Frases de Francis Ford Coppola
De família italiana, Copolla nasceu em Detroit e tem muito o que contar sobre sua vida. Aos 75 anos ele carrega uma carreira de sucesso e é aclamado por onde passa, especialmente por ter dirigido a trilogia O Poderoso Chefão. Confira.
Tetro Francis Ford CoppolaEu fui o mais novo que conseguiu o sucesso que, por algum motivo, foi negado ao meu irmão. O que Tetro me fez entender, porém, é que a verdadeira história foi a que aconteceu entre meu irmão e meu pai.
CopiarCompartilhar
História Francis Ford CoppolaQuando pensamos na história da nossa família, é muito difícil nos atribuirmos qualquer papel que não o do protagonista. Mas eles foram o touro e o toureiro e eu não passei do coadjuvante, o picador.
CopiarCompartilhar
Valores Francis Ford CoppolaMeu irmão atravessou a vida com o coração partido por meu pai não ter dado valor a ele: meu irmão nunca ganhou dinheiro como escritor e, para a geração do meu pai, fazer dinheiro era a única medida de valor.
CopiarCompartilhar
Irmão Francis Ford CoppolaEu comecei a fazer muito sucesso, muito cedo. Nem posso imaginar como isso deve ter doído em meu irmão.
CopiarCompartilhar
Respeito Francis Ford CoppolaQuando eu me tornei uma figura de Hollywood, pude oferecer chances de trabalho a meu pai – como a trilha sonora de Apocalypse Now. Meu irmão não tinha esse poder e, portanto, não conseguiu obter dele o respeito que merecia.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Assassinato Francis Ford CoppolaTenho a convicção de que Sofia foi apenas o instrumento que as pessoas usaram para me atacar. Que ironia: O Poderoso Chefão 3 nasceu da ideia de que matar Michael Corleone não seria punição suficiente para os pecados dele. Algo muito pior do que a morte teria de atingi-lo – o assassinato de sua filha.
CopiarCompartilhar
Cinema Francis Ford CoppolaA Romênia e a Argentina são países bem preparados para a atividade cinematográfica, e onde o dinheiro rende. Já o Brasil anda meio caro.
CopiarCompartilhar
Dublado e Legendado Francis Ford CoppolaTodo este filme é um risco! Não conseguia arranjar pior maneira de ganhar dinheiro! (risos) Mas é um filme independente e pessoal. Os diálogos são em espanhol da Argentina, que é mais complicado ainda, mas não acho que as legendas distraiam o público, e prefiro-as, por exemplo, aos filmes dublados. Penso que as vozes dos atores conferem carácter às personagens. E faz sentido que falem a língua do local onde estão, que, no caso, é na Argentina.
CopiarCompartilhar
Vicent Gallo Francis Ford CoppolaO Vincent foi muito querido e inteligente e fez boas sugestões para o filme. Os meus amigos aconselharam-me a não trabalhar com ele, perguntaram-me se estava a par das coisas que fazia e dizia, mas no final a experiência foi positiva. Talvez as pessoas o levem demasiado a sério e aquilo que ele diga não seja mesmo a sério. Ou talvez seja!
CopiarCompartilhar
Digitalizar Francis Ford CoppolaEu não sei qual é o futuro do cinema. Ninguém sabe! Agora fala-se muito em 3D mas ninguém sabe. Eu gravei em digital e a qualidade é muito boa. Apesar de o futuro não se ficar por aí, penso que um dia todos os filmes serão gravados em digital. Talvez por isso os jovens realizadores insistam tanto em gravar em película. Preferem usá-la antes que desapareça.
CopiarCompartilhar
Melhor Filme Francis Ford CoppolaEu penso que conheço as minhas fraquezas, e nesse sentido posso dizer que sim, que “Tetro” é um dos meus melhores filmes, uma vez que tudo resultou a nível de produção, música, fotografia, tudo!
CopiarCompartilhar
Coração e Imaginação Francis Ford CoppolaEu trabalho a partir do coração e da minha imaginação. Talvez por querer agradar tanto aos outros, acabo por me esforçar em demasia algumas vezes. Deveria ser mais minimalista como a minha filha Sofia. Por vezes há diálogos que eu exprimo em cinco frases e que ela resumiria a apenas uma!
CopiarCompartilhar
Músico de Talento Francis Ford CoppolaMeu pai era um músico de talento. Mas, depois de um breve florescimento, a carreira dele declinou e estagnou.
CopiarCompartilhar
Sobre a reação do irmão sobre Tetro Francis Ford CoppolaAcho que ele nem chegou a assistir ao filme inteiro. Viu alguns trechos na internet e ficou muito bravo. Recusou-se a falar comigo – e então morreu. Nunca vou saber o que o perturbou tanto.
CopiarCompartilhar
Criticar Francis Ford CoppolaAs coisas que Sofia tem a ensinar são coisas que me faria muito bem aprender – a ser menos grandioso e mais simples, por exemplo.
Para um pai, é muito mais angustiante não quando um filho é elogiado, mas criticado. Isso, sim, dói.
CopiarCompartilhar
Filha Francis Ford CoppolaSofia nunca quis ser atriz. Ela aceitou o papel da filha de Michael Corleone para me fazer um favor. Por isso foi duplamente duro vê-la ser tão atacada. E duplamente gratificante ver como ela deu a volta por cima da situação, com honras.
CopiarCompartilhar
Morte do Filho Francis Ford CoppolaA morte dele, ainda mais no ponto não muito feliz em que estava nosso relacionamento, foi um choque tão profundo que até hoje não consigo me dar conta da enormidade dela. Tantos anos se passaram, e não tenho coragem de encarar esse fato. Minha saída é tentar imaginá-lo vivo.
CopiarCompartilhar
Dinheiro Francis Ford CoppolaNão peço dinheiro a estúdios. Eu mesmo financio meus filmes, com a renda dos meus empreendimentos, como minha vinícola na Califórnia. Então tento equacionar em que lugar do mundo poderia filmar determinado roteiro com determinado montante.
CopiarCompartilhar
Vinhos Francis Ford CoppolaUso o dinheiro da vinícola para fazer filmes – mas, hoje em dia, filmes baratos. Mas uma semana depois ouvi falar de um vinhedo à venda e peguei todo o dinheiro de volta. Por sorte, foi um dos melhores investimentos que minha família já fez. Só uma das companhias comercializa 1,5 milhão de caixas de vinho por ano. Ela é tão sólida que nem eu, com todo o meu talento para falir, conseguiria levá-la à bancarrota.
CopiarCompartilhar
Retratos Francis Ford CoppolaTetro, a personagem, tem uma família semelhante à minha. Acho que este filme foi o mais perto que arrisquei de fazer algo pessoal. No filme, a figura do pai, interpretada por Klaus Maria Brandauer, é um verdadeiro monstro, e o meu pai não era de todo assim. É um filme. Mas sim, apesar de não ser de todo autobiográfico, é muito pessoal.
CopiarCompartilhar
Gênios Francis Ford CoppolaEu sempre disse à Sofia que ela era talentosa e que podia fazer qualquer coisa. Numa família, se têm os mesmos genes, os mesmos gostos e tradições, se se ajudam uns aos outros, há espaço para todos serem gênios. Os meus três filhos, Sofia, Roman e Gia, controlam agora a Zoetrope, a produtora que eu fiz. É inteiramente deles, são muito unidos. É uma péssima ideia haver apenas um gênio na família.
CopiarCompartilhar
Relação Com o Cinema Francis Ford CoppolaEu casei aos 21 porque queria ter filhos, e gosto muito dos meus filhos. Uma vez a brincar, disse ao Marlon Brando que ele tinha tido um desempenho mesmo muito bom num filme e que por isso tinha um presente especial para ele. Aí passei-lhe para as mãos a minha filha Sofia, na altura com duas semanas de vida. O modo como ele olhou para ela foi tão profundo. Os meus filhos cresceram neste meio, viajaram e aprenderam muito. Quando tinha alguma coisa a fazer tirava-os da escola, coisa impensável hoje em dia, e levava-os comigo. Se fosse nas Filipinas levava-os para as Filipinas! Eles brincavam no set das filmagens, a Sofia fazia vestidos para as bonecas com a ajuda dos profissionais de guarda-roupa e o Roman simulava feridas na sala de maquilhagem e efeitos. Cresceram com o cinema.
CopiarCompartilhar
Coisa Viva Francis Ford CoppolaO cinema é uma coisa viva, um prazer, algo que nunca se compreende completamente. A minha ideia não se alterou pois eu nunca saberei tudo sobre a área. É um privilégio trabalhar num meio onde tudo muda e evolui.
CopiarCompartilhar
Gostar de Vinho Francis Ford CoppolaA Coppola Winery está em 12º lugar como a empresa que mais vinho vende na América. Tive sorte. Sempre me interessei muito pelo drama e pelo cinema, e se tivesse que escolher, acho que no fundo não sou um produtor de vinho, mas antes alguém que gosta mesmo muito de vinho.
CopiarCompartilhar