Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Poemas Castro Alves

Castro Alves foi um poeta brasileiro da terceira fase romântica, marcada pela temática social e pela defesa de ideias igualitárias. Na época, Castro usava suas poesias para focar no combate à escravidão e por conta disso ele é conhecido até hoje como o Poeta dos Escravos.

A Cachoeira Ler livro

"A Cachoeira" é mais um poema em que Castro Alves homenageia e engrandece a cachoeira de Paulo Afonso, lugar esse pelo qual o poeta tinha profunda admiração.


Copiar
Compartilhar
A Volta da primavera Ler livro

"A Volta da Primavera", de Castro Alves, conta todo o desespero e a dor de alguém que perde a pessoa amada.


Copiar
Compartilhar
O Navio Negreiro Ler livro

Um dos mais conhecidos poemas da literatura brasileira e escrito por Castro Alves em 1869, "O Navio Negreiro" descreve a vida, sentimentos e situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser escravos. Embora em 1850 a Lei Eusébio de Queirós proibisse o tráfico de escravos, ela não vingou de todo, então Castro Alves se empenhou para denunciar com afinco a forma com a qual os africanos eram submetidos na travessia oceânica. O poema é composto por seis partes e alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada.


Copiar
Compartilhar
Sangue de Africano Ler livro

"Sangue de Africano", poema escrito por Castro Alves, mostra o escravo Lucas, personagem criado pelo autor e que está presente em muitas de suas poesias, com um punhal em mãos, totalmente tomado pela raiva e pela fúria, tal qual uma estátua selvagem da vingança.


Copiar
Compartilhar
Último Abraço Ler livro

No poema "Último Abraço", Castro Alves conta sobre uma mãe, em seu leito de morte, que chama o filho para um último abraço e pede seu perdão. Conta-lhe que a vida inteira foi uma pecadora e que grande foi o seu crime. Então diz para o filho que tem um grande segredo a revelar.


Copiar
Compartilhar
Um raio de luar Ler livro

"Um raio de Luar", poema escrito por Castro Alves, nos mostra um casal que tenta decifrar, cheio de horror, os barulhos que ouvem no meio da noite.


Copiar
Compartilhar
O Crepúsculo Sertanejo Ler livro

"O Crepúsculo Sertanejo", escrito por Castro Alves, é o exemplo mais completo de poesia na natureza. Tudo parece viver nesse poema, deixando para trás a ideia de natureza morta. De uma beleza exuberante, um poema que deve ser lido por todos!


Copiar
Compartilhar
 
A Canoa Fantástica Ler livro

"A Canoa Fantástica": nesse poema de Castro Alves, o eu-lírico vê uma canoa descendo o rio e não sabe o que ela faz ali solitária, até avistar alguém dentro dela. Um cadáver de uma mulher.


Copiar
Compartilhar
As duas flores Ler livro

No poema "As Duas Flores" de Castro Alves, o eu-lírico desejava, tal qual as duas flores inseparáveis do mesmo roseiral, viver assim com seu grande amor, unidos para sempre.


Copiar
Compartilhar
A Senzala Ler livro

No poema "A Senzala" de Castro Alves, o eu-lírico tenta retratar, em belos versos, a casinha onde a escrava Maria vivia, tão pequena, bela e singela, e onde os passarinhos brincavam.


Copiar
Compartilhar
A Tarde Ler livro

No poema "A Tarde", Castro Alves contempla a hora meiga que vem a ser a tarde e todas as coisas mágicas e encantadoras que nela acontece.


Copiar
Compartilhar
Anjo Ler livro

"Anjo" é um poema de Castro Alves em que o eu-lírico tenta, de todas as formas, fazer um amigo desistir de uma vingança, explicando-lhe que o crime não vale a pena.


Copiar
Compartilhar
As Duas Ilhas Ler livro

"As Duas Ilhas", escrito pelo grande poeta Castro Alves, conta sobre duas ilhas, dois rochedos além do mar, com formas humanas, que atraem a atenção de muita gente.


Copiar
Compartilhar
O Coração Ler livro

O coração, escrito por Castro Alves, é um poema onde ele expressa a doçura do amor.


Copiar
Compartilhar
fechar