Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Documentários sobre mulheres incríveis

A sociedade em que vivemos é patriarcal. Isso significa que homens e mulheres assumem lugares diferentes na sociedade, nos quais uns dominam as outras, respectivamente. Como consequência disso, muitas vezes as mulheres são invisibilizadas e não têm seus trabalhos reconhecidos como importantes. Para mudar o imaginário das pessoas sobre essa questão e para colocar as mulheres no lugar de destaque em que elas merecem estar, muitos documentários incríveis foram feitos. A seguir, você pode conferir os melhores deles para ampliar a sua cultura, conhecer mulheres incríveis e se inspirar para ser parte da mudança que precisa existir no mundo!

Você também vai gostar:

Frases de líderes famosas

12 produções feministas para assistir

Razões para as mulheres acreditarem no feminismo

Mulheres famosas do mundo do crime

Veja mais dessa categoria!


Copiar
Compartilhar
“As Hiper Mulheres” – 2011

O documentário brasileiro é um registro sobre o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), que acontece na iminência de um falecimento, para manter vivo o canto, que é passado de forma oral, de geração para geração. O projeto, que é resultado de uma convivência de 8 anos na tribo, foi desenvolvido pela ONG Vídeo nas Aldeias. Uma importantíssima obra, não só por se tratar do protagonismo feminino, mas, principalmente, por abordar a cultura indígena, que vem sendo massacrada ultimamente.


Copiar
Compartilhar
“What Happened, Miss Simone?” – 2015

Narra a vida da cantora de jazz e pianista Nina Simone. Nina era conhecida por seu ativismo e luta contra o racismo e por direitos civis, que eram refletidos em suas produções. O documentário conta com gravações inéditas, diários e depoimentos de pessoas próximas. Além de ser uma cantora brilhante, Nina foi, e é, inspiração para todos que lutam por direitos iguais, em especial as mulheres negras. Imperdível, necessário!


Copiar
Compartilhar
“Amy” – 2015

Realizado pelo premiado cineasta Asif Kapadia, a obra retrata a vida e a morte da cantora e compositora britânica Amy Winehouse. Vencedor do Oscar 2016, na categoria Melhor Documentário em Longa-Metragem. Com a duração de duas horas, o filme biográfico mostra, por meio de imagens de arquivo da família, como foi a vida da cantora em meio à fama, aos familiares, à depressão e à dependência química, até o ano de sua morte (2011). Dona de uma voz poderosa, Amy teve uma vida conturbada, entre altos e baixos, que culminou com sua morte no auge de sua carreira.

Leia frases da inesquecível Amy Winehouse
Copiar
Compartilhar
“Admirável Miss Mundo” – 2013

O documentário narra a vida da israelense Linor Abargil, Miss Israel e vencedora do concurso Miss Mundo 1998. Seis semanas antes da competição, Linor foi sequestrada, amarrada, estuprada repetidas vezes e esfaqueada por um agente de viagens apresentado pela agência que respondia por sua carreira. Após vencer o concurso, voltou para seu país e teve a ideia de fazer um documentário autobiográfico, mas que também mostrasse histórias de outras mulheres que sofreram o mesmo. Linor é inspiração e exemplo na luta contra a violência sexual.


Copiar
Compartilhar
“Maidentrip” – 2013

Acompanhe a trajetória de Laura Dekker, adolescente holandesa, nascida na Nova Zelândia e a pessoa mais jovem a velejar ao redor do mundo sozinha (iniciou a viagem aos 14 anos, tendo a finalizado aos 16). O documentário mostra o planejamento da viagem, a compra e a reforma do barco, a luta na justiça para a autorização e situações durante a jornada – desde as mais simples, provisões e dia a dia no barco, até momentos tensos e reflexivos. Esse documentário mostra foco, autocontrole, habilidades para lidar com imprevistos e maturidade; mas, antes de mais nada, nos ensina sobre a busca para realizar nossos sonhos e se jogar no mundo sem medo do desconhecido.


Copiar
Compartilhar
Força feminina

Todo mundo gosta de conhecer a história das pessoas que admira. Ainda mais quando se trata de histórias de mulheres incríveis, corajosas e fascinantes. Mulheres à frente de seu tempo, que batalharam por muitas das conquistas que temos atualmente. Selecionamos, aqui, documentários sobre algumas dessas mulheres marcantes, para você assistir e se inspirar. Prepare a pipoca e a autoestima!

Conheça outras 12 produções sobre mulheres poderosas
Copiar
Compartilhar
 
“Doméstica” – 2012

Dirigido por Gabriel Mascaro, o documentário tem como intuito mostrar as relações entre empregados domésticos e seus patrões. Mas, em vez de usar a ótica das empregadas, o diretor entrega as câmeras para sete adolescentes filmarem o dia a dia de suas empregadas por uma semana. A diferença entre classes acaba sendo um dos temas do documentário, mas é abordada de forma inteligente e objetiva, sem demagogia. Produzido antes da PEC das Domésticas, o documentário pode ser um belo comparativo das realidades trabalhistas de antes e depois, e também do reflexo social e cultural proveniente desse fato.


Copiar
Compartilhar
“Girl Rising” – 2013

Lançado em março de 2013, o documentário conta a história de 9 meninas entre 7 e 16 anos, que vivem em comunidades de países pobres e sua luta pelo acesso à educação. Meninas de culturas, religiões e países diferentes (Camboja, Nepal, Índia, Egito, Peru, Haiti, Serra Leoa, Etiópia e Afeganistão), mas que têm em comum algum tipo de violência ou restrição sofrido e o sonho de estudar e construir um futuro melhor, ou, simplesmente, um futuro. O filme é dirigido por Richard E. Robbins, produzido por Martha Adams e conta com a narração das prestigiadas atrizes Meryl Streep, Anne Hathaway, Kerry Washington e Selena Gomez.


Copiar
Compartilhar
“Em Busca de Iara” – 2013

Esse documentário sobre a vida de Iara Iavelberg cai como uma luva em tempos atuais, em que muito se discute sobre a ditadura militar, com opiniões polêmicas e discussões acaloradas. Com roteiro de Mariana Pamplona, sobrinha de Iara, o filme conta a história da professora e psicóloga que se engajou na luta armada contra a ditadura. Militou na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), na VAR-Palmares e no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Foi companheira de Carlos Lamarca, sendo uma das mais procuradas pelos órgãos de repressão. Depois de perseguida, Iara finalmente foi encurralada, e, segundo a versão do regime, ela teria cometido suicídio, tendo atirado contra o próprio peito. O filme desmonta essa versão. E a família dela, após muita luta, conseguiu reiniciar a investigação e realizar a exumação do corpo de Iara, em que o suicídio foi considerado “improvável”.

Conheça onze séries feministas imperdíveis
Copiar
Compartilhar
fechar