Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Poemas de Auta de Souza 4

Com um alto valor estético, a poetista brasileira brasileira Auta de Souza fez parte da segunda geração do romantismo no Brasil, se tornando uma forte influência no poema místico. Se aprofunde nos sentimentos depressivos e melancólicos que caracterizam sua obra, um dos principais nomes da poesia brasileira.

12/11/1876 07/02/1901
Luz e Sombra Auta de Souza Ler livro

Este poema foi escrito três dias antes da morte de Auta, e dedicado a poetisa Anna Lima. Ele retrata em muitas palavras a morte, e o ato de morrer. Falar sobre a morte ainda é um tabu. Ainda assombra a existência de muitas pessoas. Talvez seja libertador para algumas pessoas falar sobre o processo de partir, sobre o ato de morrer.

Conheça e leia os livros mais inspiradores de Machado de Assis
Copiar
Compartilhar
Manhã no Campo Auta de Souza Ler livro

Obra dedicada a Maria Nunes. Neste poema Auta compara a companheira aos mais belos detalhes da vida. Um poema cadenciado, que demonstra uma certa melancolia, mas que também denota uma sensibilidade particular em falar sobre mulheres, o que é típico da autora.


Copiar
Compartilhar
Minha Alma e o Verso Auta de Souza Ler livro

Nesta obra, Auta fala sobre a timidez e o arrependimento. A decepção é como um despertar das nossas loucuras. Quando acordamos, o desalento da realidade faz-nos indagar a nós mesmos: como fui capaz?


Copiar
Compartilhar
Na Capelinha Auta de Souza Ler livro

Poema que retrata a visão de Auta sobre igreja e religião. É sobre a devoção dos pequeninos, que, mesmo com sua inocência, emocionam tendo fé e caridade. Será que rezam para que tenhamos a mesma felicidade e candura que têm?


Copiar
Compartilhar
Na Primeira Página Auta de Souza Ler livro

Cristianismo, luz e divindade. Esta obra retrata a meditação da autora. Encontramos em Jesus o alívio para os nossos sofrimentos.


Copiar
Compartilhar
Natal Auta de Souza Ler livro

Em uma data tão importante, Auta fez um poema de Natal dedicado a todas as moças da Serra. Exalta uma data extremamente importante para a Igreja: o nascimento de Jesus. A religiosidade é forte em alguns de seus poemas. Natal também é a cidade onde ela nasceu; então, as lembranças da data também levam a locais e memórias afetivas.


Copiar
Compartilhar
No Álbum de Dolores Auta de Souza Ler livro

Poema reflexivo que retrata um desabafo da autora. A poesia é uma das formas mais viscerais de se expressar um sentimento. É possível colocar em poucas linhas, cadenciadas ou não, ritmadas ou não, tudo que se sente de forma muito peculiar. Não é para ser lido, é para ser sentido.


Copiar
Compartilhar
 
Mimo de Anos Auta de Souza Ler livro

Datado em 26 de Agosto de 1899, Auta dedicou esse poema à Maurina Gomes, que fala sobre flores. Atitudes simples e sinceras, a demonstração do amor e do afeto, na forma mais humilde e sincera... tudo isso é mais que um presente. Como retribuir gestos tão singelos, porém significativos?


Copiar
Compartilhar
Mistério Auta de Souza Ler livro

Datado em Março de 1895, Auta dedicou esse poema a Alberto. Que nele, homenageia o pequenino em lindos versos. Mais uma vez a poesia fazendo um eufemismo da morte. É triste demais falar sobre perdas, mas a poesia ajuda a criar uma atmosfera por vezes bonita sobre algo que, em sua crueza, significa dor e sofrimento.


Copiar
Compartilhar
Místico Auta de Souza Ler livro

Poema que fala sobre a comunhão com Cristo, divindade e religião. O mundo é um lugar obscuro, cuja salvação só se encontra na religião e no amor de Cristo. Tendo Cristo no coração, a luz emana de nós para iluminar a todos.

Livros que valorizam as mulheres
Copiar
Compartilhar
Morena Auta de Souza Ler livro

Obra que traduz toda a admiração de Auta por uma das moças mais bonitas de sua cidade. Um belo exemplo de como as mulheres podem se exaltar umas às outras. A beleza de admirar a beleza interior e exterior de uma amiga demonstra que nossa missão é estar de mãos dadas umas com as outras.


Copiar
Compartilhar
Never More Auta de Souza Ler livro

A Falsidade é uma das coisas que mais podem abalar um relacionamento entre duas pessoas. Auta deixa isso implícito nesta obra, onde ela dedica á uma falsa amiga. Falsidade não combina com relacionamentos. O fato de ser claro, sincero e honesto é o que estrutura qualquer relação. Não destrua suas amizades, seus romances ou a convivência profissional. A verdade sempre é uma só.

Leia lindos poemas de Casimiro de Abreu
Copiar
Compartilhar
No Jardim das Oliveiras Auta de Souza Ler livro

No ápice da melancolia, Auta descreve seus sentimentos através de palavras tristes e depressivas. Auta é da geração romântica conhecida como Mal do Século, em que todos os sentimentos, principalmente os tristes e melancólicos, são supervalorizados. Além de serem uma fonte prolífica para poemas riquíssimos e cheios de significados. Esse poema ilustra bem essas características.


Copiar
Compartilhar
No Templo Auta de Souza Ler livro

Religião, Cristianismo e Santidade. Essas 3 palavras completar esta obra de Auta de Sousa. Orar com poesia aprofunda a oração.


Copiar
Compartilhar
Cruel Auta de Souza Ler livro

Obra dedicada ao irmão de Auta, Henrique. Em suas palavras podemos interpretar que o irmão dela havia falecido, e por isso, prestou uma homenagem. Um dos mistérios que nos acerca quanto à morte: para onde iremos, se é que iremos? Será que a morte também finda os nossos sofrimentos e angústias?


Copiar
Compartilhar
fechar