Frases de Mauricio de Sousa
Confira um pouco sobre o grande desenhista, Mauricio de Sousa, entre no universo da Turma da Mônica e compartilhe.
Início de tudoMauricio de Sousa é criador de histórias e de personagens que divertem, educam e inspiram a imaginação de adultos e crianças há mais de 50 anos. Em 1959, enquanto era repórter policial no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha (o dono do cachorro), publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira.
CopiarCompartilhar
Contador de histórias Mauricio de SousaEu faço histórias para contar histórias. Na minha infância, ouvi muitas e até hoje meus avós me contam algumas, ou melhor, me ensinam a ser um contador de histórias.
CopiarCompartilhar
Escravo do Horácio Mauricio de SousaO Horácio é uma história na qual coloco muita coisa de mim. Sou escravo dele para o resto da vida.
CopiarCompartilhar
Sucesso italiano CuriosidadesTransformada em desenho animado, a Turma da Mônica quintuplicou o ibope da maior emissora de televisão italiana, entre dezembro de 2003 e abril de 2004.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Mimo CuriosidadesHorácio é o único personagem que Mauricio não passa para sua equipe. É ele mesmo quem o desenha e roteiriza há mais de 30 anos.
CopiarCompartilhar
Neymar desenho Mauricio de SousaEle e a família estão gostando muito do processo todo que estamos desenvolvendo para revista e depois para desenho animado. Será nosso primeiro lançamento mundial. O mundo vai receber muito bem a estrela Neymar!
CopiarCompartilhar
Inclusão social Mauricio de SousaA Turma da Mônica é um grupo de personagens que vivem e agem como crianças normais, como nossos filhos ou conhecidos. Todos nós temos amigos com algum tipo de deficiência e convivemos harmônica e dinamicamente. Aprendemos as regras da inclusão aí.
CopiarCompartilhar
Feira Internacional do Livro Frankfurt CuriosidadesMauricio de Sousa foi um dos homenageados da calçada da fama da Feira Internacional do Livro de Frankfurt. O evento teve neste ano o Brasil como país-tema e contou com mais de 100 editoras nacionais. O convite para a homenagem foi feito ao Ministério da Cultura brasileiro em outubro de 2010, e resultou em um acordo firmado entre as duas partes para concessão de bolsas de apoio à tradução e publicação.
CopiarCompartilhar
Mônica Mauricio de SousaNão imaginava que ela teria vida tão longa!
CopiarCompartilhar
Forte influênciaDepois da passagem do meteoro Mauricio de Sousa por Manaus, as bancas de revistas não são mais as mesmas. A molecada tá comprando tudo que é gibi.
CopiarCompartilhar
Menos ira Mauricio de SousaRecebi um abaixo-assinado de 30 crianças do Rio de Janeiro dizendo que, se a Mônica não fosse menos irascível, elas não comprariam mais a revista.
CopiarCompartilhar
Características das duas Mônicas Mônica Spada e SousaBem, sou baixinha. Tenho 1,53 m. Não sou magrinha, mas não sou gorda. Sou forte. Os dentes não são mais grandes. Mas continuo briguenta. Acho que toda mulher é um pouco brigona, lutadora. Brigo muito por justiça. E, depois que virei mãe, me transformei em uma leoa. Ou seja, mais durona. Hoje, porém, não bato mais em ninguém (risos). Quando era pequena, batia na minha irmã mais velha, a Mariângela. Mas era só nela.
CopiarCompartilhar
Ato de respirar Mauricio de SousaO que me move é o ato de respirar. É maravilhoso você acordar e falar: Oba, estou vivo! Estou são! Posso continuar fazendo tudo que eu fazia ontem e que gosto de fazer, e acho que daqui a alguns 5 ou 6 anos me aposentarei, gosto da turminha mas o trabalho é muito excessivo.
CopiarCompartilhar
Legados culturais Rafael SilveiraOs legados culturais de Mauricio de Sousa, Ziraldo e Monteiro Lobato são jogados pra escanteio e pessoas que chutam bolas entre linhas são proclamadas como deuses no Brasil e assim, são exportadas.
CopiarCompartilhar
Um passo a frente Mauricio de SousaChegou o momento em que precisei decidir se queria ser apenas mais um ou se daria um passo a frente.
CopiarCompartilhar
Revista da Turma da Mônica CuriosidadesPresente em sete países, a revista da Turma da Mônica tem 34 anos e vendeu mais de um bilhão de exemplares.
CopiarCompartilhar
Sonho de criança Mauricio de SousaAntes de saber escrever eu pegava os cadernos de poesia do meu pai e rabiscava tudo. Achava que estava ilustrando.
CopiarCompartilhar
Parceria Paulo Coelho falando do livro O Gênio e as RosasFoi um trabalho muito rigoroso. Mauricio entende muito de literatura infantil e me guiou ao longo de todo o processo. Sempre fui fã do seu trabalho
CopiarCompartilhar
Confundido com Walt Disney Mauricio de SousaEu desenho, assino Walt Disney e faço o personagem dizer: Gosto mais da Turma da Mônica!
CopiarCompartilhar
Necessidade Mauricio de SousaCriamos uma história onde um novo amiguinho da turma surgia de muletas. Ele participou de uma ou duas histórias, mas depois sumiu. Ficou a necessidade de mantermos esse tipo de convívio. Posteriormente, fui buscar um cadeirante para preencher o espaço.
CopiarCompartilhar
Referência Mauricio de SousaQuando pensei em criar uma menina cega, busquei uma referência e me veio a figura de Dorina Nowill, da Fundação do mesmo nome. Dorina, líder, de inteligência brilhante, sem preconceitos (para com os videntes), elegante, preocupada com a causa de mostrar caminhos aos cegos. Tirei daí tudo da Dorinha.
CopiarCompartilhar
Criação de personagens Mauricio de SousaQuando crio um personagem, faço planos para ele, mas não tenho ideia se dará certo, não sei como será a vida dele.
CopiarCompartilhar
Mônica bravinha Mauricio de SousaQuando ela sente raiva, mostra. Reage como qualquer criança. Essas emoções básicas, como ciúme, alegria, tristeza, que caracterizam todos os personagens da turma, criam uma identificação com os leitores.
CopiarCompartilhar
Cores dos vestidos Mônica Spada e SousaComo eu e minha irmã mais nova, a Magali, tínhamos apenas um ano de diferença, minha mãe comprava roupas iguais, mas de cores diferentes. Eu vestia vermelho, e ela, azul. Ainda gosto muito da cor vermelha. Mas evito usar porque dizem que vermelho é cor de briga (risos).
CopiarCompartilhar
Musa inspiradora Mônica Spada e Sousa falando sobre a personagemNão entendia direito, porque era muito pequena, tinha 2 anos. Mas depois achei legal. Só que a minha família começou a me tachar de brigona, turrona, por conta da minha personalidade forte. E por causa disso, fui menos mimada do que as minhas irmãs.
CopiarCompartilhar