Machado de Assis - livros
Joaquim Maria Machado de Assis, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário brasileiro e acabou se tornando um dos maiores, senão o maior, nome da literatura do Brasil. Conheça mais sobre os livros desse autor!
Almas agradecidas Machado de Assis Ler livroNeste conto, Machado de Assis nos conta a história de dois amigos de infância que se encontram depois de adultos: Oliveira e Magalhães. Magalhães fica desempregado e Oliveira o ajuda a conseguir um emprego ainda melhor. Certo dia, Oliveira confessa a seu amigo sua paixão por Cecília, filha do comendador Vasconcelos. Magalhães fica de ajudá-lo a conquistar a moça, porém, o inevitável acontece: Magalhães também se apaixona por ela. Uma história de amizade, amor e culpa, "Almas Agradecidas" vale a pena ser lida.
CopiarCompartilhar
História de Quinze Dias Machado de Assis Ler livroEm 1876, Machado de Assis iniciou uma série de crônicas quinzenais na revista Ilustração Brasileira, para a qual deu o título de "História de Quinze Dias". Como de costume entre os cronistas da época, não assinava com seu próprio nome, mas como Manasses.
Em meio às incertezas que marcavam aquela década, na qual começavam a se evidenciar as fissuras de uma organização social baseada nas relações de dependência e na escravidão, Machado tratava, naqueles escritos, de oferecer ao público uma leitura do tempo, organizado na história proposta por sua narrativa quinzenal.
CopiarCompartilhar
Hoje Avental, Amanhã Luva Machado de Assis Ler livro"Hoje Avental, Amanhã Luva" foi publicada originalmente em 1860, em A Marmota. Machado de Assis nos apresenta a provocante Rosinha, criada de Sofhia, que por sua vez é a paixão de Durval. A trama se inicia quando o homem chega do interior, após dois anos de andanças, e busca retomar os amores da burguesa. Enciumada e percebendo que Durval deseja apenas os dotes da moça, Rosinha trama um astuto plano para que ele se distancie de Sofhia. Assim, Durval perceberia que ela, Rosinha, é a mulher certa para ele.
CopiarCompartilhar
Lição de Botânica Machado de Assis Ler livroSendo um dos últimos textos escritos por Machado de Assis, em 1906, "Lição de Botânica" conta a história de um romance proibido e é tecida em meio a assuntos da ciência, costurados com fina ironia pelo escritor.
Um botânico sueco que está no Brasil quer proibir o namoro de seu sobrinho Henrique com Cecília, uma das sobrinhas de sua vizinha, Dona Leonor. Estrategicamente, Helena, irmã da jovem Cecília, utiliza de seus conhecimentos e desconhecimentos de botânica para impressionar o excêntrico pesquisador e, graças às suas artimanhas, a história tem um final inesperado e feliz.
CopiarCompartilhar
Muitos Anos Depois Machado de Assis Ler livroPadre Flávio, jovem pároco de 27 anos, morava com Padre Vilela desde que sua mãe adotiva falecera. Era muito querido por todos. Um dia, seu amigo de infância, Henrique, pede-lhe ajuda, pois se apaixonara e pretendia se casar com uma moça pobre, chamada Luísa. Os pais de Henrique não aceitavam a união, mas os padres celebraram o casamento e fizeram a conciliação do jovem casal com os pais do noivo, João e Mariana. Passaram, então, a frequentar a casa deles. Porém, uma grande surpresa estaria por vir para Padre Flávio naquela casa.
Essa interessante história de traição, família, e abandono você encontra no texto "Muitos Anos Depois", de Machado de Assis.
CopiarCompartilhar
O Caminho da Porta Machado de Assis Ler livro"O Caminho da Porta/O Protocolo" é uma peça de teatro escrita por Machado de Assis. Foi publicada originalmente Teatro de Machado de Assis v.I, Rio de Janeiro, Tipografia do Diário do RJ, no ano de 1863. Encenadas pela primeira vez no Ateneu Dramático do Rio de Janeiro, em setembro e em novembro de 1862, respectivamente.
CopiarCompartilhar
O Capitão Mendonça Machado de Assis Ler livro"O Capitão Mendonça" é um conto escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", no ano de 1870.
CopiarCompartilhar
O Imortal Machado de Assis Ler livroO conto "O Imortal", escrito por Machado de Assise publicado em 1882, conta sobre uma poção indígena que dá imortalidade a quem o bebe. O tema central não é o caráter sobrenatural do elixir, mas sua insignificância, o tédio da imortalidade.
CopiarCompartilhar
Cinco Mulheres Machado de Assis Ler livroEm "Cinco Mulheres", Machado de Assisnos apresenta Carolina, uma mulher que, às voltas com as dívidas do pai, resolve se casar com um homem repugnante para que pudesse ajudar seu pai. Entretanto, assim, torna-se totalmente conformada e submissa.
CopiarCompartilhar
Confissões de uma Viúva Machado de Assis Ler livro"Confissões de uma Viúva" de Machado de Assis foi publicado como folhetim de maio a julho de 1865, no Jornal das Famílias. O conto não é assinado por Machado, mas simplesmente por J.
CopiarCompartilhar
Crisálidas Machado de Assis Ler livroPublicado em 1864, "Crisálidas" é o primeiro livro de poesias de Machado de Assis e também o nome de um poema do autor. Seu objetivo era a expressão do amor às mulheres.
CopiarCompartilhar
Desencantos Machado de Assis Ler livro"Desencantos" de Machado de Assis é uma peça teatral com uma boa dose de tensão dramática. Tendo Luiz de Melo como o personagem principal, a trama gira em torno de seus desencantos amorosos. Ele está apaixonado por Clara de Souza, mas não é correspondido. A partir daí se desenrola uma série de acontecimentos que mostram uma reviravolta na posição desses dois personagens.
CopiarCompartilhar
Dívida Extinta Machado de Assis Ler livro"Dívida Extinta" é um conto de sete capítulos escrito por Machado de Assis e publicado originalmente em "Jornal das Famílias", em novembro de 1878.
CopiarCompartilhar
Encher Tempo Machado de Assis Ler livro"Encher Tempo" é um conto escrito por Machado de Assis e publicado originalmente no "Jornal das Famílias", de abril a julho de 1876.
CopiarCompartilhar
Falenas Machado de Assis Ler livro"Falenas" é o segundo livro de poesias da fase romântica de Machado de Assis, publicado em 1870. Formado por 28 poemas, a obra possui também alguns republicados em Poesias Completas. Na versão integral de Falenas se incluem notas e erratas redigidas pelo autor. Podemos nos surpreender com um Machado mais prosador, um poeta irônico.
CopiarCompartilhar
Felicidade Pelo Casamento Machado de Assis Ler livro"Felicidade Pelo Casamento" é um conto de Machado de Assis que pode ser dividido em duas partes: a primeira é a apresentação do narrador aos leitores, contando sua vida e sua primeira frustração amorosa. A segunda, ele conta como conheceu e se apaixonou por Ângela, sua então esposa.
CopiarCompartilhar
O Anjo Rafael Machado de Assis Ler livro"O Anjo Rafael" é um conto escrito por Machado de Assis, publicado originalmente em "Jornal das Famílias", no ano de 1869.
CopiarCompartilhar
O Caso do Romualdo Machado de Assis Ler livro"O Caso do Romualdo" é um conto escrito por Machado de Assis e publicado originalmente em "A Estação", de 15 de setembro a 15 de novembro de 1884.
CopiarCompartilhar