Livros para sentir saudades da infância
Livros lidos na escola, na biblioteca ou até mesmo dentro de casa... Algumas histórias marcaram nossa infância, não é mesmo? Por isso, separamos 15 livros para relembrar e sentir aquela saudade boa da época de criança! Veja quais você já leu e caso não conheça algum, nunca é tarde para ler!
O Pequeno PríncipeEste livro até pode ser originalmente feito para crianças, mas nele há ensinamentos que inspiram e encantam pessoas de todas as idades. Escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a obra traz pensamentos filosóficos que são importantes para o desenvolvimento das crianças.
CopiarCompartilhar
Bisa Bia, Bisa BelNeste famoso livro de Ana Maria Machado, uma garota se encanta pelo retrato de sua bisavó e, com isso, estabelece uma imaginária conexão de amor e amizade com ela.
CopiarCompartilhar
Marcelo, marmelo, martelo e outras históriasA vida de uma criança é, na maioria das vezes, bem simples e leve, mas se tem algo que lhes intriga é o adulto. A dificuldade de estabelecer diálogos e ter a compreensão dos mais velhos é justamente o assunto abordado pelo livro de Ruth Rocha.
CopiarCompartilhar
O Menino MaluquinhoUm dos personagens mais clássicos da literatura infantil brasileira, criado por Ziraldo, mostra a beleza da infância nas maluquices de um menino, que traz a importância de transformar os sonhos em realidade.
CopiarCompartilhar
Harry PotterAs histórias escritas por J. K. Rowling trouxeram um universo encantador não só para crianças, mas para adultos também: a vivência do jovem bruxo Harry na escola de bruxaria Hogwarts faz com que as crianças mergulhem num fantástico mundo onde a magia é um artifício para mostrar situações de amizade, coragem, compaixão e bondade.
CopiarCompartilhar
Livro das virtudes para criançasEsta bela coletânea vem recheada de contos que abordam virtudes e valores humanos essenciais para a formação do caráter da criança. São belas histórias que podem educar e transformar os pequenos e, até mesmo, os adultos.
CopiarCompartilhar
O gênio do crimeQue criança não gosta de ter uma dose de aventura na vida? Como nem sempre a rotina (ou a idade) a permite solucionar mistérios e acabar com o vilão, isso pode ser vivido através dos livros. O livro de João Carlos Marinho, por exemplo, traz a história de um grupo de jovens que saem por aí pra desmascarar uma fábrica de figurinhas clandestina.
CopiarCompartilhar
A droga do amorNão somente este como qualquer outro livro de Pedro Bandeira que envolva os Karas é, no mínimo, eletrizante. Neste, eles tentam desvendar o mistério do sumiço de um importante cientista enquanto têm que lidar com questões dentro do próprio grupo, já que Miguel, Calu e Crânio disputam o amor por Magri, a única menina do grupo.
CopiarCompartilhar
Pedrinho esqueletoEstá aí uma lição sobre não matar aulas: neste livro de Stella Carr, um grupo resolve cabular aula e vai ao laboratório de física, onde, sem querer, transformam o amigo Pedrinho em um esqueleto manco e luminoso.
CopiarCompartilhar
Dani e a boneca de milhoEsta bela história de Alberto Grecchi fala sobre uma menina que acreditou em seus sonhos.
CopiarCompartilhar
Reinações de NarizinhoLivro de um dos maiores autores da literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato. Uma porta de entrada para as outras obras do Sítio do Pica-pau Amarelo.
CopiarCompartilhar
O fantástico mistério de feiurinhaJá imaginou Rapunzel, Cinderela, Branca de Neve, Bela, Aurora (Bela Adormecida) e Chapeuzinho Vermelho juntas na mesma história? Na obra de Manoel Bandeira, as princesas mais famosas dos contos de fadas se encontram para solucionar o sumiço da princesa Feiurinha.
CopiarCompartilhar
A bolsa amarelaEsta obra de Lygia Bojunga traz a necessidade do autoconhecimento na infância. Uma menina carrega numa mochila seus três maiores desejos: ser gente grande, ser escritora e ter nascido menino. Enquanto busca seu verdadeiro “eu”, acompanhamos a menina e sua fértil imaginação cheia de amigos imaginários e fantasias.
CopiarCompartilhar
O diário escondido de SerafinaDe Cristina Porto, o livro fala sobre uma menina que gostava de escrever escondido. Já bateu a curiosidade, não é?
CopiarCompartilhar
Um cadáver ouve rádioMarcos Rey também presenteou os jovens com muitos mistérios. Esta obra traz um prédio abandonado onde foi encontrado um cadáver... com um rádio ao lado.
CopiarCompartilhar