Os beijos mais famosos da história
Culturas e épocas variam e o estilo de vida das pessoas sempre muda, mas não dá para negar um fato: os seres humanos adoram beijar. A prática do beijo é ancestral - registros mostram que há mais de 4000 anos já se beijava - e teve muitos significados ao longo da história. O beijo até já foi considerado imoral, mas nunca saiu de moda. Um beijo pode ser de amizade, companheirismo, paixão e pode até mesmo salvar uma vida! Os quinze beijos a seguir se tornaram famosos na história, seja por terem sido marcantes, românticos ou por terem sido imortalizados em obras de arte. Saibam quais são e a história por trás deles.
O que é o beijo? HistóriaHá relatos históricos que mostra que o beijo já era uma forma de expressão desde 2500 A.C., na antiga Mesopotâmia. Os gregos, inclusive, eram um povo bem “beijoqueiro”, mas foram os romanos que disseminaram a prática. Para eles, existiam três categorias de beijo: o basium (entre conhecidos), o osculum (entre amigos) e o suavium (beijo dos amantes). E hoje em dia os beijos ainda seguem mais ou menos essas regras e também tem suas variações, dependendo da pessoa que receberá o beijo e da parte do corpo que é beijada.
Conheça fatos importantes sobre o beijo
CopiarCompartilhar
Literalmente uma obra de arte "O Beijo", de Gustav KlimtTodo mundo que aprecia obras de arte já deve ter se deparado com este quadro, que é bastante romântico e profundo. “O Beijo” é feito com óleo sobre a tela e traz um casal... Beijando-se! Atualmente ela pode ser vista na Österreichische Galerie Belvedere, em Viena, na Áustria.
CopiarCompartilhar
Não tão romântico quanto parece Dia da Vitória em Times SquareEsta fotografia, que teve a sua primeira versão publicada na revista Life e que até ganhou uma representação feita pelo artista Kobra, não carrega o romance que aparenta ter. Se olharmos com atenção, nota-se que o marinheiro, George Mendonsa, segura a jovem Greta Zimmer Friedman, uma enfermeira, à força. Na verdade, eles eram desconhecidos e George aproveitou que Greta passava na rua para comemorar com um beijo a vitória recém-anunciada dos Estados Unidos sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial.
CopiarCompartilhar
Não há quem não goste “A Dama e o Vagabundo”, de Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred JacksonMuitos casais já brincaram de recriar essa cena do clássico da Disney, em que a Cocker Spaniel Dama e o vira-lata Vagabundo partilham de um espaguete e “sem querer” acabam sugando o mesmo fio do macarrão, quando suas bocas/focinhos se encontram num tímido e fofo beijo.
Deixe seu interesse claro com cantadas de beijo
CopiarCompartilhar
Eternizados no mármore "O Beijo", de RodinQuando foi finalizado, em 1889, a obra foi proibida em diversos museus por ser considerada muito explícita para a época. Atualmente, a obra que traz dois personagens de A Divina Comédia, de Dante, está no Museu Rodin, em Paris, na França.
CopiarCompartilhar
Na cidade-luz O Beijo do Hotel de Ville, de Robert DoisneauQue Paris é uma cidade inspiradora para o romance não é segredo para ninguém e essa imagem ilustra isso. Apesar de parecer uma simples foto de um jovem casal se beijando, a fotografia do francês Doisneau ficou famosa mundialmente e virou símbolo do romance e do amor na capital francesa.
CopiarCompartilhar
Beijo premiado "A Um Passo da Eternidade", de Fred ZinnemannO longa, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1954 e de mais sete estatuetas na mesma premiação, traz uma das cenas mais icônicas do cinema, em que Milton Warden (Burt Lancaster) e Karen Holmes (Deborah Kerr) trocam beijos na praia.
CopiarCompartilhar
Beijo sobrenatural “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, de Jerry ZuckerNa trama, Sam Wheat (Patrick Swayze) morre num assalto e, mesmo assim, precisa proteger a sua amada Molly (Demi Moore). Eles continuam tendo contato por meio de uma médium (Whoopi Goldberg) e em uma cena icônica ela [Molly] beija o espírito de seu falecido namorado. Um pouco aterrorizante, mas romântico.
O que não fazer na hora de beijar?
CopiarCompartilhar
Suspeito O beijo de Judas, de GiottoE provável que praticamente todas as pessoas do mundo que conheçam a história de Jesus Cristo, mesmo que de forma rasa, saibam que Judas o traiu. Após a Última Ceia, Judas, então, beijou Jesus para identifica-lo para os soldados que viriam a prendê-lo. A obra de Giotto, do século XIV, representa este fatídico momento.
CopiarCompartilhar
Fim do Filme “Bonequinha de Luxo”, de Blake EdwardsAo final deste filme de 1961, estralado por Audrey Hepburn, a protagonista, Holly Golightly (Hepburn) sai correndo de um táxi, na chuva, e beija o seu amor, interpretado por George Peppard. Uma cena clássica de um filme clássico obviamente marca história, não é mesmo?
Como é o beijo de cada signo?
CopiarCompartilhar
Simples beijo, muitos significados Leonid Brezhnev e Erich HoneckerSe até hoje dois homens se beijarem causa estranheza para alguns (não que estejam com razão), imagine há 40 anos. A fim de comemorar os 30 anos da República Democrática da Alemanha, Leonid Brezhnev, líder soviético, e Erich Honecker, presidente da Alemanha Oriental, deram um beijo na boca que chocou a quem fazia parte da Europa Oriental, uma vez que este cumprimento era comum entre grandes figuras soviéticas.
CopiarCompartilhar
Quase um beijo “Beijo da Vida“, por Rocco MorabitoEsta fotografia não é de um beijo, considerando que não há a intenção de “acariciar” a pessoa com os lábios. Porém, há afeto, indubitavelmente. Na foto, tirada em 1967, J.D. Thompson, que operava uma linha de alta tensão, faz uma respiração boca a boca no colega que havia tomado um choque de alta voltagem. Como o próprio nome já diz, o parceiro de trabalho de Thompson sobreviveu ao acidente.
CopiarCompartilhar
Faça amor, não guerra Casal se beijando em Vancouver, por Rich LamReagir alguma derrota esportiva com violência vai totalmente contra ao espírito esportivo, mas infelizmente alguns torcedores se deixam levar pela raiva. Em junho de 2011, um homem beija a sua namorada no chão das ruas de Vancouver enquanto o caos estava instaurado por conta das ações violentas acerca da Taça Stanley, na qual o time da cidade fora derrotado. Dizem que a moça estava com medo dos policiais e que o beijo foi dado para acalmá-la.
Primeiro beijo? Exponha seus sentimentos sobre esse momento que tanto esperou!
CopiarCompartilhar
Beijo coreografado “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, de Emile ArdolinoOlha ele aí de novo! Além de Ghost, Patrick Swayze protagonizou outro beijo bastante importante do cinema – desta vez em “Dirty Dancing – Ritmo Quente”, em que ele interpreta um instrutor de dança que vira objeto de paixão de Frances "Baby" Houseman (Jennifer Grey), que passa o verão no resort onde Johnny Castle (Swayze) trabalha. Mas olha a curiosidade: dizem que os atores não se davam nem um pouco bem no set de filmagem, o que mostra que a atuação para as cenas mais quentes foi muito boa. Certo?
CopiarCompartilhar
Paixão em alto-mar “Titanic”, de James CameronTitanic é bem feito, é emocionante e envolvente. Não é à toa que imperou como a maior bilheteria do cinema até ser desbancado pelo “irmão” “Avatar”, do mesmo diretor. Sendo assim, é claro que o maior romance das telonas teria espaço aqui. Não faltam cenas de beijo entre o casal protagonista Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet) na película, mas a mais famosa é, sem dúvidas, a que ele a beija na proa do navio – e, mal sabiam as personagens que pouquíssimo tempo depois aquele “monumento” naufragaria tão violentamente.
CopiarCompartilhar
Mais do que só um beijo “Moonlight – Sob a Luz do Luar”, de Barry JenkinsSim, é este o filme que “tirou” o Oscar de La La Land em 2017. Não é uma história “fofa”, de fato, mas é necessária. O longa traz a infância e juventude de Chiron (Trevante Rhodes, que interpreta o personagem adulto), um menino que cresce em Miami em meio ao narcotráfico, a mãe drogada, as agressões sofridas na escola e o dilema de sua sexualidade. Na cena do beijo, Chiron beija seu colega na praia, onde dá o seu primeiro beijo e, de fato, expõe sua orientação sexual.
Mostre que você precisa dos beijos do crush!
CopiarCompartilhar