Deus.” O Dia da Cruz acontece em 14 de setembro.
CopiarCompartilhar