Mensagens sobre intolerância religiosa
A intolerância religiosa pode ser vista como algo que não faz muito sentido, partindo do ponto em que a religião é um meio de elevar a espiritualidade do ser humano. Existem diversos tipos de cultura no mundo e pessoas com diferentes crenças. Como o intuito da maioria das doutrinas é elevar bons sentimentos e promover o amor, ser intolerante com a religião alheia acaba sendo uma atitude que vai contra qualquer princípio religioso. No Brasil, esse preconceito é tido como um crime pelo código penal e deve ser levado muito a sério! Todas as pessoas têm o direito e a liberdade de praticar a sua fé como bem entendem. Confira mensagens sobre intolerância religiosa e combata esse preconceito!
Você é livre!Não se deixa abalar pelos preconceitos alheios. Acredite em quem você quiser. Faça parte da religião que quiser. A opinião alheia não tem nada para agregar aos seus valores. Afinal, intolerância é desejar que as pessoas mudem para pensar igual a elas; mas você é livre para pensar como quiser.
CopiarCompartilhar
Vamos fazer a nossa parteUma arma poderosa contra a intolerância religiosa é a educação. Como respaldo, temos as Leis Nacionais e tratados internacionais que foram criados para garantir a liberdade religiosa. Mas também cabe a cada um de nós nos conscientizarmos e também conscientizar as novas gerações e aqueles que se recusam respeitar as diversidades religiosas.
CopiarCompartilhar
Nenhum ato de violência será permitoA religião, que tem como propósito principal a paz, a união entre pessoas de diferentes costumes e personalidades, a solidariedade e o amor, infelizmente, se tornou motivo de ódio e de conflitos. Mas, a intolerância religiosa pode ser combatida com a ajuda da sociedade. Se alguma pessoa estiver discriminando outra, basta denunciar. Nenhum ato de violência deverá ser permitido e esse é o primeiro passo para evitarmos ações de intolerância.
CopiarCompartilhar
Pratiquemos o amorO amor é a base de todas as religiões e é isso que deve ser praticado no cotidiano. Só assim poderemos aprender uns com os outros, ao invés de termos que conviver com as perdas que os nossos próprios ataques produzem. Não se esqueça: a escolha do credo é livre, desde que não falte respeito ao outro.
CopiarCompartilhar
Cheio de féPor aí se dizem cheios de fé por acreditarem em algo diferente do que você acredita. Intolerantes religiosos, porém, podem mesmo estar cheios de fé? É preciso respeitar as diferenças. Afinal, o respeito, a ética, a simpatia e a tolerância são algumas das atitudes que nos possibilitam viver em sociedade de forma saudável.
Conheça algumas curiosidades sobre o espiritismo
CopiarCompartilhar
Fique atentoNo Brasil, a liberdade de expressão permite que se critique qualquer dogma ou regras definidas pelas religiões. Mas, ofender alguém por sua opção religiosa, assim como atitudes agressivas, ou tratamentos diferenciados em função de crença ou religião são crimes inafiançáveis. Fique atento e ajude a combater a intolerância!
CopiarCompartilhar
Acredite no bemA intolerância religiosa mostra a fragilidade de quem a pratica. Mostra a falta de amor, compreensão, respeito e compaixão. Não se deixe abalar por opiniões vindas de mentes pequenas, vazias e desrespeitosas. Continue acreditando no bem.
CopiarCompartilhar
Debate nas escolasUma boa alternativa para combater a intolerância é promover o debate dentro das escolas, como parte obrigatória do currículo, uma matéria que promova debates e reflexões sobre a falta de tolerância. Junto a isso, promover também a capacitação entre os professores para realizarem tais debates. Assim, a longo prazo, há um olhar de esperança sobre o tema, com cidadãos aptos ao respeito e com olhares críticos para combater a intolerância.
Tire todas as suas dúvidas sobre a origem do candomblé
CopiarCompartilhar
A importância do debateA intolerância religiosa afeta o mundo todo, sendo causa inclusive de guerras. Para combatê-la, é necessário debater o tema com frequência para derrubar estigmas e preconceitos e combater toda a ignorância. Um dos principais motivos de revolta contra uma religião ou seus praticantes é a falta de conhecimento sobre ela, fazendo com que o indivíduo a julgue segundo sua própria ótica.
CopiarCompartilhar
Opinião intolerante não tem espaçoSe você não concorda com a religião e costumes do outro, não os pratique. Se você sente que há algo de errado em suas crenças, não creia. Se de forma alguma isso não interfere em sua vida, porque se preocupar tanto com as escolhas alheias? Respeite as diferenças, escolhas e doutrinas. A opinião intolerante não tem espaço.
Saiba tudo sobre o Dia Mundial da Religião
CopiarCompartilhar
Cante sua féReunimos uma playlist cheia de fé para você fortalecer sua alma e refletir sobre o amor que precisamos praticar diariamente.
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Fale sobre o assuntoVocê pode ajudar a combater a intolerância religiosa. Mesmo que pareça ser uma atitude pequena demais, dê o primeiro passo. Fale sobre isso nas suas redes sociais, nos seus círculos de amizade e por onde passar. Fale sobre a importância de respeitar a opção religiosa de cada um, suas crenças e sua fé. Faça a sua parte e colabore para um mundo mais justo.
CopiarCompartilhar
Amar e respeitarDevemos amar e respeitar todas as pessoas, independentemente de suas escolhas e crenças. Precisamos nos mostrar como bons ouvintes. Se você concorda ou discorda das opções de uma pessoa, não interessa. O que importa é não ser desagradável. Não devemos aceitar ofensas por escolhas religiosas. Você é livre para pensar, agir e se expressar como bem entende.
CopiarCompartilhar
Ninguém nasce preconceituosoÉ preciso lembrar que ninguém nasce preconceituoso, tal prática é construída socialmente, desde a infância. A pessoa aprende com aquilo que vivencia e com o que é apresentado a ela. Um caminho para o combate à intolerância religiosa é ensinar as crianças, dentro de casa, a respeitarem a diversidade e as escolhas individuais. Há um grande combate para ser enfrentado até que conseguirmos atingir bons resultados sobre o assunto, mas pequenas atitudes colaboram para a solução.
Impressione-se com práticas e hábitos da religião budista
CopiarCompartilhar
Razões da intolerânciaVocê conhece algumas das razões que contribuem para a intolerância religiosa? São exemplos: valores historicamente definidos e o poder da mídia. A sociedade carece de uma melhor compreensão do presente, das escolhas individuais e da diversidade. É preciso questionar a maneira como a mídia, também conhecida como “quarto poder”, se refere às religiões. É preciso que a sociedade se conscientize sobre o assunto para combater, ou ao menos, diminuir a intolerância.
CopiarCompartilhar
Dia Mundial da ReligiãoNo dia 21 de janeiro se comemora o Dia Mundial da Religião, que tem como objetivo incentivar a boa convivência entre todas as religiões ou, até mesmo, com aqueles que não praticam nenhuma. Neste mesmo dia, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, para não nos esquecermos de priorizarmos a paz e o respeito mútuo entre todos os indivíduos.
Encante-se com mensagens da religião espírita
CopiarCompartilhar