Frases que casais homoafetivos não aguentam mais ouvir
A sociedade brasileira ainda é pautada na heteronormatividade. Isso significa que os relacionamentos que são bem vistos pela maioria da população são os relacionamentos heterossexuais, entre um homem e uma mulher. No entanto, um casal não precisa necessariamente ter essa configuração. Um casal também é formado por dois homens ou por duas mulheres, por exemplo. O amor continua existindo, bem como o respeito, a parceria, a compreensão e o carinho. Infelizmente, muitas pessoas ainda se recusam a aceitar o amor de todas as formas e acabam repetindo frases que casais homoafetivos já se cansaram de ouvir. Veja quais são elas e conscientize-se!
Não faça perguntas invasivas“Mas como vocês fazem sexo?”
Está tudo bem ter a curiosidade, porém, lembre-se sempre de que essa é uma pergunta pessoal e muito invasiva. Não há nenhuma necessidade de perguntar isso a ninguém, sobretudo quando você não é íntimo da pessoa ou quando se trata de uma situação inapropriada, como uma entrevista de emprego. Você pode tirar essa dúvida lendo livros ou perguntando a um especialista. No máximo, pode perguntar a um amigo, em um momento adequado.
CopiarCompartilhar
Experiências e descobertas“É só uma fase!”
É claro que todos passam por um período de experimentação no campo sexual, sobretudo na adolescência. É quando estamos com os hormônios à flor da pele, descobrindo nossas características e nossas vontades. Mas isso não significa que a homossexualidade seja necessariamente apenas uma fase. Muitas pessoas envelhecem sendo homossexuais e sentindo muito orgulho disso. E ainda que fosse só uma fase, qual seria o problema? Não cabe a ninguém julgar.
CopiarCompartilhar
Celebre o respeito e o amor com essa playlist recheada de músicas sobre o Orgulho LGBTQI+
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Papéis de gênero“Quem é o homem e quem é a mulher da relação?”
Expresse o amor que você sente com frases encantadoras
Se o casal é de homossexuais, então é composto de dois homens ou duas mulheres. Não há quem faça o papel do gênero oposto. Até porque o que isso significa, na verdade? A mulher seria a pessoa submissa, que faz as tarefas domésticas? O homem seria a pessoa autoritária, que ganha mais dinheiro? Pensamento bem retrógrado esse, não é mesmo? Papéis de gênero são puramente culturais, e ninguém precisa segui-los à risca!
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases de amor LGBTQIA+
Orgulho LGBTQIA+
Mensagens para quem se assumiu LGBTQIA+
Os cantores mais amados do mundo LGBTQIA+
Gírias do mundo LGBTQIA+
Ninguém é desperdício“Que desperdício!”
Muitas vezes ouvimos mulheres heterossexuais dizendo sobre homens gays bonitos “que desperdício!” (ou homens heterossexuais falando sobre lésbicas), muitas vezes pensando se tratar de um elogio. Mas ninguém é desperdício neste mundo e ninguém existe para satisfazer seus desejos. Existem várias pessoas heterossexuais, assim como homossexuais, bonitas por aí. Aprenda a respeitar a existência e a orientação sexual dos outros.
CopiarCompartilhar
Se não tem nada de bom para dizer...“Não tenho nada contra homossexuais, tenho até amigos que são, mas...”
Enalteça aquele amor que já dura bastante tempo
Se precisou colocar “mas” depois de dizer que não tem nada contra homossexuais, é porque tem, sim, algo contra homossexuais. Seus amigos gays e suas amigas lésbicas não são desculpa para você destilar homofobia por aí. Se não tem nada de bom para dizer, o melhor é sempre permanecer calado. Procure utilizar melhor seu tempo estudando sobre os direitos LGBTs, pois talvez entenda melhor por que suas ideias são tão problemáticas.
CopiarCompartilhar
Não há nenhum mistério“Como vou explicar dois homens ou duas mulheres se beijando para meu filho?”
Para começar, geralmente, seu filho sequer vai pedir uma explicação: ele vai simplesmente assumir que é a mesma coisa que um casal heterossexual. Se, por acaso, ele perguntar, apenas diga que essas pessoas são um casal como qualquer outro, mesmo sendo dois homens ou duas mulheres. Não há nenhum mistério. Além disso, crianças são inteligentes e entendem fácil; são os adultos que têm mais resistência em aceitar a homossexualidade.
CopiarCompartilhar
Existem vários tipos de pessoas“Pode ser o que quiser, mas não precisa ficar dando pinta assim.”
Existem vários tipos de pessoas homossexuais: as mais afeminadas, as mais masculinizadas e as de todas as outras áreas cinzentas desse espectro. Isso é o que elas são, e elas têm o direito de se expressar da forma que bem entenderem, assim como as pessoas heterossexuais. Se o incomoda ver homossexuais se expressando, é porque você é, sim, homofóbico(a), por mais que diga não ser. Afinal, por que um gay só pode ser gay se for escondido?
CopiarCompartilhar
Existem abusadores de todos os tipos“Não quero meu filho perto de homossexuais pois são todos abusadores.”
Atualize-se sobre o casamento homossexual no mundo
A história de que homossexuais são todos abusadores que aliciam crianças não passa de uma mentira inventada por homofóbicos. Existem, infelizmente, abusadores homossexuais, assim como há abusadores de todo tipo de gênero, orientação sexual, religião, raça e idade. Não há nada que possa indicar que alguém é abusador ou não. Portanto, seu amigo heterossexual pode ser tão perigoso ou inocente para seu filho quanto seu amigo gay. Não há diferença.
CopiarCompartilhar
Direitos essenciais“Não precisa existir direitos LGBT, somos todos iguais.”
Em muitos países, LGBTs sequer têm o direito de existir: eles são presos ou até mesmo mortos por serem quem são. Quando isso não acontece, não têm direito de casarem com quem amam, de terem conta conjunta, de herdarem bens do parceiro, de adotarem um filho como casal, entre outros. Em quantos países isso é proibido a uma pessoa heterossexual? Nenhum. Por essas e outras, os direitos LGBTs são, sim, essenciais e não devem ser ignorados.
CopiarCompartilhar
Por que desconfiamos apenas de pessoas homossexuais?“Mas como você sabe que não gosta do gênero oposto se nunca experimentou?”
Orgulhe-se de ser uma pessoa LGBTQI+
É uma pergunta válida, mas por que não perguntamos para heterossexuais se eles não têm certeza de que não gostam do mesmo sexo? Desde crianças, os adultos dizem às meninas “essa vai ter muitos namoradinhos quando crescer”, e o contrário para os meninos. Ensinamos nossos filhos desde pequenos que eles vão ser heterossexuais e, se eles realmente o são, nunca duvidamos de sua orientação. Por que desconfiamos apenas de pessoas homossexuais?
CopiarCompartilhar