Famosos que faleceram em janeiro
Janeiro é um mês agitado. No primeiro mês do ano, estamos empolgados, cheios de energia, traçando inúmeros planos e metas para o novo ciclo que acaba de começar. Geralmente, estamos aproveitando as férias, com lazer e descanso iluminando nossas mentes e nossos corações. Em contrapartida, porém, houve vezes em que esse virtuoso mês nos trouxe pesares, com notícias e tragédias envolvendo pessoas importantes para nós. Isso porque personalidades como Elza Soares, Salvador Dalí, Mahatma Gandhi e outras se despediram de nós para sempre no mês de número 1. Que tal ativar a memória e relembrar com carinho outros famosos que faleceram no mês de janeiro? Confira!
Direto ao ponto Navegue pelos dias01| 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08
09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24
25 | 26 | 28 | 29 | 30 | 31
Vida Alves 3 de janeiro de 2017A atriz, autora, produtora, diretora e apresentadora Vida Alves iniciou sua carreira na rádio em 1938, com apenas dez anos. Foi pioneira na televisão brasileira em dois grandes momentos: protagonizou, em 1952, com Walter Forster, o primeiro beijo em telenovelas, e com Geórgia Gomide o primeiro beijo homossexual, na TV Tupi em 1963. Morreu aos 88 anos de idade vítima de falência múltipla dos órgãos.
CopiarCompartilhar
Albert Camus 4 de janeiro de 1960Albert Camus foi escritor, jornalista, dramaturgo, ator e filósofo. De origem argelina, viveu grande parte de sua vida na França, atuando ativamente como integrante na Resistência Francesa no período pós-guerra. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957 pela sua produção literária em que retratava as angústias e os dilemas humanos. Albert Camus faleceu em um acidente de carro na França com apenas 46 anos.
CopiarCompartilhar
Nelson Ned 5 de janeiro de 2014Nelson Ned foi um cantor, compositor e escritor brasileiro. Fez sucesso no mundo todo, vendendo mais de 45 milhões de discos. Teve suas canções gravadas por vários artistas, como Moacyr Franco e Agnaldo Timóteo, e o maior sucesso de sua carreira foi a música "Tudo passará". Ele também era portador de nanismo e tinha comorbidades como diabetes e hipertensão. Faleceu aos 66 anos por infecção nos pulmões e problemas na bexiga.
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Genival Lacerda 7 de janeiro de 2021Genival Lacerda foi um cantor e compositor paraibano. Foi um dos grandes nomes do forró brasileiro e um grande ícone popular. Iniciou sua carreira na década de 1950 e seu maior sucesso foi "Severina Xique-Xique". Em maio de 2020, o cantor, que já vinha apresentando sinais de Alzheimer, sofreu um AVC. No início de 2021, faleceu por complicações da covid-19, com 89 anos
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Marly Marley 10 de janeiro de 2014Marly Marley formou-se em psicologia, foi atriz, diretora de teatro, crítica musical e vedete, mas seu trabalho de maior destaque foi como jurada musical. A eterna jurada do Programa Raul Gil foi casada com o humorista Ary Toledo. Marly Marley faleceu aos 75 anos após ficar internada por mais de um mês em razão de complicações causadas por um câncer de pâncreas.
CopiarCompartilhar
Jorge Lafond 11 de janeiro de 2003Jorge Luiz Souza de Lima, conhecido pelo seu nome artístico Jorge Lafond, foi ator, humorista, dançarino e drag queen brasileiro. Participou de diversos filmes e diversas novelas, mas fez mais sucesso interpretando a icônica personagem Vera Verão, no programa "A praça é nossa". Teve uma carreira de destaque e tornou-se uma figura popular mesmo em uma época mais conservadora do que os dias de hoje. Hipertenso e com problemas cardíacos, ele morreu aos 50 anos vítima de um infarto fulminante.
CopiarCompartilhar
Alan Rickman 14 de janeiro de 2016O premiado ator britânico fez bastante sucesso no teatro, na TV e no cinema ao longo de mais de quatro décadas de carreira. Mas pode-se dizer que a projeção global veio por meio do seu papel como Severus Snape na saga "Harry Potter". Atuou em grandes clássicos, como "Duro de Matar", de 1988, e "Robin Hood: o príncipe dos ladrões", em 1991, ganhando o BAFTA de melhor ator coadjuvante. Rickman faleceu com 69 anos, após uma dura batalha contra um câncer no pâncreas.
Inspire-se com frases do ator Alan Rickman
CopiarCompartilhar
Shaolin 14 de janeiro de 2016Nem todos sabem, mas Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, foi, além de comediante, um cartunista e chargista brasileiro. Ao longo de sua carreira, participou de diversos programas de televisão e fez sucesso parodiando famosos, como os cantores Leonardo, Zezé di Camargo e Joelma, da Banda Calypso. Em 2011, Shaolin sofreu um traumatismo craniano em um acidente de carro, ficando em coma por cinco anos até falecer de parada cardiorrespiratória aos 44 anos.
Solte o riso com frases hilárias de humoristas!
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Dolores O'Riordan 15 de janeiro de 2018Dona de uma voz inconfundível, Dolores O'Riordan foi uma cantora, compositora e vocalista da banda The Cranberries durante grande parte de sua vida. É considerada a maior cantora de toda a história da Irlanda, seu país de origem. Seu inesperado falecimento ocorreu em janeiro de 2018, aos 46 anos, em um quarto de hotel na Inglaterra. Ao que tudo indica, a cantora sofreu um acidente na banheira após consumir uma grande quantidade de bebida alcoólica.
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Acontece(u) em janeiroFamosos que fazem aniversário em janeiro
Fatos históricos de janeiro
Datas comemorativas de janeiro
Marcelo Yuka 18 de janeiro de 2019Marcelo Yuka foi um dos fundadores e o compositor da maioria das canções da banda O Rappa. Além de músico, foi também poeta, compositor e ativista político. No final de 2000, levou um tiro em uma tentativa de assalto, o que o deixou paraplégico. Após o trágico acontecimento, fundou uma ONG em prol das pesquisas com células-tronco. Em dezembro de 2018, Yuka sofreu um AVC, vindo a falecer em janeiro do ano seguinte, aos 53 anos, vítima de infecção generalizada.
Spotify ouça a playlist Emocione-se com trechos de músicas da banda O Rappa
CopiarCompartilhar
Francesca Woodman 19 de janeiro de 1981O trabalho da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman ficou famoso pelas imagens em preto e branco, em sua maioria autorretratos, em que abordava temas como a solidão e o feminino. Entretanto sua carreira foi interrompida precocemente ao cometer suicídio aos 22 anos de idade, em 19 de janeiro de 1981. Mesmo assim, estima-se que sua produção fotográfica possua mais de 800 imagens.
Conheça a vida e obras de Francesca Woodman
CopiarCompartilhar
Elis Regina 19 de janeiro de 1982Elis Regina Carvalho Costa, considerada por muitos críticos a maior cantora brasileira de todos os tempos, começou sua carreira com apenas 20 anos de idade. Eternizou diversas canções, como "Águas de Março" e "Como Nossos Pais". A cantora teve três filhos, incluindo a também cantora Maria Rita. Sua morte ocorreu de forma precoce e trágica, quando a artista tinha apenas 36 anos, por overdose.
Spotify ouça a playlist Conheça a história de Elis Regina
CopiarCompartilhar
Elza Soares 20 de janeiro de 2022Da infância sofrida à vida pessoal e amorosa conturbada, Elza Soares da Conceição consolidou-se como um dos maiores nomes da música brasileira. Sua voz ímpar ganhou o Brasil e o mundo, e em 2000 a cantora e compositora recebeu da emissora BBC, em Londres, o título de melhor cantora do Universo. Elza faleceu de causas naturais aos 91 anos, em sua casa, no mesmo dia em que faleceu o seu grande amor, Mané Garrincha, 39 anos antes.
Spotify ouça a playlist Entre no universo dessa musa que foi Elza Soares
CopiarCompartilhar
Garrincha 20 de janeiro de 1983Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, foi um jogador de futebol brasileiro. Sua genialidade se dá pelo fato de ter feito história apesar de ter a perna direita seis centímetros mais curta que a esquerda e ambas flexionadas para o lado esquerdo. Assim o "anjo das pernas tortas" é considerado até hoje o melhor driblador da história do futebol. Faleceu em 1983, com 49 anos, vítima de cirrose hepática.
Leia as frases mais marcantes do mundo do futebol
CopiarCompartilhar
RelacionadasFamosos que morreram de Covid-19
Famosos que morreram em 2020
Famosos que morreram em 2021
Famosos que podem ter autismo e você não sabia
Heath Ledger 22 de janeiro de 2008O ator australiano ficou conhecido por diversos filmes ao longo dos anos 1990 e 2000, mas foi por causa de sua atuação como Coringa, em "Batman - O Cavaleiro Das Trevas", de 2008, que ele venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Entretanto em razão de sua morte precoce e repentina recebeu o prêmio póstumo. Isso porque um mês antes da premiação o ator foi encontrado desacordado em seu apartamento por uma intoxicação acidental por medicamentos.
CopiarCompartilhar
Larry King 23 de janeiro de 2021Larry King foi um radialista e apresentador de televisão norte-americano. Apresentou desde 1985 o programa que levava o seu nome, na emissora CNN. Excêntrico e carismático, já entrevistou celebridades como Barack Obama, Bill Gates, Dalai Lama e Elizabeth Taylor. Tinha algumas comorbidades, como diabetes tipo 2, e havia operado um câncer de pulmão em 2017. Infelizmente vindo a falecer aos 87 anos por complicações da covid-19 após contrair a doença.
CopiarCompartilhar
Salvador Dalí 23 de janeiro de 1989O pintor espanhol foi um dos principais nomes do movimento surrealista, no início do século XX. Seu trabalho chama a atenção até hoje, mais de três décadas após sua morte, pela qualidade plástica, bem como pela presença das imagens oníricas, símbolos do surrealismo. Além da pintura, trabalhou também com cinema, escultura e fotografia. O seu quadro mais famoso é "A Persistência da Memória", de 1931. O artista morreu de insuficiência cardíaca, com então 84 anos.
Entre na cabeça do genial Salvador Dalí com estas frases
CopiarCompartilhar
Kobe Bryant 26 de janeiro de 2020Kobe Bean Bryant foi jogador e fenômeno no basquetebol dos Estados Unidos. Jogava no time Los Angeles Lakers. Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, teve uma morte trágica e precoce aos 41 anos, quando o helicóptero em que estava com mais oito pessoas, incluindo sua filha de 13 anos, caiu nos arredores de Calabasas, sul da Califórnia.
Comemore o Dia do Basquetebol com estas mensagens
CopiarCompartilhar
Mahatma Gandhi 30 de janeiro de 1948Mohandas Karamchand Gandhi, ou Mahatma Gandhi, foi um advogado e líder pacifista indiano que lutou pela independência da Índia, então colônia britânica, e pela paz e liberdade entre os povos. Ele defendia a luta não violenta, tornando-se uma referência política no mundo todo. Faleceu aos 78 anos, assassinado a tiros por um nacionalista hindu.
CopiarCompartilhar
Sidney Sheldon 30 de janeiro de 2007Sidney Sheldon foi um escritor e roteirista norte-americano. Publicou diversos romances durante a sua carreira, como "A outra face", "A ira dos anjos" e "O outro lado da meia-noite", sendo um absoluto sucesso de vendas. Ele é considerado o escritor mais traduzido do mundo pelo "Guinness World Records", o "Livro Guinness dos Recordes", tendo mais de 300 milhões de cópias vendidas, traduzidas para 51 idiomas. O escritor faleceu aos 89 anos por complicações causadas por uma pneumonia.
Encontre livros do grande autor Sidney Sheldon
CopiarCompartilhar
Confira também curiosidades e datas comemorativas de cada dia de janeiro!01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08
09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31
Confira também os famosos que faleceram em outros mesesFamosos que faleceram em janeiro
Famosos que faleceram em fevereiro
Famosos que faleceram em março
Famosos que faleceram em abril
Famosos que faleceram em maio
Famosos que faleceram em junho
Famosos que faleceram em julho
Famosos que faleceram em agosto
Famosos que faleceram em setembro
Famosos que faleceram em outubro
Famosos que faleceram em novembro
Famosos que faleceram em dezembro