O que é budismo?
O budismo pode ser intitulada como uma filosofia ou uma religião, que não segue o ideal de um, ou mais, Deus. Tendo surgido na Índia, por volta do século 6, vem ganhando mais atenção nos últimos tempos, mas você sabe mesmo o que é budismo?
Dieta vegetarianaA dieta vegetariana ou vegana não é obrigatória, mas é recomendada para os budistas. Visto que eles não devem matar nenhum animal.
CopiarCompartilhar
SignificadoA palavra Buda é um título e significa "aquele que está acordado".
CopiarCompartilhar
BudismoMuitos acreditam que o budismo é uma religião, mas alguns praticantes consideram como um estilo de vida, uma filosofia espiritual. Todos os ensinamentos seguem os preceitos de Buda.
Veja frases do representante humano do esforço para paz entre os homens
CopiarCompartilhar
OrigemO budismo nasceu por volta de 525 a.C., na Índia. O seu criador foi o príncipe Siddhartha Gautama, que depois teve o seu nome modificado para Buda.
CopiarCompartilhar
ReencarnaçãoUm dos principais princípios do budismo é o da reencarnação. Eles acreditam que as pessoas que são más nesta vida, por exemplo, virão como animais inferiores na próxima vida.
CopiarCompartilhar
MongesQualquer um que se interessar e tiver inclinação para essa ordem pode se tornar um monge, basta seguir os ensinamentos de uma escola budista e viver em reclusão por algum tempo.
CopiarCompartilhar
Sem deusesO budismo não acredita em hierarquia de nenhum tipo. Por isso, não existem chefes ou deuses. Existem monges que vivem isolados e sem serem supervisionados de forma alguma.
CopiarCompartilhar
Seguidores do budismoEstima-se que existam mais de 240 mil praticantes do budismo no Brasil. Já ao redor do mundo todo estima-se que sejam cerca de 1,9 bilhões de pessoas.
Conheça mais da filosofia budista
CopiarCompartilhar
Dalai LamaCom o significado "oceano de sabedoria", é um título concedido aos líderes religiosos considerados como reencarnação de um Buda. Quando um Dalai Lama morre, a cúpula budista busca em meninos a nova reencarnação. Já foram reconhecidas treze dessas reencarnações até hoje.
CopiarCompartilhar
KarmaO budismo sempre disseminará a lei da causa e efeito. Você é o resultado das escolhas que faz diariamente e das coisas que deseja ou apregoa ao próximo. É preciso ter atenção ao que se faz para saber o que receberá
CopiarCompartilhar
EnsinamentosUm dos ensinamentos mais difundidos do budismo é que “o amor cura todas as coisas”, outro ensinamento bastante importante é que “não são as palavras, e sim as ações que te definem”.
CopiarCompartilhar
Importância do momentoO budismo também destaca sempre a importância do agora. Ensina que não existe motivo plausível para que você se preocupe com o passado e nem com o futuro. Enquanto você se preocupar com o instante todo o resto estará seguro.
CopiarCompartilhar
GratidãoO budismo também prega a importância de ter uma grande quantidade de gratidão em seu coração. Gratidão por todas as coisas, até por aquelas que podem não parecer boas o suficiente a princípio, pois tudo servirá de aprendizado.
CopiarCompartilhar
NirvanaO nirvana é o desejo supremo de qualquer budista, é atingir a paz suprema e não ter mais a necessidade de reencarnar.
Medite nas reflexões do budismo para melhorar seu cotidiano
CopiarCompartilhar
FamososAlguns famosos já se declararam praticantes do budismo, entre eles: Cláudia Raia, Richard Gere, Edson Celulari, o cineasta Oliver Stone e a cantora Tina Turner.
CopiarCompartilhar