Mulheres recordistas para se inspirar
Mulheres fortes são uma inspiração para qualquer pessoa. Sorte que o Brasil está cheio delas! Mulher brasileira é sinônimo de perseverança, então dê uma olhadinha nesta lista que reúne 10 recordistas brasileiras para você se inspirar!
Primeira mulher a comandar uma tropa de elite no BrasilA tenente-coronel Cynthiane Maria da Silva Santos, de 40 anos, entrou para a história da Polícia Militar ao assumir o Batalhão de Policiamento de Choque do Distrito Federal em 19 de outubro de 2012. Formada em 1999, Cynthiane foi a única mulher em meio a 42 homens no treinamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Distrito Federal, sendo que 20 pessoas abandonaram o curso. Vale destacar que ela não teve regalias diante de seus companheiros.
CopiarCompartilhar
Primeira negra a ocupar cargos de senadora e governadoraA deputada federal Benedita da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), se tornou a primeira negra a ocupar cargos de senadora e governadora no país.
Seus mandatos são marcados pela defesa das mulheres e negros. É autora do projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares no panteão dos heróis nacionais, e fez de 20 de novembro o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
CopiarCompartilhar
Mulher mais tatuada do BrasilMarisa de Fátima dos Santos, 46 anos, da cidade de Esteio – RS, é conhecida pelo apelido de Mulher Gibi. Ela conta que quando começou a fazer as tatuagens, não pensava em se tornar uma recordista, mas que as coisas foram acontecendo. Marisa tem 80% do corpo tatuado.
CopiarCompartilhar
Primeira mulher a pilotar um caça da FABA tenente-aviadora Carla Alexandra Borges foi a primeira mulher a pilotar um caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Carla revelou que o desejo de ser piloto sempre fez parte de sua vida. De acordo com a tenente-aviadora, a inspiração para pilotar um caça veio no ano de 1986, quando ela assistiu ao filme ‘Top Gun’.
CopiarCompartilhar
Primeira mulher brasileira a vencer a São SilvestreCarmem Sousa de Oliveira Furtado foi a primeira mulher brasileira a vencer a Corrida Internacional de São Silvestre – mais tradicional corrida de rua do país. Ela foi campeã no torneio de 1995, com o tempo de 50min53s. A competição teve percurso de 15 mil metros e reuniu um total de 727 atletas, sendo que 559 concluíram a prova.
CopiarCompartilhar
Primeira mulher brasileira a comandar um petroleiroA Capitã-de-Cabotagem Hildelene Lobato Bahia tornou-se a primeira mulher do país a comandar um navio petroleiro: o Carangola, da frota da Transpetro, empresa de logística do sistema Petrobras. Com pouco mais de 1,5 metro de altura e na época com 35 anos, a paraense assumiu um cargo tradicionalmente reservado aos homens, em uma embarcação de grande porte para cabotagem.
CopiarCompartilhar
Primeira brasileira a receber o Prêmio Internacional MulhereA major da Polícia Militar, Priscilla de Oliveira Azevedo, de 34 anos, foi a primeira brasileira a receber o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem, do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Como comandante da Unidade Pacificadora, na comunidade Santa Marta – sendo a única mulher na operação – ela dirigiu 125 policiais militares, em uma área de nove mil moradores e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo.
CopiarCompartilhar
Brasileira eleita melhor jogadora de handebol do mundoA ponta direita da Seleção Brasileira, Alexandra Priscila do Nascimento foi a primeira do país eleita melhor jogadora de handebol do mundo. Com 31 anos de idade, além de ser a artilheira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, realizados no ano passado, na Inglaterra, Alexandra foi escolhida também como a melhor em sua posição na competição.
CopiarCompartilhar
Primeira mulher a ultrapassar o PeléMarta Vieira da Silva Viega, atacante da seleção brasileira de futebol feminino, ultrapassou o recorde de gols de ninguém menos que Pelé. Marta alcançou 98 gols com a camisa da seleção, contra 95 do Rei do Futebol.
CopiarCompartilhar
Primeira mulher a presidir o Tribunal Superior EleitoralA ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, conhecida apenas como Cármen Lúcia, é a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 18 de abril de 2012, ela fez história ao assumir o comando da Justiça Eleitoral do país.
CopiarCompartilhar