30 mulheres com menos de 30
Em diferentes áreas de atuação e regiões do país, elas são bem sucedidas. Uma lista de trinta belas moças com menos de 30 anos, que se destacam em meio a outras tantas mulheres talentosas de várias idades e profissões.
Cecilia Arbolave 29 anosA jornalista veio da Argentina há 7 anos. Hoje, casada com um brasileiro, é dona ao lado dele e de outro sócio da Lote 42, editora que promove inovações como trailers para o lançamento de livros e sites próprios para cada uma das publicações. Responsável pela estratégia de marketing mais comentada durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
CopiarCompartilhar
Aline RamosAline, estudante de jornalismo (UNESP), dona do blog "Que Nega é Essa?", aborda desde 2014 temas como racismo e feminismo em suas redes sociais. Hoje, aproveita o sucesso do blog como projeto de TCC.
CopiarCompartilhar
Alice CaymmiNeta de Dorival, filha de Danilo e sobrinha de Nana. Conquistou o respeito da crítica ao lançar "Rainha dos Raios", seu segundo CD.
CopiarCompartilhar
Natália MenhemEmbaixadora sênior do TEDx Brasil, a socióloga Natália, é co-fundadora da bem-sucedida Virada Educação e responsável pelo conteúdo do site Miranda Poética.
CopiarCompartilhar
Lorrana ScarpioniCriadora da Bliive, uma empresa social de compartilhamento de tempo. Presente em 55 países e com mais de 70 mil usuários, a rede propõe que cada cadastrado ofereça uma atividade e, em troca, receba um TimeMoney, moeda utilizada na plataforma, para usar como crédito por qualquer outro serviço oferecido dentro do site. A ideia foi selecionada no ano passado entre 2 mil concorrentes para ser uma das 30 empresas do programa de aceleração Sirius, que recebe verba do Governo do Reino Unido.
CopiarCompartilhar
Alice Sant AnnaJornalista, mestranda em letras, ex-tecladista numa banda de rock, a poeta tem três livros lançados. Seus poemas já figuraram na antalogia espanhola Otra Línea de Fuego, editada por Heloisa Buarque de Holland. Carioca e integrante de uma nova cena cultural da cidade, ela se divide entre o trabalho de colaboradora na revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, e com a produção de novos materiais.
CopiarCompartilhar
Juliana Faria 30 anosJornalista e fundadora do Think Olga, projeto que tem por objetivo o empoderamento da mulher, e da Chega de Fiu Fiu, campanha online que luta contra o assédio sexual em locais públicos e que em 2015 vai se transformar num documentário.
CopiarCompartilhar
Juliana Vicente 30 anosDiretora do curta "Cores & Botas", de 2010. Juliana Vicente é atualmente uma das pessoas mais engajadas em fazer cinema crítico no Brasil e que discuta temas como o racismo. Fundadora da Preta Portê Filmes e já trabalhou como assistente de direção em "Boca do Lixo" e "Os Sapatos de Aristeu".
CopiarCompartilhar
Irmãs AlcântaraJúlia, Débora e Bárbara são três irmãs curitibanas que nasceram com sangue empreendedor! Juntas elas mantêm o blog "Tudo Orna", e devido ao seu crescimento as irmãs decidiram criar uma marca de bolsas "ORNA Concept" e outra para maquiagem "ORNA Makeup". Hoje elas inspiram milhares de pessoas a serem mais criativas e ir atrás dos seus sonhos.
CopiarCompartilhar
Mariana IaciaDona da marca vegan Svetlana, Mariana Iacia prova que, sim, é possível fazer roupas de qualidade sem consumir nenhum produto de origem animal. Ela criou sua empresa em 2012, depois de morar em Nova York, onde estagiou em grifes como Alberta Ferreti e a eco-friendly Stella McCartney. .
CopiarCompartilhar
Alessandra OrofinoCo-fundadora e Diretora Executiva do projeto Nossas Cidades, movimento que começou no Rio de Janeiro e hoje é uma rede que reúne cerca de 170 mil pessoas. A ONG, que já existe há três anos, conseguiu importantes vitórias, como a aprovação da Lei da Ficha Limpa Estadual, no Rio, e agora vive o desafio de expandir suas ações pelo resto do país e do mundo.
CopiarCompartilhar
Karol SantosUma das modelos mais aclamadas da geração, descoberta enquanto vendia água de coco na praia, em pouco tempo engatou contrato com a agência Next, casa das tops Karlie Kloss e Arizone Muse. E entre cliques para uma campanha mundial de LOréal e editoriais para publicações internacionais como de Elle México, Nylon e Dazed & Confused, ela divide os "bastidores" de sua vida de top no Instagram.
CopiarCompartilhar
Etiene MedeirosNo ano passado, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais de natação, na competição realizada em Doha, no Quatar. Ela não só venceu nos 50m costas em piscina curta, como bateu o recorde mundial.
CopiarCompartilhar
Alessandra FrançaCriadora do Banco Pérola, que não tem fins lucrativos e, além de conceder microcrédito para pessoas de baixa renda com vontade de empreender, ajuda na elaboração de um plano de negócios, no marketing, no monitoramento dos resultados e até na contabilidade da nova empresa. A ideia de criar a instituição surgiu após a passagem da paranaense por um projeto social que não tinha dinheiro para viabilizar novas ações. Vencedora do 18º Prêmio CLAUDIA, em 2013, na categoria Revelação.
CopiarCompartilhar
Priscila Plata RatoIntegrante do elogiado conjunto erudito Quarteto a Priori, que se apresenta em festivais país afora, ela começou sua trajetória musical aos 8 anos. Formada na Escola de Música da UFRJ, completou os estudos na Academia Menuhin, em Genebra.
CopiarCompartilhar
Bruna VieiraA blogueira Bruna Vieira, é uma das webcelebridades mais consagradas. Seu blog Depois dos Quinze recebe em média 1,5 milhão de visitantes por mês, o canal no Youtube com o nome dela contabiliza mais de 450 mil inscrições e no Instagram são quase 700 mil seguidoras.
CopiarCompartilhar
Monique EvelleEstudante de Humanidades (UFBA) e criadora do Desabafo Social, projeto que desperta o senso crítico de crianças e adolescentes para as questões de direitos humanos.
CopiarCompartilhar
Juliana BufoniSkatista paulistana, a garota-prodígio do esporte. Atualmente, ela é a número 1 do mundo na modalidade street, já foi três vezes campeã do X Games e faturou quatro títulos consecutivos da WCS, considerada a Copa do Mundo do Skate.
CopiarCompartilhar
Rahyja AfrangeRahyja Afrange decidiu passar uma temporada na Dinamarca para um curso de design de mobiliário. De volta ao Brasil, abriu o próprio estúdio e firma-se cada vez mais como um dos nomes mais promissores do mercado. Premiada em Nova York pela criação da cadeira SE7E e indicada para disputar o German Design Award 2015, que contempla jovens inovadores, ela está prestes a expor suas criações na prestigiosa Semana de Design de Milão.
CopiarCompartilhar
Luisa GeislerEscritora e gaúcha, Luisa Geisler foi grande entusiasta do #LeiaMulheres2014, projeto criado para incentivar a leitura de livros escritos por mulheres. Eleita uma das melhores autoras do país pela revista britânica Granta e com três livros lançados no currículo (dois deles finalistas do Prêmio Jabuti).
CopiarCompartilhar
Georgia GabrielaGeorgia Gabriela, um talento da ciência, pesquisa a criação de uma forma menos invasiva e barata, por meio de um exame de sangue, de diagnosticar a endometriose, doença que acomete as mulheres. Ela foi selecionada para um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e aprovada em quatro vestibulares.
CopiarCompartilhar
Camila Achutti 23 anosSendo a única mulher em seu curso Ciências da Computação (USP), ela decidiu criar o site Mulheres na Computação e empoderar mulheres como ela. Ela chamou a atenção do Google e, com um grupo de mais 14 mulheres na América Latina, estagiou durante três meses na sede da empresa na Califórnia. Hoje ela é engenheira de software na Iridescent, ONG norte-americana de ensino tecnológico, e participa do Technovation Challenge, uma competição de programação que capacita meninas de 13 a 23 anos a criarem um aplicativo para resolver os problemas de sua comunidade.
CopiarCompartilhar
Rayza Nicacio 22 anosCom um canal próprio no Youtube e um blog com mais de 250 mil fãs, a alagoana faz sucesso ao defender e assumir o seu cabelo cacheado. Seu vídeo que derruba 11 mitos propagados sobre os cachos, conta com mais de 100 mil visualizações.
CopiarCompartilhar
Luisa ArraesA atriz, filha do diretor Guel Arraes e da atriz Virgínia Cavendish, começou cedo: com um empurrãozinho do pai, aos quatro anos apareceu no filme "O Auto da Compadecida" (2000), dirigido por ele. Em 2012, fez uma discreta estreia na TV como a adolescente Bárbara, do extinto seriado "Louco Por Elas". Mas onde ela mais terá destaque é na novela "Babilônia".
CopiarCompartilhar
Rafaella CrepaldiFormada em artes plásticas, Rafaella foi escolhida como maquiadora regional da NARS (empresa badalada que chegou ao Brasil em 2012) e será responsável por comunicar a identidade visual na América Latina. A maquiagem surgiu como uma brincadeira, e hoje ela é uma das mais conceituadas maquiadoras do país.
CopiarCompartilhar
Jéssica Mangaba 27 anosEla foi assistente de fotografia no extinto Cia da Foto, coletivo que chamou a atenção ao deixar de creditar imagens por autor, e também foi uma das selecionadas para a exposição "Buffalo Galls", em 2010, que celebrava trabalhos feitos por mulheres. Agora ela irá se dividir entre a Islândia, Holanda, Barcelona e voltar ao sertão da Bahia para tocar novos projetos fotográficos.
CopiarCompartilhar
Anna BarrosoPersonalidade do Instagram com mais de 800 mil seguidores, ela é filha de uma designer de calçados e o universo fashion sempre fez parte de sua vida. Seguida na rede social por Kris Jenner, a matriarca das Kardashian, e sempre presente nas semanas de moda internacionais, a influencer, como ela mesma se define, no ano passado assinou uma linha de sapatos.
CopiarCompartilhar
Alessandra Landim 17 anosLellêzinha, como é conhecida, conseguiu se impor num ambiente dominado por homens. Seu visual e suas coreografias, que misturam hip hop, break e até frevo embaladas ao ritmo de funk, são copiados e admirados por uma geração inteira de meninas. Uma das integrantes do Dream Team do Passinho, grupo no qual dança e canta e que, recentemente, assinou contrato com a Sony Music, a artista integra o atual elenco da global "Malhação".
CopiarCompartilhar
Renata VanzettoJurada do reality show "Cozinheiros em Ação", no GNT, aos 15 anos, preparou seu primeiro banquete profissional e um ano depois já ganhou o concurso de melhor chef de Ilhabela. Com a grana da competição, embarcou numa viagem para a Europa e estagiou em restaurantes da Espanha e França. Hoje, ela é dona do Marakuthai e Ema, em São Paulo.
CopiarCompartilhar
Isa PennaUma das vozes femininas mais atuantes na última eleição, Isa começou cedo na militância aos 15 anos. Recém-formada em Direito pela PUC-SP, participou da fundação do coletivo feminista Yabá, ligado à universidade. Candidata a deputada federal, recebeu quase 7 mil votos. Suas bandeiras incluem a luta pela juventude, educação pública de qualidade, tarifa zero e a legalização da maconha.
CopiarCompartilhar