Melhores filmes de Stanley Kubrick
Stanley Kubrick é, sem dúvidas, uma das mentes mais extraordinárias do cinema. A forma como suas obras são orquestradas dá a cada filme um toque característico que só um exímio diretor é capaz de imprimir. Eleito o oitavo maior diretor de todos os tempos pelo British Film Institute, são de sua direção alguns sucessos como "Laranja Mecânica", "O Iluminado", "Lolita" e "Spartacus". Seu perfeccionismo não ficou de fora de seus trabalhos e assistir a um filme de Kubrick é uma experiência de vida bastante curiosa. Além dos cinemas, ele também ingressou no universo da fotografia e atuou como roteirista e produtor em diversas películas. Saiba quais são os melhores filmes de Stanley Kubrick!
"Dr. Fantástico" 1964Há uma crítica, principalmente política, em quase todas as obras de Kubrick. Em "Dr. Fantástico" é feito uma ironia com a Guerra Fria, apresentando um general que ordena que a Rússia seja atacada por sua crença em um plano de dominação global vinda de comunistas. Esse comando acaba iniciando uma guerra nuclear e movimentando esforços para impedir que ela prossiga.
CopiarCompartilhar
"Spartacus" 1960Conta a história de Spartacus, escravo que foi vendido para um treinador gladiador e que se rebela contra o mesmo após um intenso e sanguinário treinamento, passando a liderar uma rebelião com outros escravos e recrutando novos membros para que possam, enfim, voltar para suas casas. Esse é o filme ideal para quem gosta de uma boa dose de ação e aventura.
CopiarCompartilhar
"Laranja Mecânica" 1971Você já deve ter visto por aí o icônico olho com cílios enormes de Alex DeLarge. O filme conta sua história enquanto líder de uma gangue supremacista, o que, consequentemente, culmina em sua prisão. É lá que Alex, sob promessas de liberdade, é exposto a um método de modificação comportamental bastante curioso, que nos coloca para refletir sobre o sistema carcerário e a ressocialização de delinquentes.
"Laranja Mecânica": Relembre trechos dessa obra-prima do cinema mundial!
CopiarCompartilhar
"2001: Uma Odisseia no Espaço" 1968O cinema sempre foi palco de produções futuristas e histórias acerca de viagens no tempo. É o caso dessa clássica adaptação do conto de Arthur C. Clarke, em que uma estrutura se mostra capaz de conectar o passado e o futuro. A partir daí, o embate entre humanos e máquinas é o ponto forte da obra, com astronautas questionando o comportamento de seus computadores.
CopiarCompartilhar
"O Iluminado" 1980Adaptação do romance de Stephen King, o filme é praticamente obrigatório para os fãs de um bom terror e mistério. A história se passa em um hotel nas montanhas do Colorado, onde o escritor Jack Torrance passa a ser caseiro de inverno. Seu filho, Danny, possui premonições frequentes e cada vez mais assustadoras, assim como seu pai se torna cada vez mais sádico. Esse é um clássico com título merecido!
CopiarCompartilhar
"Lolita" 1962Talvez um dos mais polêmicos da lista, "Lolita" é uma adaptação do romance de Vladimir Nabokov cujo conteúdo é mal-interpretado até os dias atuais. Um homem de meia-idade, escondido sob o nome fictício Humbert Humbert, conta um pouco sobre seu romance com Dolores, uma garota de apenas 12 anos, na tentativa de convencer o júri de que havia interesse mútuo. Forte, porém muito interessante.
Os 10 melhores filmes brasileiros de todos os tempos
CopiarCompartilhar
"Barry Lyndon" 1975Se você curte filmes sobre espionagem e aventuras malucas, precisa assistir a Barry Lyndon. Um aventureiro irlandês do século 18 se torna espião após ingressar o exército como forma de alcançar a aristocracia. Dessa forma, ele se casa com Lady Lyndon, sem sequer desconfiar de que algo triste estava para acontecer. A trilha sonora da trama é um espetáculo à parte!
Quais são os melhores filmes românticos já produzidos?
CopiarCompartilhar
"A Morte Passou por Perto" 1955Atendendo a todos os gostos, "A Morte Passou Por Perto" se enquadra no gênero de ficção policial. Sua narrativa gira em torno de um detetive determinado em uma investigação de assassinatos em série, mas seu esforço é em vão quando ele é forçado a declarar um suspeito como culpado e encerrar o caso. A ponto de curiosidade, Stanley Kubrick tinha apenas 26 anos quando dirigiu a obra. Demais, não?
CopiarCompartilhar
"Nascido Para Matar" 1987Novamente com críticas militares, Stanley Kubrick traz o soldado Joker e seu empenho em auxiliar seu colega Lawrence, que é frequentemente hostilizado. O problema é que o sargento Hartman não faz nenhuma questão de ser bonzinho e atua de maneira abusiva para que seus recrutas assumam o papel de "máquinas de guerra". Para quem curte analogias e alfinetadas em comportamentos pró-guerra, esse filme supera todas as suas expectativas.
CopiarCompartilhar
"Glória feita de sangue" 1957E a guerra é tema de filme para Kubrick mais uma vez. Agora retratando constantes apelos suicidas de um general durante a Grande Guerra que, quando negados, o levam a exigir a morte de todo o regimento, por julgá-los covardes demais para uma guerra. A insanidade de general Mireau faz com que diversos conflitos ocorram, além da própria batalha, e é um prato cheio para os fãs de narrativas dramáticas.
Morra de rir com os melhores filmes de comédia de todos os tempos!
CopiarCompartilhar
O diretorNascido em 26 de julho de 1928, em Nova York, e considerado um aluno mediano na escola, Stanley Kubrick sempre demonstrou interesse pelas artes em geral. Suas habilidades são facilmente reconhecíveis devido ao grande uso de músicas, ao humor obscuro e aos cenários complexos, que tornam suas obras ainda mais completas. Em geral, seus filmes tratam de adaptações de romances, como "O Iluminado" e "Lolita".
Stanly Kubrick: Entre na mente desse artista original e completo
CopiarCompartilhar