Dia Nacional da Cachaça
Ah, a cachaça... Por muitos considerada a alegria da festa e a vilã dos dias de ressaca. Independentemente da fama, não tem como negar que esse saboroso destilado faz parte da cultura do nosso país, do que significa ser brasileiro. Seja na caipirinha, pura ou em algum outro drink, a cachaça deixa qualquer festa mais alegre! E com todos esses atributos, não é à toa que existe uma data especial dedicada a ela. Aprenda mais sobre o Dia Nacional da Cachaça, use uma de nossas lindas e exclusivas mensagens para brindar essa deliciosa e marcante bebida e transforme o seu 13 de setembro em uma celebração inesquecível!
Cachaça pelo mundoO dia de hoje é marcado pelo Dia Nacional da Cachaça. A cachaça consiste em uma bebida de teor alcoólico, conhecida também por pinga, cana ou caninha. É originada da cana-de-açúcar, porém fermentado e destilado. A história da cachaça iniciou bem longe do Brasil, desde os antigos egípcios que fermentavam para a cura de doenças, posteriormente registrado como "água-ardente" pelos gregos e foi evoluindo nas diferentes partes do mundo.
CopiarCompartilhar
Cara do BrasilNascida no litoral do Brasil, a cachaça é uma grande referência quando o assunto é cultura brasileira e os seus mais profundos desdobramentos. Cada ponto turístico espalhado pelo Brasil tem a sua própria cachaça, com sua individualidade e potência cultural, consolidando o produto nacional e exaltando o que é genuinamente brasileiro, sendo uma das grandes paixões do brasileiro. A cachaça é a cara do Brasil.
CopiarCompartilhar
Celebre o Dia Nacional da Cachaça ouvindo nossa playlist que cai bem com qualquer drink!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Diversidade culturalDentro da vasta cultura brasileira, a cachaça é um elemento essencial para o conhecimento sobre o que faz o Brasil ser o Brasil. Tomar uma dose de cachaça é quase como um rito, um ato icônico que prevalece vivo no cotidiano do brasileiro. Quando o assunto é turismo nacional, esse ato se torna ainda mais forte, pois os territórios nacionais produzem a cachaça contextualizada com o espaço, e a experiência nunca é a mesma.
CopiarCompartilhar
História da pingaO Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro. A bebida também é conhecida popularmente como “pinga”. Isso porque, em uma das hipóteses sobre seu nascimento, os escravos acrescentavam um melaço recém-produzido a um melaço velho e fermentado. Como consequência, o álcool do melaço antigo evaporava, formando algumas gotículas sob o teto do engenho. Com isso, o líquido pingava na cabeça dos escravos e escorria, o que deu nome à bebida.
CopiarCompartilhar
Nomes dados a cachaçaEm 13 de setembro, celebramos o Dia Nacional da Cachaça. De acordo com o site Mapa da Cachaça, a bebida tem diferentes nomes espalhados pelo Brasil. No Norte, os mais conhecidos são cachimbada, caxixi e todi. No Nordeste é apelidada de tome-juízo e esprito. Já no Centro-Oeste é chamada de racha-peito, miolo de cana e birinaita. No Sudeste atende por animadeira, quero-mais e limpa-goela. No Sul é intitulada de bafo de tigre e esquenta-corpo.
CopiarCompartilhar
Cachaça só aquiOs franceses têm o champanhe, os mexicanos, a tequila, os escoceses, o uísque e os brasileiros, a cachaça. Você sabia que para ser assim chamada, a primeira condição é ela ter sido produzida no Brasil? Ela é parte da nossa cultura, da história, segue normas próprias de produção e tem data especial para ser celebrada em 13 de setembro, o Dia Nacional da Cachaça. Festeje e deguste uma dose desse destilado ou uma boa caipirinha, mas com moderação!
CopiarCompartilhar
SextouEm 2019, o Dia Nacional da Cachaça cai em uma sexta-feira, 13 de setembro. Se isso não é a vida mandando sinais para a gente comemorar essa data no melhor estilo (bebendo muita cachaça) eu não sei o que é. Então, já que o calendário já ajudou, vamos fazer nossa parte. Bora beber?
Sextou? Compartilhe a alegria da sexta-feira com estas mensagens!
CopiarCompartilhar
Vamos beberJá que 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça, vamos beber para comemorar, afinal, como podemos deixar passar em branco o “aniversário” dessa bebida tão importante para o nosso país? Beber cachaça nesse dia não só tá liberado, como é uma homenagem mais do que necessária.
CopiarCompartilhar
InternacionalNo 13 de setembro comemoramos o Dia Nacional da Cachaça, essa bebida que representa tanto o nosso país. Mas cachaça é tão bom e conquista tantos gringos que esse dia deveria é se tornar Internacional, para que todo mundo possa comemorar e celebrar a nossa querida aguardente de cana. E quem sabe não tornar isso um feriado, né?
Celebre também o Dia Mundial do Café
CopiarCompartilhar
EconomiaNo Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, é válido – e importante – falarmos muito mais, e não apenas dizer que ela é uma bebida gostosa e conversar sobre bares e bebedeiras. A cachaça representa mais do que isso para o Brasil, ela representa não só histórica e culturalmente, mas também economicamente para o nosso país, afinal, é um produto nosso, nacional, e que caiu no gosto do mundo inteiro, o que faz a nossa roda girar e movimentar a economia por meio de uma bebida, realmente, muito gostosa.
CopiarCompartilhar
História13 de setembro pode até não ser feriado, mas o Dia Nacional da Cachaça tem sim uma história, e vai muito além de apenas beber para comemorar. Antigamente, apenas a aguardente Portuguesa era comercializada no Brasil, mas se tínhamos um produto tão bom quanto (ou até melhor) feito diretamente no nosso país, com matérias-primas brasileiras, por que não iríamos torna-la a aguardente oficial daqui? E foi isso que aconteceu lá em 1661, com a Revolta da Cachaça. Então, depois de tanta luta, fica aqui o resultado: Feliz Dia Nacional da Cachaça para todos nós e para o nosso país!
CopiarCompartilhar
Cachaça não é ruimExiste um grande preconceito com a cachaça, por muitas vezes ela ser uma bebida mais barata (nem sempre, afinal, assim como as outras bebidas, existem as marcas super baratas, mas existem as super caras também, basta escolher o melhor custo benefício para você). Muita gente torce o nariz, diz que é bebida de boteco e que não é feita para apreciar. Mas existem tantas formas de tomar cachaça e tantas marcas no mercado. O sabor é realmente mais forte, mas basta saber preparar do jeito que você gosta, que ela se torna uma bebida indispensável nas suas festas. Nesse Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, procure novas formas de beber esse produto e experimente sem preconceitos.
Expanda seu paladar com o Dia Nacional do Cocktail!
CopiarCompartilhar
Cana-de-açúcarNo Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, é bom não apenas celebrarmos a cachaça, como também celebrarmos a responsável por ela: a cana-de-açúcar. Quanto mais valorizarmos os nossos produtos, as matérias-primas do nosso país, mais vamos descobrir as funcionalidades e os benefícios delas, e valorizarmos, automaticamente, a nossa cultura e o nosso país como um todo. Pois somos ricos em fauna, flora e cultura, precisamos apenas olhar para dentro e reconhecer isso.
CopiarCompartilhar
CaipirinhaCaipirinha mesmo, boa de verdade, é a feita com cachaça, e não com vodca ou outras variáveis. Afinal, a caipirinha é originalmente brasileira, e a cachaça também. E qual gringo que experimentou uma caipirinha típica brasileira e não se apaixonou? Se eles amam a nossa cultura e o nosso produto, por que nós, que estamos aqui e somos daqui, não vamos amar? Nesse 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça, viva à caipirinha e viva à cachaça!
CopiarCompartilhar
Valorize a cachaçaA cachaça é uma bebida 100% brasileira, que tem a essência do nosso país e nos representa lá fora cada vez mais, afinal, quem não ama uma boa caipirinha original (feita de cachaça) à primeira vista? Então vamos valorizar esse produto como uma parte da nossa cultura, muito além de apenas uma bebida alcoólica. Lembre-se disso sempre, e, especialmente no dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça.
CopiarCompartilhar
A importância da cachaçaNo dia 13 de setembro, mais conhecido como Dia Nacional da Cachaça, é válido lembrar o quão importante essa bebida é para a cultura do nosso país, pois, além de ser feita com uma matéria-prima típica brasileira (cana-de-açúcar), também foi uma batalha do nosso país para fabricá-la e vende-la, lá em 1661, afinal, a aguardente comercializada era a bagaceira, de Portugal.
Quer variar a bebida na hora de celebrar a virada do ano? Conheça estes espumantes!
CopiarCompartilhar
Não só bebidaA cachaça é tão boa que, passou de ser apenas uma bebida usada em drinks, e tomou lugar também nas receitas culinárias. Seja em molhos, em salgados ou até mesmo em docinhos de festa, a cachaça é versátil e pode ser usada onde você quiser, como bem quiser, e aliás, ela dá um toque super especial para o paladar. Então, nesse dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça, dá um google em receitas com a bebida e se joga!
CopiarCompartilhar
Dia Nacional da CachaçaO Dia Nacional da Cachaça, que acontece em 13 de setembro, foi criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça para homenagear o dia em que ela começou a ser liberada oficialmente para ser fabricada e vendida no Brasil, lá em 13 de setembro de 1661. E isso é uma grande vitória, porque só aconteceu depois da “Revolta da Cachaça” contra as imposições da Coroa Portuguesa no Rio de Janeiro.
CopiarCompartilhar
Amor de turistaTuristas do mundo todo se encantam com a caipirinha e com a cachaça e suas peculiaridades de cor, de sabor, de aroma e de rótulos. Há um tremendo esforço para pronunciar o nome da bebida encantamento! Imagine se os estrangeiros tivessem que aprender alguns apelidos carinhosos, como cristalina, luminisa, vexadinha e zombeteira? Ela tem mais é que ser celebrada no dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça. Comemore essa popular paixão nacional!
Exagerou na cachaça? Encontre conforto nestas frases sobre ressaca moral
CopiarCompartilhar