Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros de Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto, nasceu no Rio de Janeiro e foi um grande escritor e jornalista brasileiro, com grande contribuição ao movimento pré-modernismo e modernismo. Seus livros tinham diversos gêneros como romance, conto, crônica e sátira. Confira sua coletânea aqui.

13/05/1881 01/11/1922
A mulher de Anacleto Lima Barreto Ler livro

Em sua carreira literária, Lima Barreto foi romancista, cronista e contista. Um de seus magníficos contos, apesar de curto, é A Mulher de Anacleto. No enredo, uma história triste, porém que mostra talvez uma justiça feita pelas próprias mãos.


Copiar
Compartilhar
O falso Dom Henrique V Lima Barreto Ler livro

Para entender "O Falso Dom Henrique V", escrito por Lima Barreto, é recomendável que se leia antes o livro Os Bruzundangas - Lima Barreto , pois conta os fatos que cercaram a proclamação da República da Bruzundanga, toda a corrupção e a revolta popular que levou ao trono o herdeiro do rei, o jovem D. Henrique. Porém, o verdadeiro D. Henrique está morto, e este que governa, já velho, proclama ele mesmo a República.


Copiar
Compartilhar
O filho de Gabriela Lima Barreto Ler livro

A obra conta a história do Filho da Gabriela, que ficou órfão aos seis anos. Gabriela era empregada numa casa onde o casal sem filhos vivia hipocritamente em matrimônio. Batizado de Horácio, ficou morando com os padrinhos (os patrões de sua mãe) e cresceu quieto.


Copiar
Compartilhar
O homem que sabia javanês Lima Barreto Ler livro

Relato satírico, é uma medida exemplar do talento de Lima Barreto com contista. E também de sua modernidade. Apesar da data, o tema continua atualíssimo.
Afinal, quanto de nós já não nos deixamos impressionar pelo difícil palavreado médico, que parece guardar nossa salvação ou condenação?


Copiar
Compartilhar
O homem que sabia javanês e outros contos Lima Barreto Ler livro

Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1911, pela Gazeta da Tarde.Relato satírico, é uma medida exemplar do talento de Lima Barreto com contista. Além deste, outros contos do grande artista podem ser encontrados na obra.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Outros famosos que faleceram no dia 1 de novembro

O número da sepultura Lima Barreto Ler livro

O número da sepultura conta a história de Zilda, dona de casa que vive em um casamento monótono com Augusto. Num certo dia ela tem um sonho com sua avó, que lhe diz para jogar no bicho com o número de sua sepultura: 1724.


Copiar
Compartilhar
O pecado Lima Barreto Ler livro

"O Pecado", conto escrito por Lima Barreto, é uma verdadeira crítica ao preconceito racial. Conta a história de uma alma que sobe ao céu, o qual São Pedro acha digno de sentar-se à direita do trono por toda a eternidade. Porém, o escriturário observa e avisa que é a alma de um negro e que, por isso, deve ir ao purgatório.


Copiar
Compartilhar
O subterrâneo do morro do castelo Lima Barreto Ler livro

A obra, de Lima Barreto, conta a descoberta de galerias subterrâneas embaixo do convento jesuíta que havia no alto do Morro do Castelo, no centro da cidade.


Copiar
Compartilhar
 
O triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto Ler livro

Escrito por Lima Barreto, o Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento.


Copiar
Compartilhar
O único assassinato de Cazuza Lima Barreto Ler livro

O Único Assassinato de Cazuza narra a história de um homem que ficou marcado por um acontecimento quando ainda era criança. Aos 7 anos, Cazuza matou seu pintinho de estimação e, a partir deste dia, ele passou a compreender o sentido da vida.


Copiar
Compartilhar
Recordações do escravião Isaias Caminha Lima Barreto Ler livro

É possível classificar a obra como romance memorialista ou como romance de tese. É possível também reconhecer elementos de crônica, o que confere à obra um aspecto híbrido, mesclado, marca de sua modernidade.


Copiar
Compartilhar
Três gênios da secretária Lima Barreto Ler livro

Para o autor, há três tipos de burocratas: o que é honesto e desagradável; o que é simpático e mau caráter, e o pior: aquele inútil, metido a inteligente, vazio, considerado um parasita da sociedade, criado por uma burguesia tola e falsa.


Copiar
Compartilhar
Um especialista Lima Barreto Ler livro

"Um Especialista", escrito por Lima Barreto, é o diálogo de dois homens de meia-idade sobre mulheres. Comendador Mota era um viúvo sem filhos que gostava de mulatas. Coronel Carvalho era casado, mas vivia abandonando a esposa sozinha em casa com as filhas e ia atrás das prostitutas brancas e estrangeiras.


Copiar
Compartilhar
O caçador doméstico Lima Barreto Ler livro

"O Caçador Doméstico", de Lima Barreto, conta a história de Simões, descendente de uma família famosa que havia tido vários escravos em suas posses. Um dia, Simões resolveu mudar-se para o subúrbio. Lá treinava cães de caça e, para tal, fazia com que eles caçassem os frangos da vizinhança. Foi quando todos resolveram lhe pregar uma peça que lhe custou a vida.


Copiar
Compartilhar
O cemitério dos vivos Lima Barreto Ler livro

"O Cemitério dos Vivos", de autoria de Lima Barreto, se passa quase o tempo todo dentro do Hospital Nacional de Alienados, na Urca. Conta a história de Vicente Mascarenhas, frustrado funcionário público que tem uma vida infeliz, resultando na depressão, no alcoolismo e, sendo assim, no internamento deste.


Copiar
Compartilhar
A nova Califórnia Lima Barreto Ler livro

A Nova Califórnia é uma saborosa narrativa satírica em que a cupidez e o ridículo do comportamento nacional andam lado a lado. Parodiando o enredo dos antigos relatos sobre a "corrida do ouro", nas Estados Unidos do final do século XIX.


Copiar
Compartilhar
Carta de um defunto rico Lima Barreto Ler livro

Carta de um Defunto Rico é a carta escrita pelo defunto José Boaventura da Silva dizendo o quào feliz ele está por estar livre da sociedade e de suas pressões, assim como fala um pouco de como os homens lidam com a morte.


Copiar
Compartilhar
Clara dos anjos Lima Barreto Ler livro

Considerado um dos mais importantes romances da literatura brasileira, "Clara dos Anjos" foi o primeiro romance de Lima Barreto, apesar de ser um dos últimos a ser publicado. Conta a história de uma mulata ingênua e jovem, Clara dos Anjos, que se vê apaixonada por um malandro, Cassi Jones.


Copiar
Compartilhar
Contos de Lima Barreto Lima Barreto Ler livro

Os contos de Lima Barreto, em maior ou menor grau, são exemplos de relações e interações entre modos tradicionais de narrar e as especificidades do denominado conto moderno.


Copiar
Compartilhar
Crônicas Lima Barreto Ler livro

"Cronicas" é uma coletânea de textos escritos por Lima Barreto. Escritas no período de 1904 a 1922, foram esquecidas por um longo tempo. Suas crônicas são umas das melhores visões críticas do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, no início do século XX.


Copiar
Compartilhar
Diário Íntimo Lima Barreto Ler livro

Em "Diário Íntimo" de Lima Barreto é possível observar as relações contraditórias que cercavam o Brasil do início do século XX. Constitui um livro merecedor de uma análise que priorize um olhar sobre as tensões entre o homem e o autor.


Copiar
Compartilhar
Eficiência militar Lima Barreto Ler livro

"Eficiência Militar" é uma "historieta chinesa" escrita por Lima Barreto na qual o vice-rei do Cantão gasta muito dinheiro para equipar seu exército às custas do povo trabalhador chinês.


Copiar
Compartilhar
Foi Buscar Lá Lima Barreto Ler livro

No conto "Foi Buscar Lã", Lima Barreto investe no estilo policial e nos apresenta Praxedes, advogado que finge ser rico mas acaba exagerando na sua ostentação. Diante de um crime, um negro apelidado de Casaca, que trabalha para a vítima, é preso como principal suspeito.


Copiar
Compartilhar
Histórias e Sonhos Lima Barreto Ler livro

"Histórias e Sonhos" de Lima Barreto foi publicado pela primeira vez em 1920. O livro mostra como funcionava a sociedade carioca do início do século XX em contos e crônicas que revelam a identidade do lugar.


Copiar
Compartilhar
Manel capineiro Lima Barreto Ler livro

No conto "Manel Capineiro", Lima Barreto conta um pouco sobre a população carente do Rio de Janeiro, aqueles que moram em favelas, e discute a miséria vivida por essas populações desprivilegiadas.


Copiar
Compartilhar
Marginalia Lima Barreto Ler livro

"Marginália" é uma coletânea de crônicas e artigos escritos por Lima Barreto ao longo de sua carreira como jornalista e escritor. Os textos possuem temas muito variados, falam sobre literatura, história e denúncias.


Copiar
Compartilhar
Os bruzundangas Lima Barreto Ler livro

Uma coletânea de crônicas, onde o autor com a percepção aguda e crítica, não deixa escapar nada. Satiriza uma fictícia nação onde ele mesmo teria residido.


Copiar
Compartilhar
Milagre do Natal Lima Barreto Ler livro

Presenciamos no conto "Milagre de Natal", de autoria de Lima Barreto, o triângulo amoroso entre Simplício, Mariazinha (filha do casal Feliciano e Sebastiana) e Guaicuru. Também podemos encontrar vários dos assuntos que Lima Barreto sempre aborda em seus textos, como a mania que os brasileiros têm em fazer parte da elite, burocracia indevida e casamento por interesse.


Copiar
Compartilhar
Numa e a Ninfa Lima Barreto Ler livro

"Numa e a Ninfa", de Lima Barreto, se passa em 1910, tumultuado ano eleitoral em que o Exército retornou à política nacional. O personagem principal, Numa Pompílio de Castro, ambicioso bacharel de Direito, se agarra ao seu título de doutor para ascender socialmente e alcançar prestígio social.


Copiar
Compartilhar
Um que vendeu a sua alma Lima Barreto Ler livro

"Um Que Vendeu a Alma" é uma anedota, escrita por Lima Barreto, em que o autor critica o pouco valor que se tem à vida, pois o homem se vende por quase nada. Também critica a capacidade do ser humano de entregar o que lhe há de mais pessoal, o que lhe tem maior valor.


Copiar
Compartilhar
Vida Urbana Lima Barreto Ler livro

Aqui o grande literato brasileiro volta a carga com sua peculiar acuidade na critica dos costumes. Vemos desfilar entre os mais diversos temas, desde questões das políticas publicas da primeira republica até a descrição dos “novos” costumes e modismos da sociedade carioca.


Copiar
Compartilhar
fechar