Fatos que você não sabia sobre cachorros
Não há quem não faça uma cara fofa ao ver um cachorro em sua frente. É impulsivo: queremos brincar, fazer carinho e falar com a voz bem fina toda vez que esse bichinho está perto de nós. Além disso, é fato que esse animal é o melhor amigo do homem e estima-se que existam mais ou menos 525 milhões de cães ao redor do mundo! Ainda segundo a Organização Canina Mundial, há 339 raças conhecidas e registradas de cachorros. Bom, com esses dados em mente é possível ter uma ideia do quanto esses bichinhos merecem ser acolhidos em lares amorosos. A questão é: os cães também têm curiosidades que o homem desconhece. Continue lendo e confira uma lista de fatos curiosos sobre cachorros que você não sabia!
Raças conhecidasDe acordo com a Organização Canina Mundial, há 339 raças reconhecidas e registradas de cachorros. O último registro aconteceu em 2013. Confira agora 20 fatos que provavelmente você não sabia sobre esses animaizinhos tão dóceis.
CopiarCompartilhar
RotinaOs cães se habituam à hora de chegada do seu dono, além de possuírem um olfato e uma audição mais aguçados, que possibilitam captar o cheiro e até mesmo identificar o modo de andar ou o barulho do motor do carro/moto.
CopiarCompartilhar
Os cachorros também suamOs animaizinhos têm glândulas sudoríparas localizadas nos hipotênares das suas patinhas. Por esse motivo é que às vezes elas possuem um cheiro diferente. Por possuírem poucas glândulas, eles acabam transpirando pela língua, por isso ficam com a língua para fora, podendo ser sede ou apenas para regular a temperatura corporal.
CopiarCompartilhar
FocinhoVocê sabia que a "impressão digital" do cão está em seu focinho? Isso porque nenhum cão é igual ao outro, pois o nariz possui rugas e marcas únicas, o que pode ser comparado à impressão digital dos humanos.
CopiarCompartilhar
AudiçãoOs cães possuem a audição muito mais apurada que dos seres humanos; ela pode ser até 10 vezes mais apurada. É por esse motivo que as chuvas incomodam tanto, pois têm um impacto bem maior para eles.
Transmita seu amor pelos animais!
CopiarCompartilhar
DepressãoMuitas doenças que nós podemos ter, os cães também podem, como é o caso da depressão. Os cães que não possuem momento de lazer, não recebem carinho e atenção do dono ou ficam muito tempo sozinhos têm uma probabilidade maior de desenvolver a doença.
CopiarCompartilhar
Viagem ao espaçoA primeira cachorra a visitar o espaço foi enviada para lá em 1957, em um satélite soviético. O nome dela era Laika, uma vira-lata de Moscou.
As 10 raças de cachorros mais fofas do mundo
CopiarCompartilhar
Expressões faciaisOs cães têm cerca de 100 expressões faciais e a maior parte delas é feita com as orelhas.
CopiarCompartilhar
Sonhos caninosEnquanto dormem, os cães ficam encolhidos para proteger seus órgãos vitais e seu abdômen. Se o cão estiver mexendo as patas ou tendo espasmos enquanto dorme, ele está sonhando.
Mensagens para quem quer um bicho de estimação
CopiarCompartilhar
Raça mais inteligenteA raça Border collie é considerada a raça mais inteligente dos cachorros.
CopiarCompartilhar
Cachorro mais alto e mais baixo do mundoZeus, um cachorro alemão, foi considerado pelo Guinness, em 2012 e 2013, o cachorro mais alto do mundo, com 111,76 cm de altura. Ele morreu em setembro de 2014. Em 2010, um chihuahua chamado Boo Boo foi nomeado o menor cachorro do mundo, medindo apenas 10 cm de altura.
CopiarCompartilhar
Maior e menor pesoO chihuahua, a menor raça de cachorro, pesa de 400 gramas a 2,5 quilos. O cão mais pesado é o São Bernardo, que pode chegar a 125 quilos.
Confira mensagens que definem os animais
CopiarCompartilhar
Contato dos humanos com cãesOs cachorros auxiliam em tratamentos desde os anos 1700. O contato dos humanos com os animais possui um efeito terapêutico. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Melbourne, os cachorros podem ajudar os humanos a viverem mais felizes e saudáveis, reduzindo o risco de alergias durante a infância.
CopiarCompartilhar
RaboOs cães abanam os rabos quando estão felizes, mas isso também pode ser um sinal de insegurança, agressividade ou medo.
CopiarCompartilhar
AlimentaçãoVários alimentos podem fazer mal aos cães, podendo levar à intoxicação e até à morte. Abacate, cebola, alho, uvas, café, macadâmia, doces, chocolate, ovo cru, sal e batata estão entre os alimentos mais prejudiciais.
CopiarCompartilhar
CastraçãoUma cachorra que não foi castrada pode ter em média 66 filhotes durante o período de seis anos, e a gestação dura em média 60 dias. Castrar o cachorro pode ajudar a prevenir alguns tipos de doenças, como o câncer, além de prolongar a vida do animal.
CopiarCompartilhar
OlfatoO olfato dos cães é um dos melhores da natureza, considerado até 1 milhão de vezes melhor que dos seres humanos. Alguns cães podem cheirar cadáveres debaixo d'água, detectar cânceres do pulmão por meio da respiração, depósitos de gás natural a mais de 12 metros abaixo terra ou no esconderijo de térmitas, por isso muitos são treinados para ajudar em investigações criminais.
Conheça 10 hotéis luxuosos para pets
CopiarCompartilhar
MordidaAs raças de cachorros fila brasileiro, mastim inglês, rottweiler e pitbull são as que têm as mordidas mais fortes, porque eles têm a mandíbula forte e curta. Além disso, podem ser treinados para serem cão de guarda.
CopiarCompartilhar
Olhos vermelhos em fotosOs cães conseguem ter uma visão melhor no escuro por causa da membrana de tecido (Tapetum Lucidum) que têm no fundo dos olhos, fazendo com que a luz passe duas vezes pela retina. Quando usado o flash para tirar uma foto, os olhos dos cães podem ficar vermelhos, verdes ou esbranquiçados.
CopiarCompartilhar
Bichos de estimaçãoSegundo a World Veterinary Association (2015), é estimado que existam pelo menos 525 milhões de cães no mundo. De acordo com estudos realizados na década de 50, os cães se tornaram bichos de estimação há mais de 10 mil anos e ainda podem carregar heranças genéticas de seus antecessores caçadores, os lobos.
Dedique lindas palavras aos seus verdadeiros amigos: os animais
CopiarCompartilhar
Cães-guiasOs primeiros cães-guias foram treinados pelo governo alemão ao fim da Primeira Guerra Mundial para ajudar os soldados que perderam a visão durante a guerra.
CopiarCompartilhar
Cores que enxergamOs cães possuem uma visão dicromática, pois eles têm apenas dois tipos de cones, violeta (que para nós é azul) e o amarelo-esverdeado (que para nós é o vermelho). Os cones verdes são ausentes.
Inspire-se nos animais!
CopiarCompartilhar