Liberte-se dos rótulos
Cada pessoa tem suas diferenças. Mesmo que inconscientemente, todos acabamos colocando rótulos em nós mesmos e naqueles que não são iguais a nós. Que tal quebrar tais preconceitos? Comece por si mesmo! Confira reflexões para renovar suas convicções!
Liberte-seVivemos presos a um passado que nos faz julgar os outros como se fosse antigamente. A sociedade tinha muitos padrões e hoje ainda carregamos parte disso. Está na hora de nos libertarmos desses preconceitos, julgamentos e rótulos. As pessoas são livres e podem agir da forma que quiserem. Não cabe a ninguém ver uma pessoa e ali classificar um estereótipo. Liberte-se desses pensamentos antigos e viva de acordo com a realidade de hoje. Saiba que rotular alguém não te leva a lugar nenhum e que muitas vezes você está com o pensamento totalmente errado.
CopiarCompartilhar
Não julgueVocê acha que é certo ficar julgando os outros pelas diferentes formas de ser? Não somos ninguém para ficar rotulando e dizendo coisas sobre o próximo. Todos temos o livre-arbítrio e devemos seguir a nossa vontade, nosso coração e fazer o que nos faz feliz. Se você não concorda com alguma coisa, tudo bem, não pegue para você. Mas saiba que você tem que respeitar qualquer um acima de tudo. E outra coisa: se não quer ser julgado, não julgue. Tudo o que você não quer para si, não faça com o próximo. Todos nós temos gostos e jeitos diferentes.
CopiarCompartilhar
Sem rótulosPare de rotular as pessoas. Ninguém é igual a ninguém e não há nada mais antigo que ficar dizendo que a pessoa é isso ou aquilo. Rótulos são feitos para produtos e somente. Somos seres humanos, livres e podemos seguir nosso gosto e coração. A forma como as pessoas falam, agem ou se vestem não diz nada sobre quem somos. O problema é que a sociedade criou uma regra própria para certas coisas e faz com que todos pensem que têm direito de atacar os outros. Mas a realidade é que ferimos muitas pessoas ao agirmos dessa forma. Devemos ser humildes e saber conviver com o próximo.
CopiarCompartilhar
Cada umCada um sabe de si, sabe o que faz e o que o afeta ou não. Não cabe a ninguém ficar dizendo o que achar melhor ou não e muito menos cabem os julgamentos que fazem. Ninguém precisa ouvir nada do tipo: “Nossa, como você é legal, antes tava te achando com uma cara de nojenta”. Como assim, gente? Porque falar isso para alguém e pensar algo assim sem nem dar “oi” para a pessoa? A que ponto chegamos de sempre deixar o nosso “achismo” dominar as nossas relações com as pessoas, não é? Temos que entender que antes disso devemos ao menos falar com a pessoa para ter conclusões.
CopiarCompartilhar
Somos diferentesAté onde eu posso me lembrar, as pessoas são totalmente diferentes umas das outras. No máximo, elas podem ser parecidas ou ter traços que nos remetam a alguém, certo? Vamos parar de achar que todo mundo tem que ter um padrão e que deve ser como nós gastaríamos. Temos que nos permitir conhecer as pessoas, ter uma relação com elas e, depois disso, chegarmos a uma conclusão. Com certeza, agindo dessa forma, faremos crescer consideravelmente o número de pessoas ao nosso redor. E, vamos até nos surpreender conosco mesmos, porque veremos que somos mais sociáveis do que pensávamos.
CopiarCompartilhar
Não tem nada a verQuantas coisas você perde ao rotular alguém? E como as pessoas que recebem rótulos são afetadas diariamente? Nunca pensamos o quanto podemos ferir as pessoas e como podemos estar impedindo-as de serem mais felizes. Acontece que, quando agimos dessa forma, automaticamente nos afastamos muito e não queremos nem tentar uma relação. E, não, o erro não está na pessoa e sim em nós, porque uma roupa, um cabelo ou um estilo de vida não bastam para tirarmos conclusões. Temos que mudar nossas atitudes e pensar como seria se fosse o contrário.
CopiarCompartilhar
Cuide da sua vidaJá que achamos que somos donos da verdade e temos o direito de julgar uns aos outros, para vivermos melhor sem afetar ao próximo, que tal, em vez de nos preocuparmos tanto com as pessoas e perdermos o nosso tempo rotulando uns aos outros, cuidarmos apenas de nossas vidas? Já passamos por tanta coisa, já nos ferimos e nos surpreendemos constantemente que não há necessidade de ficar arrumando ainda conflito com os outros, mesmo porque esse tipo de coisa pode magoar as pessoas e nunca vemos esse lado. Soltamos comentários ruins com tom de brincadeira, mas isso não ameniza a situação no geral.
CopiarCompartilhar
Pare de preconceitoPodemos dizer que, ao rotular as pessoas, estamos sendo preconceituosos. Olhamos muitas pessoas que já têm uma mesma característica e dizemos que são “isso” ou “aquilo”. Acontece que cada um teve um tipo de educação, cada pessoa viveu uma coisa diferente e ninguém, só por ter um estereótipo semelhante a outras pessoas, é realmente da forma que todos julgam. Afinal, quem somos nós para ficarmos falando sobre a vida uns dos outros? Todos temos as nossas peculiaridades e manias. Então, porque não aceitar as das outras pessoas? Porque nos achamos mais especiais?
CopiarCompartilhar
Não seja injustoVocê acha que é justo com você e com as pessoas que surgem em sua vida pôr uma barreira e achar que apenas os seus pensamentos são os verdadeiros? Quantas vezes você se privou de conhecer alguém, de estar próximo de pessoas novas, porque achou que agiram de uma forma que você não gosta? Acontece que no mundo ninguém é igual e não podemos transformar as pessoas e torná-las quem queremos. Devemos saber lidar e respeitar todas as diferenças. Cada pessoa vive de um modo e temos que entender isso. Mas também temos que nos abrir para novas pessoas.
CopiarCompartilhar
Abre sua mentePara de viver em um mundo de egoísmo e no qual você se ache o dono da razão. Os anos passaram, estamos nos século 21 e devemos abrir a nossa mente. Não é mais uma questão de talvez. É uma obrigação. As pessoas são cada vez mais livres e, se não mudarmos as nossas forma de agir e pensar, quem será rotulado e deixado de lado será você. Todo mundo pode agir como quiser, pode vestir o que quer e ir onde bem entender. Sorte de quem faz isso, de quem vive de forma livre e totalmente espontânea, porque esse sim está sendo feliz, enquanto você só se preocupa com os outros.
CopiarCompartilhar
Para quê?Vamos pensar. Para quê eu perco o meu tempo dizendo que as pessoas são de um jeito sendo que nem as conheço? O que eu ganho ao me fechar para o mundo e viver sem me dar a oportunidade de ter novas pessoas, conhecer coisas novas e apenas conviver nos mesmos círculos de amizade? Nada. Então, acho que está na hora de eu abrir meus horizontes, amadurecer e dar um passo novo em minha vida. Não posso ficar me apegando às pequenas coisas. Quem perde (e muito) sou eu que vivo sempre com as mesmas pessoas e ainda sou considerado o chato de tudo.
CopiarCompartilhar
Veja alémAntes de ficar rotulando as pessoas, que tal ver mais nela e tentar se aproximar? Veja além dos rótulos que você cria, dos padrões já criados e pense que você está tendo a chance de conhecer gente nova, que pode estar aprendendo coisas novas, seja sobre cultura, gostos, histórias e até novas perspectivas. Você vai se surpreender e se questionar por que não havia feito isso antes. Sempre temos as chances de mudar e vermos que estávamos errados, e isso não é um problema, desde que sejamos humildes para assumirmos que erramos e que a mudança era necessária.
CopiarCompartilhar
Coloque-se no lugarSaiba se colocar no lugar da outra pessoa. Você gostaria de ser rotulado ou comparado com algo? Provavelmente não. Então, respeite ao próximo, leve em consideração os sentimentos da pessoa e, enquanto muitos estejam falando dela, mostre que seu coração é nobre, que você entende que as coisas não são como você pensa e busque se aproximar das pessoas. Você só tem a ganhar.
CopiarCompartilhar
Há muito maisQuem acha que a aparência é tudo e que quem não está de acordo com as demais pessoas está errado, é alguém totalmente alienado e precisa saber lidar com as coisas novas. O mundo mudou e muito. Claro que ainda há pessoas que só enxergam o padrão das coisas e pensam que, se não está nele, não serve. Mas isso não é o correto. Certo é você estar perto das pessoas pelo que elas são e não pela forma que são fisicamente. Há muito mais nas pessoas do que a aparência. Há história de vida, aprendizado e, acima de tudo, sentimentos. E isso é o mais nobre dentro de cada um.
CopiarCompartilhar
Não cabe a vocêNão cabe a você ficar julgando a ninguém. Afinal, você não é melhor do que ninguém para isso. Está na hora de quebrar esses estereótipos prontos e mostrar que isso não define ninguém. Que cada um é como gosta de ser e da maneira que melhor lhe convém e faz feliz. Pare de pensar que você tem razão de tudo ou que é o centro do universo.
CopiarCompartilhar