Lições do Budismo
Muitas pessoas que buscam evoluir espiritualmente aderem ao budismo, que pode ser visto como uma religião ou uma filosofia de vida. Essa doutrina não tem nenhum deus, mas é baseada nos ensinamentos de Buda, que focam sempre um maior contato com o próprio ser, para que possamos viver leves e longe de qualquer negatividade. No decorrer da nossa vida, nós nos prendemos a diversos acontecimentos e criamos padrões de comportamento que comumente nos limitam, e as práticas do budismo podem ser uma forma de encontrarmos novamente a nossa verdadeira essência. Conheça agora algumas lições importantes da doutrina budista que podem mudar a sua vida para melhor!
Não são as palavras que nos definem, mas sim as açõesCom o budismo, aprendemos que não são as palavras que importam. Nós podemos ler várias palavras sagradas e podemos dizer quantas palavras quisermos. O que importa, no final das contas, é a maneira com que nós agimos em nosso dia a dia. As nossas ações, sim, têm um valor alto, que deve ser utilizado como exemplo por outras pessoas. Por isso, precisamos ter atenção com tudo o que fazemos, pois uma ação, mesmo que isolada, pode ter grandes impactos.
CopiarCompartilhar
Que a sabedoria nos acompanheQue possamos encontrar a paz interior em meio às tantas turbulências da vida, cultivar a compaixão por todos os seres e aprender a viver cada momento com plenitude. Que possamos espalhar, por onde formos, a serenidade e sabedoria que nos acompanham e que essa sabedoria guie nosso caminho em todas as nossas escolhas e nos faça pessoas melhores a cada dia.
CopiarCompartilhar
Fortaleça sua fé com a nossa playlist!Que possamos viver longe de qualquer negatividade e aprender mais sobre a doutrina budista. Ouça uma música e evolua espiritualmente!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Formas de ver o mundoSegundo o budismo, nem a felicidade nem a tristeza ou o sofrimento estão presentes nas coisas em si. Na verdade, eles se manifestam no modo como reagimos e como lidamos com esses sentimentos. Isso está diretamente ligado à forma como desejamos ver o mundo; nosso modo de agir ditará como cada coisa nos afeta. Por isso, o controle da mente é um tema com muito enfoque no budismo, importante para nos ensinar sobre as energias que depositamos à nossa volta.
CopiarCompartilhar
Respeitar a naturezaUm ensinamento importante que o budismo nos transmite é sobre a importância de respeitar e preservar a natureza. Afinal, tanto os animais, como os outros seres vivos precisam continuar existindo, sem sofrimento ou exploração, como tem acontecido no planeta. Segundo essa religião, os lugares repletos de natureza nos deixam mais calmos e com o coração mais tranquilo.
CopiarCompartilhar
Por um bem maiorO budismo ensina como lição que uma vez que estamos conscientes sobre as nossas ações e sobre nós mesmos, somos capazes de interpretar como as ações que fariam bem só para nós mesmos podem ser reinterpretadas para fazer bem para mais pessoas de uma vez.
CopiarCompartilhar
Compartilhe a felicidadeUma das lições do budismo diz respeito à felicidade não se tornar menor por ser compartilhada. Contrariamente, ela se multiplica e age como um estímulo para todos, pois produz esperança. Assim, como uma única vela pode ser usada para acender muitas outras, sem ter sua vida útil reduzida, também a felicidade é potencialmente energizadora. Portanto vamos mostrar os momentos de felicidade que vivemos para que ela se repita.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
GentilezaA lição do budismo que fala sobre as razões pelas quais a gentileza deve ser praticada é belíssima. Ela orienta que cada um seja gentil com os jovens, tenha compaixão pelos idosos, seja compreensivo com aqueles que estão aprendendo e tolerante com quem se mostra enfraquecido ou no caminho incorreto, porque, em algum momento da vida, cada um de nós esteve ou poderá estar numa dessas situações. Então vamos adotar a atitude generosa de ser gentil.
CopiarCompartilhar
Direcione melhor sua energiaA religião budista traz uma lição sobre a forma como nossas energias são afetadas. Sentimentos como medo e orgulho são responsáveis por nos abalar e por nos colocar em uma posição de superioridade ou de inferioridade à qual não pertencemos. Livre-se desses sentimentos para aumentar sua energia!
CopiarCompartilhar
A preciosidade de um diaDe acordo com o budismo, cada dia é precioso. Não devemos nos preocupar com aquilo que já passou, até porque não tem como alterar isso. Foque no agora e viva em prol do futuro, pois é você que o constrói. Cada amanhecer é como nascer novamente — e isso pode ser encarado como uma nova oportunidade para buscar ser um humano melhor. Importe-se com o agora, valorize o hoje e viva um dia de cada vez. Seguindo essas regras, você verá tudo fluir de forma leve.
CopiarCompartilhar
Todo conhecimento é permitidoUma das lições do budismo prega que nenhuma forma de conhecimento é limitada ou proibida. De acordo com essa religião, é preciso reconhecer como e de que forma o conhecimento deve ser aplicado, e não proibir a absorção desse conhecimento em si.
Surpreenda-se com as principais vertentes do budismo!
CopiarCompartilhar
Caminho da felicidadeO budismo diz que a felicidade é alcançada quando aprendemos a valorizar aquilo que já temos. Se não somos gratos por aquilo que possuímos, como vamos sentir alegria por algo que não temos? Muitas vezes pensamos que alcançar algo impossível vai nos fazer encontrar a felicidade, mas a verdade é que as melhores coisas estão escondidas nos detalhes. Aprenda a analisar e aproveitar as pequenas realizações e aí você verá que as grandes serão acréscimos na sua vida.
CopiarCompartilhar
Mais amorO budismo ensina que o amor é o único caminho possível para se alcançar a felicidade e a paz de espírito. Segundo a tradição budista, o ódio sempre leva a mais ódio. Isso acontece porque o ódio se retroalimenta: ele se nutre de si mesmo. Enquanto continuarmos a alimentar nossos corações e nossos pensamentos com ressentimentos e rancores, continuaremos infelizes. Portanto ame! Ame mais e odeie menos! Repasse esse gesto.
CopiarCompartilhar
Olhar introspectivoÉ mais prudente trabalhar nosso interior do que tentar controlar todos os aspectos do mundo e da natureza, pois iremos inevitavelmente falhar e nos frustrar. Insistir em tentar influenciar todos os fatores da existência só vai tornar a mente mais caótica e a alma mais inquieta. Nós temos que olhar para dentro de nós, pois lá encontraremos muitas das respostas que buscamos incessantemente.
CopiarCompartilhar
Além das palavrasComo algumas pessoas dizem, falar até papagaio fala. Com as práticas do budismo, reforçamos a importância das ações. Não são as palavras que importam, não adianta propagar ensinamentos, mas não os cumprir. Falar bonito é fácil, mas e quanto às nossas ações? O que temos feito por nós e pelos outros? Não devemos pensar sobre ser alguém melhor, temos de ser alguém melhor.
CopiarCompartilhar
Onde mora a pazO budismo nos ensina que buscar a paz em meios externos é desperdício de tempo. Ela está contida dentro de nós, circula em nossas veias e está apenas esperando para ser exercitada.
Se cada um de nós a externar, podemos, dessa forma, mudar o mundo.
CopiarCompartilhar
É o presente que importaA religião budista interpreta que todos os acontecimentos que se deram no passado não devem influenciar sobre a forma como pensamos e sobre como nos sentimos no presente. A nossa força só irá existir e se manifestar se interpretarmos o passado como um aprendizado.
Saiba tudo sobre os hábitos e práticas da doutrina budista
CopiarCompartilhar
Sobre dor e sofrimentoO budismo nos ensina que a dor é algo inevitável, mas o sofrimento é uma escolha. Muitas circunstâncias da vida podem nos causar dor, isto é, uma sensação desagradável, um desgosto no coração, uma decepção. Já o sofrimento é a reação a essa dor, é ficar remoendo o que aconteceu, se maltratando. A dor é algo que foge do nosso controle, mas o sofrimento pode ser evitado.
CopiarCompartilhar
Ter poder da sua menteA mente pode se tornar a nossa maior aliada ou a pior adversária. Isso porque é por meio dela que controlamos a nossa vida. Se temos pensamentos de paz, alegria e positividade, certamente conduziremos nossos caminhos muito melhor, tratando tudo com leveza, alegria, vendo o lado positivo das coisas e afastando os problemas. Já se temos pensamentos negativos, de autodestruição e tristeza, isso afetará nossas decisões, além de atrair coisas ruins.
CopiarCompartilhar
Razão não é tudoPara acessar os mais diversos conhecimentos e para elevar a nossa alma, de acordo com o budismo, não podemos ficar aprisionadas ao mundo racional. Essa forma de conhecimento humano é capaz de nos limitar para outras possibilidades em vez de abrir nossos olhos
para elas.
CopiarCompartilhar
Não fique iradoCom o budismo, aprendemos que a ira não vale a pena, que ela fere mais quem a sente do que quem a causa. A raiva nos consome, nos faz tomar decisões erradas e agir, muitas vezes, sem controle. Ela não é benéfica. Temos que substituí-la pelo amor, porque só ele pode curar e transformar as coisas. Alimentar sentimentos ruins é um atentado contra si mesmo.
CopiarCompartilhar
Pratique a felicidadeSegundo o budismo, a nossa felicidade está atrelada às nossas ações. Se toda vez que formos fazer algo pensarmos nos prós e contras, com certeza faremos escolhas melhores e mais sábias, sempre estando a favor da bondade. Além disso, devemos nos alegrar pela felicidade alheia, pois hoje pode estar sendo fulano, mas amanhã pode ser a gente. Emanar coisas positivas nunca é demais; pelo contrário, porque só nos faz evoluir como seres humanos.
CopiarCompartilhar
O poder do perdãoO budismo ensina que guardar raiva é o mesmo que manter entre as mãos um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém. No entanto, em vez de ferir a outra pessoa, quem se fere é você. Para a tradição budista, aprender a perdoar é uma forma de se livrar das amarras que te mantêm infeliz. Quando guardamos ressentimentos, estamos machucando a nós mesmos. É preciso saber perdoar e aprender a esquecer. Somente assim seremos felizes.
CopiarCompartilhar
As palavras têm poderPrecisamos ter consciência do poder das nossas palavras na vida do outro, pois, com elas, podemos curar ou machucar muito alguém. O budismo nos inspira a ter esse cuidado, a sermos responsáveis sobre aquilo que dizemos. Uma palavra proferida não pode ser pega de volta. De nossa boca, deve sair amor, acolhimento, empatia, respeito, palavras que fazem o bem.
CopiarCompartilhar
Um bom silêncioA paz interior é uma peça fundamental da felicidade e dos bons relacionamentos. É imprescindível que nós consigamos aquietar o caos da nossa mente, atingir um estado de serenidade e ter mais controle dos nossos corpos e pensamentos. Dessa forma, aprendemos a nos comunicar de maneira mais pacífica, mas ainda direta e honesta, além de aprendermos o que realmente vale a pena na vida.
CopiarCompartilhar
Exercitar a inteligênciaA inteligência não é uma constante. Ela precisa ser exercida, precisa ser trabalhada. O budismo nos revela que até o mais inteligente dos homens pode se tornar um bobo se não praticar sua própria sabedoria.
Não guarde para si tudo que você já aprendeu! Arrumar maneiras de expor ao mundo é a etapa mais gostosa de adquirir conhecimento. Use sua criatividade e se expresse!
CopiarCompartilhar
Toda prática é necessáriaA religião budista traz como ensinamento a necessidade de treinar e praticar o que conhecemos imaginando que esse conhecimento pode ser essencial em algum momento de nossa existência. Não podemos ignorar o aprendizado focando somente na aplicação dele, porque precisamos da prática.
Conheça importantes reflexões budistas que podem ser grandes inspirações!
CopiarCompartilhar
Ser persistente é essencialUma das lições do budismo nos ensina a ser persistentes mesmo quando acreditamos não sermos mais capazes de continuar. O comprometimento que temos com alguém ou com alguma tarefa exige que persistamos nesse desafio para que alcancemos o que sempre almejamos.
CopiarCompartilhar
A felicidade é um estado naturalPara o budismo, a felicidade não é algo exterior que devemos nos esforçar para alcançar. Ela, na verdade, está em nós o tempo todo, em nossa essência. Entretanto nos distraímos com as ilusões cotidianas da vida terrena e perdemos contato com esse estado natural de paz e felicidade. Portanto, para sermos felizes, basta que nos voltemos para nós mesmos. Não é fácil desapegar da vida física, mas a meditação pode ajudar.
CopiarCompartilhar
Ação e consequênciaUma lição do budismo nos diz que tudo aquilo que nós fazemos terá uma consequência para o mundo ou para outras pessoas, ainda que seja só para nós mesmos. Por isso, é necessário tomar as nossas decisões pensando em como iremos afetar o Universo e como reduzir possíveis danos.
CopiarCompartilhar
Todo sofrimento vem do apegoO budismo ensina que todo sofrimento vem do apego. Isso não significa que tenhamos que desistir de viver, de ter realizações, relacionamentos ou até bens materiais. Mas, para ter uma vida de paz e felicidade, é preciso ter a plena consciência de que as coisas vêm e vão. Nada é para sempre, nem mesmo a vida. Aceitar isso e viver o presente é a melhor forma de aproveitar essa grande bênção que o Universo nos oferece, que é a existência.
CopiarCompartilhar
Atração de energiaQuando exalamos e liberamos bons sentimentos, o mundo nos devolve em coisas boas, segundo o budismo. Quanto mais você praticar o bem, melhor você irá se sentir, porque cada vez mais essas boas atitudes irão retornar para você, da melhor forma possível.
CopiarCompartilhar
Menos palavra e mais açãoO budismo nos ensina que a atitude vale muito mais do que a palavra. Então não adianta falarmos e aprendermos coisas boas, se isso ficar apenas da boca para fora e, na hora de agir, realizarmos o contrário do que dissermos. As boas ações, por menores que sejam, um dia vão dar bons frutos, e o melhor de tudo é que também podem inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
CopiarCompartilhar
Tudo é possívelToda vez que tentamos imaginar como será o futuro, não temos como acertar. O budismo ensina, como lição, que o que existe são as possibilidades para o futuro, não as certezas. Por isso, se você precisa tomar uma decisão sobre o futuro, tenha em mente que você sempre irá tratar de possibilidades.
Inspire-se em palavras de grandes monges budistas
CopiarCompartilhar