Frases de Quino
Quadrinhos podem ser tão inteligentes quanto a literatura. A prova são as publicações do argentino Quino. Responsável pela criação da personagem Mafalda, suas tirinhas destacam-se pelo humor inteligente e reflexivo, sempre atual.
Natureza humana QuinoMe inspira o que me inspirou sempre: a natureza humana, o mundo que nos rodeia, as reações do povo à política, espetáculos, a arte, tudo.
CopiarCompartilhar
Do bem QuinoAcho que há 50 anos ela (Mafalda) vem tentando fazer com que as pessoas entendam que temos que proteger o planeta, não brigar, não continuar fazendo as besteiras que fazemos sempre.
CopiarCompartilhar
Datas QuinoMafalda completa 50 anos em 2014. O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana. Para mim é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto.
CopiarCompartilhar
Mesmos argumentos QuinoMafalda com certeza diria as mesmas coisas hoje, com mais argumentos ainda, porque se leem os jornais, não é preciso perguntar o porquê.
CopiarCompartilhar
A menininha de 50 anos Quino, sobre os 50 anos da personagem MafaldaPassaram 50 anos desde que foi publicada a primeira tirinha de Mafalda. Eu não acredito que já passaram 50 anos. Dizer que esperamos que viva mais 50? Da forma como o mundo está neste momento, não acho que cheguemos muito longe.
CopiarCompartilhar
Sobre os dilemas de Mafalda QuinoInfelizmente, parece que o tempo não passou por ela. Os problemas são os mesmos, um pouco piores agora.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Trabalho QuinoEm meu trabalho, apelava para as notícias do dia, e escrevia sobre o que saía nos jornais; o mundo era assim. Eu não disse, vou fazer uma menina contestadora; não, saiu assim. Muitas vezes desenhava coisas pelas quais me sentia impelido.
CopiarCompartilhar
Artista QuinoÉ o problema que temos, todos os desenhistas. Talvez, no início, muitos de nós queremos chegar a ser artistas. Mas a arte, para mim, é algo que faz vibrar por dentro.
CopiarCompartilhar
Mafalda, uma personagem atual QuinoEu acho que hoje a Mafalda teria as mesmas opiniões de antes. Releio minhas tiras e me parece que foram desenhadas hoje.
CopiarCompartilhar
Humildade QuinoNós podemos realizar coisas agradáveis, inteligentes, que façam refletir, mas em meus desenhos não vejo nada que consiga fazer algo ou alguém vibrar realmente.
CopiarCompartilhar
Lição QuinoMafalda surge de um conflito, de uma contradição. A criança aprende uma porção de coisas que não se deve fazer porque são más e são prejudiciais. Acontece que, quando abre os jornais, ela descobre que os adultos perpetram todas essas coisas proibidas através de massacres, guerras, etc. Então se produz o conflito. Por que os adultos não fazem o que ensinam?
CopiarCompartilhar
Universo infantil QuinoÉ preciso respeitar as crianças. Os adultos falam com elas como se fossem todas retardadas.
CopiarCompartilhar
Avanços tecnológicos Quino, sobre tecnologia x ilustraçãoEstamos numa transição tecnológica que ninguém sabe como vai acabar, um pouco como o que acontece com os livros eletrônicos, temeu-se que a sua criação arrasasse com a edição em papel e não tem sido esse o caso, por isso é difícil fazer um prognóstico preciso.
CopiarCompartilhar
1ª caricaturista a receber o Prêmio Príncipe das Astúrias Quino, sobre o Prêmio Príncipe das Astúrias de ComunicaçãoOs colegas argentinos e espanhóis me deram isto. Fico muito honrado e agradeço a todos eles o apreço que tiveram com a minha obra.
CopiarCompartilhar
Carpinteiro QuinoEu sou como um carpinteiro que fabrica um móvel, e Mafalda é um móvel que fez sucesso, lindo, mas para mim continua sendo um móvel, e faço isto por amor à madeira em que trabalho.
CopiarCompartilhar
Sopa Quino, sobre o mal da vezA sopa da Mafalda… Bem, neste momento é a ascensão de grupos terroristas, com os quais o Ocidente não sabe lidar, porque não estava preparado, não tinha estudado bem as outras culturas, para saber como travar e manobrar este tipo de situações.
CopiarCompartilhar
Censura QuinoMeu melhor aliado fui eu mesmo, porque deixei de dizer muitas coisas que gostaria e não se podia dizer. Desde que cheguei a Buenos Aires com minha pastinha (em 1954), me disseram que não podia fazer desenhos sobre militares, sobre a igreja, o divórcio, a moral. Então me acostumei a desenhar as coisas que me permitiam.
CopiarCompartilhar
Processo criativo QuinoNo início, o esquema da história [de Mafalda] era simples. A menina elucubrava uma pergunta e os pais respondiam. No final, ela fazia seus comentários. Em pouco tempo esse recurso começou a se esgotar, então introduzi Susanita, que era uma espécie de mãe da Mafalfa em tamanho pequeno. À medida que os recursos iam se esgotando eu incluía novos personagens.
CopiarCompartilhar
Inspiração QuinoCopiei as cenas de quando comia em minha casa, e as pessoas gostaram, porque poucos desenhistas faziam isso. Charlie Brown me agrada muito, mas me parece um horror que não haja adultos.
CopiarCompartilhar
Críticas QuinoQuando era menino, na escola nos mandavam escrever, para ter boa caligrafia, em uma folha de papel pautado; eu fiz uma tira com este tema, e alguém me disse que estava louco, porque isso já não se usava mais.
CopiarCompartilhar