Dia de São Gelásio I
São Gelásio I foi o 49º papa da Igreja Católica. Ele é considerado o protetor dos pobres, porque sempre foi de origem humilde e se dedicou até o fim da vida como um ser humano caridoso. Seus feitos pela Santa Igreja foram muitos, ele combateu a heresia e lutou pelo respeito que conhecemos hoje com os papas. Sua origem é africana, o que o tornou um grande destaque entre muitos europeus na época em que esteve no poder. Ele nunca ligou para bens materiais, por isso se desfez de tudo antes de partir. Celebre a vida desse homem caridoso que é lembrado no dia 21 de novembro, sabendo um pouco mais da sua trajetória na terra.
Uma infância humildeGelásio nasceu na África em 410 e era filho de um ferreiro que sempre viveu na pobreza, mas era nobre de coração. Sua infância foi humilde e ele nunca possuiu muitos luxos, mas mesmo assim tudo o que ele e seu pai fizeram em nome de Deus se consagrou. Sua bondade veio de berço. 21 de novembro é o dia dele, São Gelásio I. Um homem que com sua humildade e amor em Cristo se aproximou do reino dos céus e ajudou os necessitados.
Aprenda 10 lições com o Papa Francisco
CopiarCompartilhar
Valores que dinheiro nenhum compraGelásio pode até ter vivido na pobreza, mas isso nunca fez dele um ser humano ingrato ou ganancioso. Os valores e a humildade que seu pai lhe apresentou desde cedo sempre o fizeram ser próximo de Deus e da bondade humana. Dia 21 de novembro celebramos não só a sua vida mas o seu legado na terra. E tiramos uma grande lição de sua passagem por aqui: nenhum dinheiro no mundo é mais valioso do que o amor de Jesus Cristo.
CopiarCompartilhar
O amor pelos pobresPor viver na pobreza, São Gelásio I sempre foi um homem que sabia valorizar o melhor da vida e respeitar seu semelhante como queria ser respeitado. Em nome disso, ele foi muito caridoso e ajudou pessoas mais necessitadas quando teve a oportunidade. Caridade era praticamente o seu sobrenome, o seu cuidado com aqueles que não possuíam bens materiais era precioso. Dia 21 de novembro é a data em que celebramos esse homem que foi pobre de dinheiro e rico de amor e fé.
CopiarCompartilhar
Um homem de bemEnquanto a Igreja Católica já havia conquistado um vasto espaço e influência na era do Império Romano, Gelásio focava em sua jornada religiosa. A “Bíblia” já estava sendo utilizada e ele absorveu todo o conteúdo dela para passar adiante. Ele sempre foi muito fiel a Deus e ao cristianismo e merece ser celebrado neste dia 21 de novembro.
CopiarCompartilhar
Tornando-se papaNo ano de 492, com 82 anos de idade, Gelásio se tornou papa. Ele assumiu o lugar de Félix III, que havia falecido. Apesar da idade avançada, seu papado foi muito precioso para a Igreja Católica. Ele combateu doutrinas heréticas, tais como o maniqueísmo e o arianismo. Sua data de celebração é 21 de novembro, celebre o dia desse homem que ajudou a espalhar a palavra do cristianismo pelo mundo e ajudou também a nossa Santa Igreja Católica.
CopiarCompartilhar
Combate à heresiaGelásio sempre foi um homem sábio, possuía um vasto conhecimento e usou isso com louvor durante o seu papado. Na Igreja Católica foi um dos maiores combatentes da heresia e dos falsos deuses, tornando o cristianismo uma das maiores potências do mundo. Dia 21 de novembro celebramos a vida e trajetória desse homem que saiu da pobreza para cuidar de milhares de cristãos no mundo.
CopiarCompartilhar
Sabedoria divinaGelásio possuía uma sabedoria divina, sempre foi cristão praticante, mas o que realmente o destacou foi sua personalidade forte e sua inteligência. Além de ser um homem bondoso, ele sempre fez o bem e por isso chamou a atenção do papa Félix III, que o nomeou conselheiro. Dia 21 de novembro celebramos a vida desse santo, que sempre pensou no bem dos cristãos.
CopiarCompartilhar
Seu poder dentro da Igreja CatólicaAlém de ser um papa de idade avançada, Gelásio foi também um líder africano, coisa que na época não era comum, já que os europeus dominavam a maioria das igrejas. Ele foi o primeiro a colocar bispos em posição superior, o que fez com que futuramente nenhum papa pudesse ser julgado por quem estivesse em posição inferior. São Gelásio é comemorado no dia 21 de novembro e seus feitos são celebrados todos os dias pela Igreja Católica, sem ele o cristianismo talvez tivesse outro caminho. Vamos celebrá-lo!
CopiarCompartilhar
Data comemorativaO papado de Gelásio durou apenas quatro anos, mas seus feitos são considerados até hoje importantíssimos para a Santa Igreja Católica. Ele faleceu em 21 de novembro de 496, com 86 anos, e serviu a Deus na maior parte da sua vida. Sua origem africana, sua infância pobre e sua piedade com os mais necessitados o guiaram pelo caminho de Deus.
Celebre a história de fé e devoção de São Pedro
CopiarCompartilhar
MissãoUm dos grandes sonhos de Gelásio era a união entre as Igrejas. Porém, o imperador Anastácio I fez forte oposição a essa proposta e ele não conseguiu realizar sua missão. Mesmo assim, ele conseguiu fazer mudanças enormes durante o seu papado. Dia 21 de novembro é dia de comemorarmos a sua vida e o bem que ele fez no mundo.
CopiarCompartilhar
Gelásio, segundo DionísioDionísio foi um monge romeno e grande escritor, criador da tabela que calcula a Páscoa. Segundo suas palavras sobre Gelásio, “ele procurou mais servir do que exercer a sua autoridade, associou a castidade aos méritos da doutrina, e morreu pobre, após ter enriquecido os indigentes”. Dia 21 de novembro é Dia de São Gelásio I, homem que foi reconhecido por muitos como uma grande alma na terra.
CopiarCompartilhar
O papa dos pobresGraças ao seu amor infinito pelos mais necessitados, São Gelásio I é considerado o “papa dos pobres”. E muitas pessoas que estão em condições financeiras ruins ou estão em situação de rua recorrem a ele. Gelásio faleceu sem nenhum bem material em mãos, porque tudo que tinha deixou para aqueles que precisavam. Que neste dia 21 de novembro ele seja celebrado como o grande homem que foi na terra e que sua trajetória inspire muitas pessoas a fazer caridade no mundo.
CopiarCompartilhar
Oração a São Gelásio I“Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gelásio I governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Gelásio, rogai por nós.”
Celebremos neste dia 21 de novembro a vida de São Gelásio I, um homem que dedicou a vida para ajudar os pobres e os cristãos.
CopiarCompartilhar
Poder político e religiosoDurante uma época em que política e religião estavam lado a lado, Gelásio lutou muito para que o poder da Igreja não fosse tomado. Dia 21 de novembro é dia dele, vamos celebrar esse grande homem e líder que mudou para sempre o rumo da Igreja Católica. Ele fez o nome de Jesus Cristo ser conhecido por todos e dignificado, lutou por uma liturgia mais unificada e por uma doutrina harmônica.
CopiarCompartilhar
Pedido de fé“Querido São Gelásio, protetor dos pobres e da Igreja Católica. Interceda pela minha vida e pela vida dos meus familiares, me guie no caminho das escrituras e me proteja de toda maldade do mundo. Que na minha trajetória eu consiga ser tão grandioso quanto o senhor foi em vida, que meus atos sejam benevolentes e meu caminhar me leve ao reino dos céus. Amém.”
Que por meio dessa oração nos conectemos com São Gelásio I, celebrado neste dia 21 de novembro. Um homem do bem que dedicou a vida aos pobres e à Santa Igreja Católica. Que ele nos abençoe com sua luz divina e proteja nossos líderes espirituais no caminho da vida.
CopiarCompartilhar
O poder da caridadeSão Gelásio I foi um homem que deu todos os seus bens materiais aos necessitados e se apegou ao amor de Deus para guiar seus passos na vida. Devemos nos inspirar mais nele, tanto para sermos mais caridosos quanto para nos dedicarmos à palavra sagrada. Dia 21 de novembro é seu dia de celebração, um bom momento para valorizarmos nossa união com Cristo e ajudarmos aqueles que mais precisam. Pense nisso e faça caridade!
Comemore o representante oficial da Igreja Católica: celebre o Dia do Papa!
CopiarCompartilhar