Mensagens para combater o racismo
O racismo é um sistema de opressão que existe no mundo inteiro. No Brasil, é especialmente marcante. Pessoas pretas, amarelas, indígenas e de outras etnias que não a branca sofrem com estereótipos, violência, abusos e recusa de oportunidades. Então o racismo é um problema das pessoas brancas. Elas devem observar como disseminam essa opressão e o que podem fazer para encerrá-la. Esse processo pode parecer difícil, e é por isso que organizamos em mensagens para combater o racismo algumas das coisas que você pode fazer para renovar a mentalidade da sociedade e construir uma realidade melhor. Atualize seus comportamentos e transforme!
Renove suas referênciasAs pessoas pretas e amarelas fazem tudo que as pessoas brancas fazem, mas não recebem a mesma visibilidade. Logo, para combater o racismo você precisa renovar as suas referências nos momentos de lazer e nos momentos de estudo. Busque conhecer o mundo a partir de artistas, pesquisadores, intelectuais, empresários, trabalhadores e figuras públicas que são pretos, amarelos, indígenas e tantos outros.
CopiarCompartilhar
Abandone o medo de se posicionarPosicionar-se ao ouvir ou ver algo racista é essencial no combate a essa forma de opressão. Então não tenha medo de dizer que algo está errado, que uma acusação não tem cabimento ou que todas as pessoas merecem respeito. Quando você se posiciona sobre algo, outras pessoas são tiradas da própria zona de conforto e são obrigadas a pensar sobre isso. Use o seu espaço na sociedade para fazer a diferença.
CopiarCompartilhar
Forme uma rede de apoioSe você é uma pessoa que sofre racismo e não sabe como combatê-lo para ter uma vida melhor, compreenda que o racismo é um problema das pessoas brancas. Não é sua função guiar os brancos a serem indivíduos melhores. Assim, o que você pode fazer é formar uma rede de apoio, ao lado de outras pessoas como você, e fortalecer a sua etnia com troca de conhecimento. Vote em quem pode promover mudanças a seu favor!
CopiarCompartilhar
Conscientize-se com algumas músicas!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Comece estudandoO primeiro passo para combater o racismo é entendê-lo. Esse sistema de opressão sempre coloca a etnia branca como superior a todas as outras. Ou seja, há racismo contra pretos, indígenas, asiáticos e outros povos que não são brancos. Ao estudar sobre cada um deles, você começará a entender os séculos de injustiça, de violência e de recusa da humanidade das pessoas de diversas etnias. Procure fontes confiáveis.
Lute contra a opressão no Dia Mundial de Combate ao Racismo
CopiarCompartilhar
Repense determinadas piadasO humor tem limites, como tudo que existe. Infelizmente, nem todas as pessoas reconhecem isso e continuam disseminando discurso de ódio como se fosse piada. Ao ouvir algo desse tipo, que não tem graça e que não faz sentido, corrija quem o disse. Mostre que comentários assim são desagradáveis, ignorantes e agressivos, e que ninguém se diverte com eles. Troque-os por piadas de verdade, que fazem todas as pessoas rirem e que não agridem os outros.
CopiarCompartilhar
Ofereça oportunidadesSabe aquela vaga de emprego que não condiz com o que você busca, mas que pode servir para outra pessoa? Envie-a para uma pessoa preta ou amarela! Mostre que você reconhece a necessidade de ter mais profissionais de outras etnias, e que eles são tão capazes quanto as pessoas brancas. Se você tem a possibilidade de contratar alguém, priorize os que estão em minoria nas posições mais altas.
CopiarCompartilhar
Reconheça seu lugar de falaO lugar de fala de uma pessoa é a posição que ela ocupa na sociedade. Uma pessoa branca, por exemplo, sempre falará a partir da posição de uma pessoa branca, sem ter vivido as experiências de quem sofre com a opressão racial. Porém o lugar de fala das pessoas brancas recebe mais visibilidade graças ao racismo. Então é função delas reconhecer que outros lugares de fala também importam e também merecem atenção. Fale menos e ouça mais.
Reflita sobre a permanência do racismo com poemas
CopiarCompartilhar
Informe seu grupo de amigosA mudança na sociedade não vai acontecer se só uma pessoa se transformar. É preciso estimular a desconstrução, compartilhar informações sobre o tema com o grupo de amigos e promover esse processo de renovação da população em conjunto. Acompanhe as notícias, estude e converse com seu círculo social sobre o que você aprende a cada dia, para que essas pessoas tenham a oportunidade e o incentivo para crescer.
CopiarCompartilhar
Aprenda a ouvirAprender a ouvir e reconhecer os momentos em que você disseminou o racismo pode ser uma das partes mais difíceis do processo de se desconstruir. As pessoas brancas estão acostumadas a ter a razão sempre, sobre qualquer assunto. Porém, quando elas desejam combater o racismo, devem se entender como agentes promotores dessa opressão. Escute o que as pessoas pretas e amarelas têm a dizer, e faça sua pesquisa sem usá-las como um dicionário.
Aprenda com Marielle Franco como combater o racismo
CopiarCompartilhar
Fortaleça novos trabalhadoresSe você tem a oportunidade de acompanhar o trabalho de uma pessoa que não costumamos ver na grande mídia, faça isso. Compartilhe e financie o que ela faz, na medida do possível, e destaque a importância de incluir todas as pessoas no mercado de trabalho, com condições dignas. Fortaleça os novos trabalhadores, os negócios locais e os pequenos empreendedores pretos e amarelos!
Informe-se no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo
CopiarCompartilhar