Entendendo o feminicídio
Feminicídio é um termo de crime de ódio baseado em gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres, mas as definições variam dependendo do contexto cultural. Confira as mensagens de combate a esse crime por motivação de gênero.
Crime de ódioDesde 2015, o feminicídio é legalmente definido como um homicídio qualificado, no qual a questão de gênero é o grande motivador. Ou seja, é um crime de ódio e representa o extremo de uma situação de violência sistemática contra a mulher.
O Brasil e o feminicídio - Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher
CopiarCompartilhar
Profissionais preparadosMuitas mulheres, após sofrerem uma série de agressões, perdem a confiança no sistema de justiça, o que pode torná-las ainda mais vulneráveis. Isso mostra a importância de treinamento adequado para quem atende mulheres vítimas de violência. Elas devem ser tratadas com sensibilidade e atenção.
Nós por todas. Se não nos defendermos, quem irá?
CopiarCompartilhar
Um mundo melhorEduquem os seus filhos para respeitarem as mulheres, para verem elas como companheiras e iguais, não como propriedade. Eduquem seus filhos para a paz, não para a violência. Eduquem seus filhos para serem os agentes de um mundo melhor.
Namoros abusivos. Como lidar com esse tipo de relacionamento?
CopiarCompartilhar
A culpa nunca é da vítimaUm problema que infelizmente ainda persiste quando se trata de violência contra a mulher é a culpabilização da vítima. Questiona-se as roupas, as atitudes e até a permanência da mulher num relacionamento. Isso apenas alimenta a misoginia presente na sociedade. A culpa nunca é da vítima, é sempre do agressor!
CopiarCompartilhar
Meta a colherEm briga de marido e mulher é preciso meter a colher, sim! Um número muito alto de feminicídios é perpetrado pelo próprio parceiro, ou seja, brigas domésticas podem acabar em tragédia. Ao presenciar qualquer tipo de violência entre um casal, interfira. Você pode ajudar a salvar uma vida.
Lugar de mulher é onde ela quiser
CopiarCompartilhar
ConscientizaçãoPara prevenir e combater o feminicídio são necessárias muitas atitudes, mas uma delas deve ser ir direto à fonte: as origens da violência contra a mulher. Lutar contra a mentalidade misógina, conscientizar as gerações futuras, assim como as atuais, da importância da igualdade de gênero, desenvolver uma cultura de paz. Escolas, famílias, o governo, todos devem fazer a sua parte para eliminar as raízes da violência de gênero e dos crimes de ódio.
CopiarCompartilhar
Apenas uma piada?Não é só uma piada se alimenta a cultura machista, se incentiva a discriminação e a violência, se acaba por prejudicar a vida de alguém. Quebre o ciclo de agressão. Não é só uma piada.
Mensagens contra a Violência Doméstica. Acabe com isso!
CopiarCompartilhar
Motivação machistaO feminicídio é um dos crimes que mais matam mulheres no Brasil. Ele não é um homicídio comum, mas um homicídio motivado por desprezo ou discriminação contra a mulher. Todos os dias, cerca de 13 mulheres perdem a vida em nosso país. A grande maioria é vítima de feminicídio, muitas vezes praticado por pessoas próximas, como parentes ou companheiros.
CopiarCompartilhar
DenuncieÉ preciso acabar com o silêncio. Ao primeiro sinal de violência, as mulheres devem procurar ajuda e precisam receber o apoio necessário do sistema de justiça. Policiais, delegados e juízes não podem se omitir frente ao risco de feminicídios!
CopiarCompartilhar
SinaisO feminicídio raramente é a primeira ação de quem mata uma mulher. Os sinais da violência começam com ameaças, possessividade, agressões físicas e outras situações que progridem com o tempo. A razão pela qual tantos casos acabam em tragédia é devido à falta de preparo para lidar com a violência em seu início.
Frases contra Violência. Queremos paz!
CopiarCompartilhar
CotidianoA grande maioria das mulheres já sofreu algum tipo de violência em seu cotidiano. Os exemplos vão desde assédio no transporte público até a violência doméstica. Isso acontece devido a uma mentalidade, ainda muito persistente na sociedade, de que a mulher é inferior ao homem. Isso alimenta as atitudes violentas de homens machistas.
CopiarCompartilhar
Antes que seja tardeProcure ajuda antes que seja tarde. Não espere que as ameaças se transformem em tapas, em murros, em morte. Você pode sair dessa, e tem gente aqui mais do que disposta a te ajudar. Conte conosco.
Feminismo negro. Conheça essa vertente!
CopiarCompartilhar
Não normalizeNão é “coisa de homem”, não é “ele fez isso porque te ama”, não é “mas você não provocou?”. É violência, pode levar à morte e deve ser combatida.
CopiarCompartilhar
Sistema de apoioMuitas mulheres não conseguem deixar uma situação de violência devido a dificuldades financeiras, pelos filhos ou pela ausência de qualquer sistema de apoio. Ninguém aceita violência porque quer, às vezes ela simplesmente não vê uma saída. Por isso é tão importante ajudar as vítimas de violência de todas as maneiras possíveis.
Luta das mulheres - A difícil tarefa de unir homens e feminismo ...
CopiarCompartilhar
Todos nósUma sociedade livre do feminicídio depende de todos nós. Da denúncia de vítimas, do apoio de amigos e parentes, da atenção da sociedade, do trabalho da justiça. Todos podem fazer algo, todos devem fazer algo. Podemos vencer essa briga!
CopiarCompartilhar
FujaCiúmes e cuidado são algumas das desculpas usadas por agressores para continuarem fazendo mal a suas vítimas. Não se engane: amor e carinho nada têm a ver com violência. Ao menor sinal de agressão, fuja!
Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Lute por elas!
CopiarCompartilhar
Virada da maréA violência contra a mulher não pode ficar nas sombras. É preciso reconhecer que o monstro existe para que se possa enfrentá-lo. Há muito machismo no Brasil, mas quando as mulheres deixam de ficar caladas, a maré começa a virar.
CopiarCompartilhar