Frases de Pedro Almodóvar
Na adolescência, Pedro Almodóvar já queria ser cineasta. Mesmo sem condições financeiras para estudar, Almodóvar insistiu e, em 1980, dirigiu seu primeiro longa-metragem. Desde então, tornou-se o principal diretor da Espanha e um dos mais famosos do mundo. Veja suas frases!
Passado Pedro AlmodóvarOs espanhóis precisam acertar as contas com seu passado.
CopiarCompartilhar
Toureiro Pedro AlmodóvarSer diretor de cinema na Espanha é como ser toureiro no Japão.
CopiarCompartilhar
Redescobrir Pedro AlmodóvarEu queria redescobrir o tom dos primeiros filmes. Talvez, na verdade, eu estivesse tentando retomar minha juventude?
CopiarCompartilhar
Jovens e doentes Pedro AlmodóvarNão há jovens e velhos; só jovens e doentes.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 25 de Setembro
Significado do nome Pedro
Ficção Pedro AlmodóvarO cinema deve completar a realidade, porque é mais importante que ela. Não que eu despreze os filmes naturalistas. Só que esse tipo de cinema não me interessa como diretor. Meu cinema é a representação artificiosa da realidade. A ficção é um fato necessário da vida. Sem ficção, as pessoas ficariam loucas. Se houvesse um dia uma greve de ficção e, por um tempo, não se produzissem mais histórias para as pessoas escaparem da realidade, haveria um caos no mundo. A ficção é necessária porque a vida das pessoas não é suficiente, a realidade é incompleta.
CopiarCompartilhar
Texto Pedro AlmodóvarO teatro enriquece, traz ideias e vivências únicas. Presto atenção nos desempenhos dos atores e nas falas. O texto é a essência do teatro e do cinema. Sou fascinado pelo texto.
CopiarCompartilhar
Curiosidade Pedro AlmodóvarPor sorte, a natureza me dotou de uma curiosidade irracional até para as coisas mais insignificantes. Isso me salva. A curiosidade é a única coisa que me leva adiante. Todo o resto me afunda. Ah! E a vocação. Não sei se seria capaz de viver sem ela.
CopiarCompartilhar
Supreender Pedro AlmodóvarÉ bom perceber que eu posso surpreender após 30 anos, que estou mudando com os tempos. Eu desenvolvo três roteiros ao mesmo tempo, estou sempre trabalhando. E espero que todos sejam diferentes, pois gosto de me renovar.
CopiarCompartilhar
Liberdade no humor Pedro AlmodóvarA liberdade de um escritor, de um humorista e de um diretor está em ser honesto consigo mesmo. Eu não me preocupo. O humor, por sua própria natureza, é livre e sempre vai atentar contra o politicamente correto.
CopiarCompartilhar
Família Pedro AlmodóvarA essência da família é necessária para que as pessoas possam viver felizes e organizadas. Isso não quer dizer que o modelo patriarcal deva dominar.
CopiarCompartilhar
Crise Pedro AlmodóvarNunca enfrentei a crise dos 40. Ela bateu aos 50. Nesse momento, comecei a me dar conta de que o tempo havia passado com extrema rapidez e me deu um certo medo de ver que não havia registrado isso, de que meu tempo futuro será limitado.
CopiarCompartilhar
Novelesca Pedro AlmodóvarA vida brasileira é muito novelesca, extrema, pede para ser contada.
CopiarCompartilhar
Futuro do cinema Pedro AlmodóvarAo futuro do cinema desejo especialmente muitos espectadores e que a sua curiosidade cresça nos próximos anos, para verem todos os tipos de cinema, em todas as línguas, com legendas, dublado… Em qualquer situação e em qualquer país.
CopiarCompartilhar
Cannes Pedro AlmodóvarÉ muito interessante estar em Cannes. É o único lugar no mundo que celebra a arte dos longas-metragens. Hoje isso acontece com os esportes, mas não com o cinema. Por isso é empolgante estar aqui.
CopiarCompartilhar
Comportamento Pedro AlmodóvarMeus filmes jovens corresponderam à eclosão da democracia no país depois de uma longa ditadura franquista. Os espanhóis viviam a liberdade, rompendo com os hábitos de uma sociedade repressiva, que via o sexo como pecado mortal. O final dos anos 70 e o início dos 80 representaram um momento de celebração coletiva. E a cidade de Madri desabrochou como uma das cidades mais incríveis da Europa, com uma vida alternativa única. Meus primeiros filmes eram alegres porque retrataram essa mudança radical de comportamento.
CopiarCompartilhar
Provocadores Pedro AlmodóvarNão suporto o artista cuja principal motivação seja a provocação. Acredito que os grandes provocadores o são sem se propor a isso.
CopiarCompartilhar
Polêmicos Pedro AlmodóvarMeus filmes foram sempre polêmicos. Estou acostumado. Não vivo numa torre de marfim. Há gente que gosta muito dos meus filmes e há gente que não gosta deles de jeito nenhum.
CopiarCompartilhar
Politicamente incorreto Pedro AlmodóvarQuando escrevo uma comédia, a última coisa em que penso é se serei esse politicamente incorreto de que tanto falam. É impossível sentar ao computador, escrever e imaginar a quem vou ofender com o que estou escrevendo, porque sempre, lamentavelmente, haverá alguém que se sentirá ofendido.
CopiarCompartilhar
Maturidade Pedro AlmodóvarPrimeiro veio o melodrama com uma visão crítica, depois o drama duro. A vida me levou a refletir sobre o passado, sobre a infância e a morte. Não que eu me sinta triste com a maturidade nem que meus filmes não tenham humor. Acontece que tudo hoje é menos divertido. Com 20 anos, a gente agita mais! Eu estava rodeado de amigos e saía toda noite, dançava, cantava. Agora, com 60, meu cotidiano é mais regrado e mais sem graça.
CopiarCompartilhar
Censura Pedro AlmodóvarA pior censura é a autocensura.
CopiarCompartilhar
Vontade Pedro AlmodóvarFaço os meus filmes de acordo com minha vontade e com aquilo que mais me interessa em cada momento.
CopiarCompartilhar
Unidas Pedro AlmodóvarSó me cabe qualificar meus filmes, meu trabalho, minha vida inclusive, como coisa séria ou humorada. É que ambas as coisas estão unidas. Todos os meus filmes foram feitos com muita seriedade, e em todos há uma grande presença do humor.
CopiarCompartilhar
Valor diferente Pedro AlmodóvarExistem duas coisas no cinema que têm um valor diferente dependendo de se as faz um homem ou uma mulher: os nus frontais e o ato de chorar.
CopiarCompartilhar
Contar histórias Pedro AlmodóvarEscrevo desde pequeno e queria virar escritor. Eu imaginava que me tornaria romancista quando completasse 45 anos. Pois o tempo passou e me dei conta de que jamais poderei ser escritor de ficção. Elaborar roteiros é uma coisa. Escrever contos e romances é outra. Sei contar uma história, mas com a câmera!
CopiarCompartilhar