Dicas para combater o estresse
Viver nos dias de hoje implica carregar consigo uma grande carga emocional que nos desgasta física e emocionalmente! Muitas vezes estamos inseridos em rotinas frenéticas que sugam completamente nossas energias, então acaba não sobrando forças para cuidar de nós mesmos e para aproveitar as coisas boas que a vida pode nos oferecer. Mas isso é realmente viver? Precisamos desacelerar e aplicar ações que, apesar de pequenas, são muito efetivas, se quisermos retomar as rédeas do nosso ritmo de vida. Para começar esse processo, conte com as nossas dicas para combater o estresse e construa uma vida mais tranquila e cheia de qualidade!
Desvie o foco dos seus pensamentosDurante o dia acabamos passando por algumas (senão muitas) situações que nos tiram do sério, provocam nossa ansiedade e nos fazem entrar em uma espiral de pensamentos que não são saudáveis. O primeiro passo para mudar isso é ser capaz de identificar o início desses momentos. Assim que o fizer, comece a perceber o mundo ao seu redor, nomeie objetos que você consegue ver e sentir, foque no ritmo da sua respiração e mude o foco da sua mente para outro assunto.
CopiarCompartilhar
Tenha uma rotina noturnaEstamos acostumados a associar a palavra rotina a um dia cheio de tarefas e afazeres, mas criar hábitos noturnos pode ser um grande aliado no combate ao estresse. Comece estabelecendo um horário para ir se deitar, desligue-se de aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir e evite atividades que te façam pensar ou estimulem o trabalho da mente.
Deseje uma boa noite de sono a quem você ama com lindas mensagens
CopiarCompartilhar
Esteja atento ao que você comeJá é sabido que uma alimentação saudável tem impacto no nosso humor e nas suas variações, mas nem sempre é possível seguir uma dieta completa. Um jeito fácil de melhorar sua saúde é prestar atenção em como você se sente após as refeições, porque assim você será capaz de identificar quais alimentos causam reação desconfortáveis no seu corpo e que, portanto, devem ser evitados.
CopiarCompartilhar
Insira alguma atividade física na sua rotinaExercícios físicos representam uma ótima maneira de descontar a raiva e de liberar a pressão acumulada! Você pode escolher o esporte que mais gosta e tentar praticá-lo pelo menos uma vez por semana. Outra possibilidade é inserir pequenas atividades físicas na sua rotina diária, como descer do ônibus um ponto antes do seu e caminhar por alguns minutos.
Movimente-se e celebre o Dia Mundial da Atividade Física!
CopiarCompartilhar
Saiba estabelecer metasComeçar o dia com metas estabelecidas pode te ajudar a ser mais organizado e aliviar a ansiedade. O jeito mais fácil é escrever todas as tarefas do seu dia em um papel, separando-as por grau de dificuldade e prioridade. A cada tarefa completada, você marca um check e segue para próxima. Ao aplicar essa técnica, é importante se lembrar de só começar uma tarefa após concluir a que já está começada, porque assim você não tenta fazer mil coisas ao mesmo tempo.
CopiarCompartilhar
Seu expediente não dura 24 horas!Com as novas configurações do ambiente de trabalho, a cada dia que se passa estendemos cada vez mais a nossa jornada, não necessariamente fazendo hora extra no escritório, mas levando para todos lugares e momentos as responsabilidades e as preocupações relacionadas aos nossos empregos. É preciso saber a hora de se desconectar do ambiente corporativo e viver sua vida. Evite responder e-mails e mensagens relacionadas ao trabalho fora do horário de expediente. Lembre-se sempre que nenhum CNPJ vale a sua saúde!
Encontre a motivação da qual você precisa para a sua rotina de trabalho
CopiarCompartilhar
Óleos essenciaisÓleos essenciais são muito usados na aromaterapia e conseguem despertar em nós uma sensação de tranquilidade a partir do nosso olfato. Se você quer diminuir seu nível de estresse, invista em óleos de cedro, alecrim e palmarosa. Para a ansiedade e para se manter calmo, camomila, jasmim, lavanda, citronela, palmarosa, bergamota, tangerina e pau-rosa são mais recomendados. Se você quer dar aquele up na sua energia, pode experimentar os óleos de pimenta-negra, hortelã-pimenta, cardamomo, cravo, canela, hortelã-do-Brasil, tomilho, gengibre e manjericão.
CopiarCompartilhar
Valorize seu sonoTer uma boa noite de sono é uma das coisas que, independentemente da rotina, não podemos abdicar! Afinal, esse é o momento em que nosso corpo descansa e se renova para um novo dia. Mesmo que você não tenha a possibilidade de dormir oito horas todas as noites, é preciso se atentar à qualidade do seu sono. Evite dormir em ambientes muito claros e barulhentos; e já sabe: cair no sono em frente à TV, nem pensar, pois a luminosidade dos aparelhos televisivos, assim como dos celulares, pode interferir no nosso sono. Além disso, é de suma importância não dormir colado ao telefone. Deixe-o no modo silencioso ou do outro lado do cômodo, porque assim você evita também ficar navegando nas redes sociais até apagar.
Lindas mensagens para ler antes de dormir e renovar suas energias
CopiarCompartilhar
Enxergue o copo meio cheioCom todas as cobranças, prazos e ritmos frenéticos do mundo atual, qualquer mínima coisa que foge do nosso controle e não sai como gostaríamos pode fazer com que comecemos a achar que tudo vai de mal a pior, mas esse tipo de pensamento não é saudável. Quando se encontrar nessas situações, tente olhar o lado positivo de tudo isso. Um exercício que pode te ajudar a colocar as coisas em perspectiva é escrever uma lista com os itens pelos quais você é grato ou que deram certo, no final do dia. Uma mente feliz e positiva transforma realidades.
CopiarCompartilhar
Permita que seu corpo descanseVocê já percebeu como estamos sempre querendo nos ocupar? Existe uma crença coletiva de que se você estiver sem fazer nada, apenas descansando, você não está sendo útil. Não se deixe cair nessa paranoia! Pense assim: nosso celular tem uma bateria; após um dia inteiro de uso, precisa de um tempo para recarregar as energias e continuar funcionando, caso contrário ele simplesmente desliga. O nosso corpo também é assim! Não ignore as necessidades de descanso do seu organismo. Você pode (e merece) descansar!
CopiarCompartilhar