Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Reflexões de Pedro Paulo Lanetzki

Casado, formado em engenharia e especializado em desenvolvimento de sistemas informatizados de simulação matemática, Pedro Paulo Lanetzki é o novo colunista que está integrando nosso site. Seus 74 anos só comprovam aquilo que nós ouvimos desde sempre, desde pequenos: as pessoas realmente acumulam conhecimento com a idade. Uma vida toda vivida guarda o grande presente da sabedoria que todos nós buscamos, e hoje podemos nos agraciar com suas reflexões e absorver o que pudermos com suas mensagens. Se você busca um pouco de luz no seu dia, mergulhe nas palavras desse pensador e revitalize-se com o reflexo do amadurecimento!

A evolução do espírito e a ampliação do conhecimento 2 Pedro Paulo Lanetzki

Existe um continuísmo em tudo: nada se cria, tudo evolui.

Nós, humanos, nos preservamos no espírito em termos de conhecimentos adquiridos e podemos voltar agregando experiências adquiridas no mesmo campo de ação de passagens anteriores ou iniciar em novos campos e em retornos futuros, voltar a agregar nestes, embora tenhamos vivências em outros.

Tudo é uma eterna evolução; só que em um novo retorno, podemos entrar na última "sala de aula" que estivemos ou em uma nova "sala", que eventualmente podíamos ter estado há um bom tempo ou, então, estarmos entrando nessa pela primeira vez.

Se você pensar bem, essa forma de raciocínio se aplica a tudo o que existe, quer no mundo material ou nos outros planos existenciais.


Copiar
Compartilhar
Quanto tempo faz que você não tira um tempo para refletir sobre a vida? Aproveite essa linda seleção de músicas e pense um pouco sobre você!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
A religião e a espiritualidade Pedro Paulo Lanetzki

Nada se cria e nada se destrói; tudo se transforma... É o que pode ser chamado de Lei do Continuísmo.

Quando para aqui viemos, foi nos dada uma roupagem. Quando daqui saímos, deixamos aqui o que um dia nos foi dado e continuamos a nossa jornada pelas várias moradas que Ele criou; nada impede que um dia voltemos a essa morada, porém é certo que não nos será dada a mesma roupagem de outras vindas, mas uma outra, totalmente diferente das anteriores.

Um mesmo modelo de carro pode ter seu exterior pintado de várias cores diferentes, mas indubitavelmente seu interior será o mesmo, variando tão somente no número de rotações dadas pelo motor de cada um deles. Assim somos nós: nossos interiores também variam; alguns com mais conhecimentos, outros nem tanto, mas todos o temos.

Dizem que uma dada senhora tem uma boa mão para plantar, mas não é nada disso; é a troca de energia entre ela e suas plantas, que revitalizam ambas as partes.

O Continuísmo é observado em tudo que Ele criou: assim é conosco, com os animais, com as plantas, com aquilo que julgamos não ter vida, como a terra, a rocha, a água e assim por diante. Tudo tem seu interior, uns mais evoluídos, outros menos. O tudo e o todo estão sob uma mesma estrutura atômica, em todo o Universo.

Há pouco escutei que um grupo de cientistas. Disseram que, visto a constante expansão do Universo, este acabaria por desaparecer... completo engano! Não haverá sua morte, mas sim sua transformação, que não imaginamos qual seja.

Tudo é muito amplo, mas tudo é muito simples. Nós é que o deixamos complicado e incompreensível.


Copiar
Compartilhar
Em busca da felicidade Pedro Paulo Lanetzki Mulher em um campo com os braços abertos, olhando para o céu

Felicidade, passei tanto tempo te procurando...

Não sabia onde estavas, olhava para o infinito, não te via...

E pensava comigo mesmo: será que tu existes?

Não me contentava na busca e prosseguia ...

Tentava te encontrar nas religiões e nos templos e também não estavas...

Te busquei por meio de sacerdotes e pastores, também não te encontrei...

Senti-me só, vazio, desesperado e descri, e na descrença te ofendi...

Na ofensa, tropecei, e no tropeço caí...

E na queda senti-me fraco; fraco procurei socorro...

No socorro encontrei amigos, nos amigos encontrei carinho...

E no carinho vi nascer o amor...

Com amor vi um mundo novo...

E no mundo novo resolvi viver...

O que recebi, resolvi doar...

Doando alguma coisa, muito recebi...

E recebendo, senti-me feliz...

E ao ser feliz encontrei a paz, e tendo paz foi que enxerguei

Que dentro de mim que tu estavas.


Copiar
Compartilhar
Amor, divina emanação de nosso interior Pedro Paulo Lanetzki

Amor, uma das emanações mais profundas de nosso interior,

Ele não pede para nascer; quando nos damos conta, ele já aconteceu.

O amor correspondido é maravilhoso, embora não o deixe de ser; se não o é,

O verdadeiro amor nunca morre, mesmo sendo um amor impossível.

Ele fica em estado latente em nosso interior e, quem sabe, depois de muitas idas e vindas, um belo dia acontece!

Mergulhe em poesias de grandes autores sobre o amor
Copiar
Compartilhar
O equilíbrio universal Pedro Paulo Lanetzki

Àqueles que um dia conheci, aos que conheço e àqueles que não tive o prazer de encontrá-los, fica aqui uma pequena mensagem de amor e valorização ao nosso semelhante.

Independentemente de qualquer segmentação religiosa, em todas elas, indistintamente, encontrar-se-ão as figuras do bem e do mal.

Não se trata de algo gerado pela mente humana; é fruto do magnífico trabalho do Criador, obedecendo, dentre outras, as leis do relativismo e do equilíbrio universal.

Não existiria o branco se não existisse o preto; o mesmo se dá com o alto e o baixo, o perto e o distante; Assim é em tudo que existe, palpável ou não aos nossos sentidos.

Ele nos deixou o "livre-arbítrio", e a nós caberá a opção da escolha, do que julgarmos melhor e praticá-lo, não esquecendo, porém, a existência da lei do retorno, que é o fruto que colheremos a partir daquilo que foi por nós semeado.


Copiar
Compartilhar
Amigos Pedro Paulo Lanetzki Amigos sentados de costa na beira de uma montanha, dando risada

Amigos, palavra que se escuta inúmeras vezes ao longo do dia.

As palavras hoje são pronunciadas simplesmente pelo fato de serem articuladas; não levam maiores sentimentos agregados.

Amigo é algo muito profundo; é aquilo que, na verdade, faz parte da nossa vida; é algo que nos alegra só pelo fato de estar ao nosso lado; é algo que faz despertar em nosso íntimo a grandiosidade do nosso ser e de tudo o que nos cerca.

Amigos de verdade são muito poucos, infelizmente; se você for sincero consigo mesmo, eles não ultrapassarão os dedos de suas mãos; se ultrapassarem, você é alguém privilegiado.

Tudo isso para te dizer que nunca é tarde par as pessoas se encontrarem e conhecerem; às vezes, um lampejo de luz tem muito mais conteúdo do que toda uma existência.

Por tudo isso, eu os vos considero meus amigos. Dito com muito amor, e com esse mesmo amor, desejo que convivam com aqueles que estão próximos e com aqueles que estão por vir.

Lembrem-se de que a eternidade é implacável. Ela não retroage no tempo. Cada segundo que passa nunca mais volta. Viva-os intensamente, como se fosse o último de sua vida.

Feliz semana, amigos, e que novos amigos aconteçam!


Copiar
Compartilhar
 
Se aconteceu... Pedro Paulo Lanetzki

O verdadeiro amor acontece quando dois corpos têm interiores com afinidades muito próximas umas das outras.

É quando não é necessário olhar para ver, tocar para sentir, falar para escutar, ouvir para entender...


Copiar
Compartilhar
Movimentação eterna Pedro Paulo Lanetzki

Quer seja um “ser” com “vida” ou “sem vida”, todos eles estão em constante movimentação, movimentação necessária e imprescindível para o equilíbrio de todo o Universo.

Esta movimentação é a somatização de incontáveis movimentações secundárias envolvendo cada um dos participantes desse imenso cenário.

Cada um deles precisa rotacionar e transladar a velocidades bem definidas, exigindo, para tal, energia em suas quantidades certas.

A questão que se coloca é de onde vem essa constante energia, que, se corretamente dosada, sem a qual, já há muito, o Universo não mais existiria.

Muito se fala na energia que gerou o Universo, porém nada se comenta daquela necessária para sua manutenção.


Copiar
Compartilhar
Reminiscências do passado Pedro Paulo Lanetzki Homem velho sentado olhando fotografias espalhadas em uma mesa

Relembrar o passado não é sofrer duas vezes, como diz um dito popular.

O conhecimento não é só adquirido nas passagens boas, mas também naquelas menos agradáveis. Tudo isso vai enriquecendo nossa bagagem evolutiva.

Um dia daqui partiremos, mas levaremos o que aqui aprendemos e que vai se somar ao que já possuíamos, se nos for dada a graça de um dia para aqui retornarmos.

Tudo é uma constante; do menor ao imensamente grande;

ambos fogem a nossa concepção de espaço; é assim o processo evolutivo universal do qual fazemos parte.


Copiar
Compartilhar
Até nos encontrarmos novamente Pedro Paulo Lanetzki

Quantas vezes não perseguimos objetivos em nossas caminhadas ao longo de nossas vidas, aos quais damos e colocamos tudo o que temos para alcançá-los, mas, pelos mais variados motivos, não conseguimos conquistá-los.

Fracassamos?

Não, não fracassamos. Simplesmente não era para ser nosso.

Perdemos tempo?

Não, não perdemos tempo! Ganhamos experiência, evoluímos em nosso saber e devemos agradecer à oportunidade que nos foi dada, pois a tristeza que hoje toma conta do nosso ser, muitas vezes nos deixando com o rosto enterrado no chão, será amanhã o tônico que nos ajudará a levantar, banhar o nosso interior e impulsionar o nosso ser pela longa caminhada que temos ainda pela frente.

Apoie-se nesses ensinamentos para se encontrar novamente
Copiar
Compartilhar
Só existe reciprocidade, enquanto a dação se fizer Pedro Paulo Lanetzki

Na qualidade de energia condensada, tem-se tão somente duas maneiras de trocar energia.

A primeira delas é de forma isolada, com o nosso interior; dependendo do que acontece com o nosso "derredor" e do nosso "pensar", pode-se elevar ou abaixar o nosso astral.

A segunda delas é de forma coletiva com o nosso exterior:

- ao se receber uma carga positiva, somatiza-se, se estivermos em "alta"; se estivermos em "baixa", reduz-se a carga interna, e

- ao se receber uma carga negativa, somatiza-se, se estivermos em "baixa"; se estivermos em "alta", reduz-se a carga interna.

Mantenha-se em permanente estado de alerta, policie-se e viva feliz, irradiando paz, fraternidade e bondade.


Copiar
Compartilhar
Momentos de reflexão Pedro Paulo Lanetzki Silhueta de mulher olhando pela janela pensativa

A perpetuação da energia e da matéria é ditada por nada se criar, nada se destruir e tudo se transformar.

O combustível, ao se queimar, movimenta o veículo, realizando trabalho; o gás carbônico gerado é assimilado pelos vegetais e acaba se transformando em alimentos para os animais; estes são, por sua vez, sustentáculos para outros participantes do ecossistema; assim, os ciclos não têm fim; tudo gira pela sua perpetuação; nada passa incólume a esses princípios.

As perguntas nuas e cruas que ficam, independentes de todos os dogmas existentes, são questionamentos do princípio; houve um princípio? Do nada se fez tudo?

Outro questionamento é o do fim; existirá o fim? Tudo deixará de existir?

Esses princípios serão perpetuados ao longo do tempo, para todo o Universo?

Existe uma razão de tudo isso existir e a presença do Criador preenche essa razão, mas isso não se satisfaz para o nosso parco conhecimento; deduz-se, então, que muito teremos que aprender, se é que um dia nos será dada essa graça.


Copiar
Compartilhar
De muito longe Pedro Paulo Lanetzki

Já há alguns meses senti que este dia estava chegando, ..., sempre é muito triste, ..., nós, carnais, não estamos preparados para esta transição, ..., mas ele cumpriu senão com toda, mas com grande parte de sua missão quando para aqui retornou, .., mas tenha uma certeza, ..., partiu muito mais leve do que quando aqui chegou.

Não deixe a tristeza envolver seu coração, procure se alegrar, na certeza de que ele está bem, .., e um dia, ..., lá estará ele, ..., sorrindo, para recebê-la.

Oriente seus pensamentos neste sentido, ..., não são palavras de alento ou consolo, ..., é o eterno ir e vir, ..., para a evolução do espírito e a ampliação de nosso conhecimento.

Enxugue as lágrimas e sorria, ..., ele já cumpriu sua missão nessa passagem, ..., o sofrimento nos engrandece, ..., não só para aqueles que foram, ..., mas principalmente para aqueles que ficaram.

Sim, ..., vai ficar um vazio, ..., mas com o tempo, preencha-o com muito amor e ternura.


Copiar
Compartilhar
Talvez... Pedro Paulo Lanetzki

Independentemente da religião pela qual cada um de nós venha a optar, é no nosso íntimo que está o bem maior que “alguém” nos presenteou; é só uma questão de criar condições em nós mesmos, de fazer desabrochar.

O bem e o bom não têm extensão; ama-se o desconhecido, independentemente de raça, cor, sexo e religião.

O verdadeiro praticante do bem e do bom é, muitas vezes, estranho à nossa concepção de viver; os reveses encontrados devem ser absorvidos como aprendizado.

Respeite o próximo, independentemente da sua religião!
Copiar
Compartilhar
O andarilho do bem Pedro Paulo Lanetzki Pés de uma pessoa caminhando no parque sobre caminho de madeira

Lá vai ele, trouxinha nas costas, caminhando pela estrada da vida,

levando o bem e o bom a quem necessita, sem esperar por qualquer retorno.

Após uma curva depara com um homem deitado a beira do caminho,

aproxima-se, agacha-se e o questiona; nota que este está fraco,

muito fraco, e precisa de cuidados.

Durante dias seguidos, cuida de sua saúde, provendo-lhe água,

alimentando-o e fornecendo-lhe melhores condições de abrigo.

Aos poucos, esse vai melhorando, auxilia-o nos primeiros passos,

escuta-o naquilo que lhe aflige, aconselha-o no que julga sensato;

logo esse apresenta condições de trilhar seu próprio destino.

Já é hora de partir, despede-se fraternalmente, trouxinha nas

costas, lá vai ele de novo pela estrada da vida, dando continuidade

à sua missão.


Copiar
Compartilhar
A despedida Pedro Paulo Lanetzki

Mensagem deixada por alguém que se encontrava muito enferma, um pouco antes de partir.

É alguém especial?

Sim e alguém muito especial!

Mas certamente são poucos os iguais a ele?

Não,..., não são, ..., iguais a ele, somos todos nós.

E o que precisamos fazer para chegar a este estágio?

É só deixar revelar, em toda a sua amplitude, o nosso interior e nos despojarmos de tudo o que impede que nossa luz interna seja nosso guia.

Não se exige muito, exige-se,96 sim, que demos vida a nossa verdadeira essência de viver; ninguém nos ensinou o que é ela, ..., não é necessário, ela faz parte do tudo e do todo.


Copiar
Compartilhar
Recomeçar Pedro Paulo Lanetzki Duas mulheres juntas e sorrindo, enquanto a mulher da esquerda está com a cabeça apoiada no ombro da mulher na direita

Não existe fim, o que existem são recomeços, ..., estes normalmente não ocorrem sem deixar algumas marcas, ..., é sair de um estado no qual se fazem presentes situações que se foram degradando ao longo do tempo, ..., a ponto de pender o fiel da balança para a necessidade de mudar.

Embora possam passar despercebidos, os recomeços ocorrem constantemente ao longo de nossas vidas, ..., às vezes são tão pequenos que nem são notados, ..., outras vezes são percebidos, mas passam como se não tivessem ocorrido.

Outros já são mais intensos, ..., mas cabe a nós sermos suficientemente fortes e não nos constrangermos a aceitar a mão amiga ou a encostar a cabeça no ombro amigo e deixar correr as lágrimas que estão lavando o que não ficou de bom em nosso coração.

É com muito carinho que ofereço a você minhas mãos e ombros, se precisar; de alguém que lhe quer muito bem, ..., de verdade.


Copiar
Compartilhar
Caridade Pedro Paulo Lanetzki

A verdadeira caridade não tem nome.

Ela é anônima.

Ela é a suprema emanação de nosso interior, ...,

o ápice da dação e do amor.

Quem a recebeu nunca saberá quem a praticou.

Quem a praticou nunca saberá a quem foi enviada.

Reflita sobre o poder e o significado da caridade
Copiar
Compartilhar
A terra espera a sua semente Pedro Paulo Lanetzki Pessoa regando com as mãos a mudinha de uma planta

Não se vá antes de plantar a semente do amor, ..., onde está?, ..., está em seu interior.

Faça-a germinar, ..., aos poucos ela será uma bela árvore, ..., robusta, frondosa, linda, emanando a energia da felicidade, ..., acolhendo todos com sua sombra refrescante e dando seus frutos, ..., a fraternidade, a alegria, a caridade, a ternura e tantos outros mais.

Seguindo a evolução, com o tempo envelhecerá e, por fim, nos deixará. Daquela única semente que se originou, ..., terá, então, deixado muitas e muitas mais no interior daqueles que aqui ficaram; só resta a esses plantá-las.


Copiar
Compartilhar
Vibrando amor Pedro Paulo Lanetzki

- João e Maria amam-se apaixonadamente, gostos comuns, impressão de conhecerem-se há muito tempo;

- Cida sente um prazer enorme de cuidar de plantas; tem verdadeira adoração por antúrios;

- Betânia e Helenice são duas irmãs gêmeas; a primeira gosta da cor azul, já a segunda tem predileção pelo amarelo;

- Antônio é um colecionador de pedras, mas sua admiração é pelas de quartzo;

- Manoel é marceneiro de "mão cheia", tem um carinho muito grande quando trabalha com a madeira ipê.

Esses são alguns casos nos quais ocorre uma atração entre os corpos.

O amor se encontra presente em cada partícula do Universo, ..., obra suprema do Criador, ..., cada tipo de partícula tem suas características próprias de emanação e recebimento de energia.

O verdadeiro amor se manifesta quando ocorrem emanação e recebimento de energia na mesma freqüência e amplitude, estando esta última em situação oposta entre cada uma das partículas, o que mantém um perfeito equilíbrio entre essas, dando origem inicialmente à empatia e, por fim, ao amor.

Expresse o sentimento mais puro que há: o amor!
Copiar
Compartilhar
fechar