Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Filmes com diretores negros

Não é segredo para ninguém que as artes sempre foram dominadas pelas classes mais altas e pelas pessoas de pele branca. Há apenas algumas décadas, eram poucas as pessoas negras que conquistavam seu espaço no cinema. Atualmente o cenário está começando a mudar e já é possível ver maior representatividade nas telas, mesmo que ainda haja muita luta por trás de tudo isso. Por isso, devemos enaltecer cada projeto artístico com pessoas negras envolvidas, dando visibilidade suficiente para que esse espaço se amplie. Você pode começar assistindo e apoiando os filmes com diretores negros mais famosos. Continue lendo para conferir e celebre essa conquista!

Creed II Homem branco e homem negro, ambos sem camisa, frente a frente.

Steven Caple Jr. é o diretor da sequência de Creed, Creed II. O longa-metragem é uma continuação da famosa sequência Rocky Balboa, tendo, dessa vez, outro protagonista. A direção de Steven confere ação, movimento e força para a produção cinematográfica.


Copiar
Compartilhar
Pantera negra

Ryan Coogler é o diretor do filme Pantera negra. Sucesso mundial, o filme, que trata do herói Pantera negra, trouxe destaque para a cultura africana e para a negritude. Com tanto reconhecimento, esperamos que o cenário de representatividade negra seja alterado. Wakanda forever!


Copiar
Compartilhar
12 anos de escravidão Homens e mulheres negros com roupas neutras.

Steve McQueen é o diretor do filme 12 anos de escravidão. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2013, o longa-metragem aborda, principalmente, a forma como a escravidão de um homem livre transforma a sua experiência de ser e estar no mundo.


Copiar
Compartilhar
Infiltrado na Klan

Spike Lee é o diretor do filme Infiltrado na Klan. O longa metragem aborda a forma como um homem negro infiltrou-se na Ku Klux Klan, uma organização supremacista branca e, consequentemente, racista. Vale a pena conferir o trabalho do elenco e da produção!

Conheça os 16 negros mais influentes de Hollywood
Copiar
Compartilhar
Moonlight: sob a luz do luar Menino negro numa praia.

Barry Jenkins é o diretor de Moonlight: sob a luz do luar. O filme vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2017 trata de questões como homossexualidade, negritude, afeto e pobreza. A relevância dessa obra foi o que tirou o Oscar de La la land no mesmo ano.


Copiar
Compartilhar
Corra!

Jordan Peele é o diretor do filme Corra. O filme de suspense e terror mostra as consequências que um homem sofre ao conhecer os segredos da família de sua namorada. Em 2017, Corra! recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Representatividade nos quadrinhos: conheça os super-heróis negros
Copiar
Compartilhar
Belle Mulher branca e mulher negra sentadas em poltronas, vestindo roupas vitorianas.

Amma Asante é a diretora do filme Belle. Amma mostrou, por meio deste longa-metragem, que as mulheres negras também são princesas e podem ter um filme que as coloque nesta posição: de protagonismo, realeza, beleza e reconhecimento.


Copiar
Compartilhar
 
Preciosa: uma história de esperança

Lee Daniels é o diretor do filme Preciosa: uma história de esperança. Sendo uma mulher negra e gorda, a protagonista desse filme retrata parte da realidade enfrentada por mulheres como ela.


Copiar
Compartilhar
Bróder Dois homens negros sentados próximos a uma mesa marrom, com garrafas e copos em cima.

Jeferson De é o diretor do filme Bróder. A produção nacional acompanha três amigos que se conhecem desde a infância e decidem se reencontrar depois de muito tempo separados. De 2010, o filme continua sendo atemporal!


Copiar
Compartilhar
Representatividade negra em todo lugar

Aproveite e admire obras de grandes artistas negros.

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
O matador de ovelhas

Charles Burnett é o diretor do filme O matador de ovelhas. O filme tem como objetivo retratar o cotidiano de um pai de família que trabalha em um local onde abatem ovelhas. A produção de 1978 ainda é relevante para o cinema mundial.

Saiba quem são os maiores ícones negros da história
Copiar
Compartilhar
Filhas do pó Mulheres negras usando roupas claras.

Julie Dash é a diretora do filme independente Filhas do pó. Sem um elenco renomado e sem uma produção muito bem elaborada, o filme não almejava reconhecimento e indicações a prêmios. Filhas do pó teve sucesso em seu conceito justamente por ser feito de forma independente, com um elenco que representava a história do longa.

Enalteça os artistas negros que conscientizam por meio da música
Copiar
Compartilhar
Uma dobra no tempo

Ava DuVernay é a diretora do filme Uma dobra no tempo. A história do longa-metragem aborda questões como viagem no tempo, universos e dimensões. A produção da Disney tem mulheres negras como protagonistas e é um exemplo de representatividade para jovens de todo o mundo.


Copiar
Compartilhar
fechar