Frases de Eugênio de Andrade
Eugênio de Andrade construiu uma vasta obra literária e se firmou como um dos grandes nomes da literatura portuguesa. Confira uma seleção de frases desse grande autor português.
Dentro daquele sorriso Eugênio de AndradeCreio que foi o sorriso, o sorriso foi quem abriu a porta. Era um sorriso com muita luz lá dentro, apetecia entrar nele, tirar a roupa, ficar nu dentro daquele sorriso.
CopiarCompartilhar
Ser poeta Eugênio de AndradeSer poeta também é isso, essa inabilidade para o mundo do lucro e da usura.
CopiarCompartilhar
Flancos frios e águas estanques Eugênio de AndradeCaridade é uma palavra de flancos frios e águas estanques. Conduz sem grandes desvios ao mundo pantanoso e pervertido da repressão, onde a consciência que se diz virtuosa mais não faz que servi-lo, desinteressada como está em que a potencialidade humana se afirme em todo o seu esplendor.
CopiarCompartilhar
No brilho redondo Eugênio de AndradeProcura a maravilha. Onde um beijo sabe a barcos e bruma. No brilho redondo e jovem dos joelhos. Na noite inclinada de melancolia. Procura. Procura a maravilha.
CopiarCompartilhar
Obra de criação Eugênio de AndradeEm toda a obra de criação há um fio condutor, nem sempre facilmente discernível, que lhe dá unidade - um fio discreto ou evidente, da maior importância, pois é um dos sinais da sua autenticidade.
CopiarCompartilhar
Inseparável da verdade Eugênio de AndradeÉ possível que a poesia seja ficção, mas eu prefiro pensá-la como Goethe: inseparável da verdade.
CopiarCompartilhar
Foi para ti que criei as rosas Eugênio de AndradeFoi para ti que criei as rosas. Foi para ti que lhes dei perfume. Para ti rasguei ribeiros e dei ás romãs a cor do lume.
CopiarCompartilhar
Sucesso de uma obra Eugênio de AndradeO sucesso de uma obra não é sinal da sua qualidade.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 19 de Janeiro
Famosos que faleceram dia 13 de Junho
Uma palavra Eugênio de AndradeUma palavra é como a nota que procura outras para um acorde perfeito.
CopiarCompartilhar
A nossa condenação Eugênio de AndradeAs palavras são a nossa condenação. Com palavras se ama, com palavras se odeia. E, suprema irrisão, ama-se e odeia-se com as mesmas palavras!
CopiarCompartilhar
Solitário por natureza Eugênio de AndradeSou solitário por natureza. No nosso tempo, onde a promiscuidade começa na família, apenas a solidão nos permite ser semelhante ao pássaro de S. João da Cruz: nos cimos cantar sem alvoroço, virado para onde sopra o espírito da terra.
CopiarCompartilhar
Passar o vento Eugênio de AndradeSê paciente; espera que a palavra amadureça e se desprenda como um fruto ao passar o vento que a mereça.
CopiarCompartilhar
Parece um privilégio Eugênio de AndradeA solidão não é forçosamente negativa, pelo contrário, até me parece um privilégio. Talvez a minha solidão seja excessiva, mas eu detestei sempre as coisas mundanas. Estar com as pessoas apenas para gastar as horas é-me insuportável.
CopiarCompartilhar
Profunda reconciliação Eugênio de AndradeEu nem sequer gosto de escrever, Acontece-me às vezes estar tão desesperado que me refugio no papel como quem se esconde para chorar. E o mais estranho é arrancar da minha angústia palavras de profunda reconciliação com a vida.
CopiarCompartilhar
Conduzido por loucos Eugênio de AndradeO mundo é conduzido por loucos e ambiciosos, que só têm em mira o êxito e o lucro, estão-se nas tintas para as preocupações dos poetas, que são, como toda a gente sabe, seres da utopia, essa utopia sem a qual não há progresso.
CopiarCompartilhar
É urgente Eugênio de AndradeÉ urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade.
CopiarCompartilhar
No escuro Eugênio de AndradeHavia uma palavra no escuro. Minúscula. Ignorada. Martelava no escuro. Martelava no chão da água. Do fundo do tempo, martelava. contra o muro. Uma palavra. No escuro. Que me chamava.
CopiarCompartilhar
Todas as rosas dos jardins Eugênio de AndradeHoje roubei todas as rosas dos jardins e cheguei ao pé de ti de mãos vazias.
CopiarCompartilhar
Ama o silêncio Eugênio de AndradeA música que me sai dos dedos ama o silêncio, e a suprema ambição do poeta é integrá-lo no canto.
CopiarCompartilhar
Relação profunda Eugênio de AndradeNenhuma relação profunda é fácil.
CopiarCompartilhar
A independência Eugênio de AndradeA independência tem um preço, sempre o soube, e nunca me recusei a pagá-lo.
CopiarCompartilhar
A infância Eugênio de AndradeA infância, no poeta, jamais se extingue. Talvez por isso eles sejam tão vulneráveis, os poetas.
CopiarCompartilhar
Uma boca Eugênio de AndradeA boca, onde o fogo de um verão muito antigo cintila. O que pode uma boca esperar senão outra boca?
CopiarCompartilhar
Todas as casas Eugênio de AndradeTodas as casas onde há livros e quadros e discos são bonitas. E são feias todas as casas, por mais luxuosas, onde faltem essas coisas.
CopiarCompartilhar